Pular para o conteúdo

Como formatar iPhone? Veja o passo a passo seguro!

como formatar iphone

Você que vai trocar de aparelho e, dessa forma, desfazer-se do seu antigo, sabia que é necessário sempre apagar todos os seus dados? Esse procedimento é feito para dar a segurança de saber que a próxima pessoa que utilizar seu celular não terá acesso aos dados do seu banco ou redes sociais, por exemplo. Mas como formatar iPhone?

Neste post vamos ensinar os usuários do iPhone a fazerem a formatação de seu aparelho, além do backup do telefone para salvar todos os dados que importam, como arquivos de imagens, vídeos e áudio.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, acompanhe!

Leia também: IPhone sem carregador? Veja como será a tecnologia

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que significa formatar iPhone

Formatar iPhone significa restaurar as configurações de fábrica do aparelho. É como se você recebesse seu iPhone novinho, ainda na caixa. Ele estará zerado e, dessa forma, precisará ser totalmente configurado. Do mesmo modo, você terá que baixar os aplicativos e inserir novamente suas senhas.

É assim que queremos que o aparelho fique quando fazemos a formatação. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha acesso ao celular, será como se estivesse recebendo um telefone novo e zerado, pronto para ser novamente configurado.

Usuários de iPhone tem por hábito venderem seus aparelhos usados quando adquirem um novo. Isso acontece porque o iPhone sempre é de alguma maneira valorizado, sendo fácil sua revenda. É claro que ele precisa estar em bom estado de conservação, com boa bateria, sem riscos ou trincas.

Configuração do zero

Quando fazemos a restauração de fábrica, todos os dados são deletados e permitem que o novo dono possa configurar do seu jeito.

No entanto, também existem aquelas pessoas que estão com algum problema com seu aparelho. Se ele está constantemente travando ou muito lento, por exemplo. Às vezes, formatá-lo pode ser uma boa saída para resolver esses problemas.

Por conta disso, vamos falar mais na frente da importância de fazer um backup antes da formatação, para que seus dados não sejam perdidos.

Leia também: Saiba aqui se comprar iPhone 7 vale a pena

Como formatar iPhone

Se você quer aprender como formatar iPhone, vamos te passar uma série de dicas.
Mas, em primeiro lugar, se você tem um Apple Watch que esteja emparelhado no seu iPhone, o primeiro passo para sua formatação é desassociar o relógio do telefone.

No entanto, também existem aquelas pessoas que estão com algum problema com seu aparelho. Se ele está constantemente travando ou muito lento, por exemplo. Às vezes, formatá-lo pode ser uma boa saída para resolver esses problemas.

Dessa forma, ele realizará o backup e estará pronto para manter seus dados atualizados quando você for associá-lo novamente a um novo aparelho.
Para desassociar o Apple Watch do seu iPhone, siga os passos abaixo:
  1. Abra o aplicativo Watch no seu celular;
  2. No canto superior esquerdo clique em “Todos os Relógios” em laranja;
  3. Escolha o relógio que você deseja desemparelhar e clique no botão “i” em laranja;
  4. Clique em “Desemparelhar Apple Watch”;
  5. Insira seu ID Apple e sua senha;
  6. O Apple Watch fará um último backup do seu iPhone e, em seguida, vai se desassociar do iPhone.

A importância do backup

Como já tínhamos mencionado, é de extrema importância realizar o backup do seu telefone antes de fazer sua formatação. Dessa maneira, você vai conseguir manter todos os seus contatos, conversas, aplicativos e tudo mais que o seu iPhone armazena para utilizar no próximo aparelho.

Para que seu backup não ocupe muito espaço, o ideal é selecionar aquilo que você quer salvar. Números de contato, fotos, senhas, podem ser interessante, mas aqueles lembretes, livros ou dados de algum aplicativo que você mal usa, podem ser desnecessários e ocupar espaço de algo que você realmente precisa salvar.

Outra situação que também não custa fazer antes de formatar seu iPhone é deslogar das redes sociais. Dessa forma, vá até as redes sociais que você utiliza no seu telefone e desassocie sua conta delas.

Para fazer o backup, você pode optar por algumas maneiras:

Leia também: Conheça o jeito mais fácil de transferir dados do iPhone

Backup pelo iCloud

Antes de fazer o backup do seu iPhone pelo iCloud, você precisa estar conectado em uma rede WiFi. Dessa maneira, basta seguir os passos:

  1. Acesse o aplicativo “Ajustes” do seu iPhone;
  2. Clique no seu nome na parte superior da tela;
  3. Role a tela para baixo e clique no seu iPhone;
  4. Clique em “Backup do iCloud”;
  5. Toque em “Fazer Backup Agora”.

É necessário estar conectado à rede WiFi até a finalização do Backup

Além disso, se você deseja que o seu telefone faça backup automático com o iCloud, basta seguir os passos:

  1. Acesse o aplicativo “Ajustes” do seu iPhone;
  2. Clique no seu nome na parte superior da tela;
  3. Role a tela para baixo e clique no seu iPhone;
  4. Clique em “Backup do iCloud”;
  5. Clique na chave que liga o “Backup do iCloud”, dessa forma o seu iPhone vai criar automaticamente um backup dos dados quando seu telefone estiver conectado à alimentação, bloqueado e dentro de uma rede de WiFi.

Assim, você garante que estará sempre em dia com seus backups. No entanto, é necessário salientar que o iCloud libera gratuitamente 5 GB de armazenamento para todos os usuários do sistema iOS. Se você precisar de mais espaço, precisará adquirir um plano de backup.

Você tem opções a partir de 50 GB, pelo valor mensal de $ 0.99. Se quiser saber mais sobre esses valores, vá até o site da Apple.

Backup pelo computador

Para fazer o backup do seu iPhone diretamente pelo computador, siga os seguintes passos:

  1. Conecte o iPhone no seu computador através do cabo USB;
  2. Se seu computador é um Mac e você já estiver utilizando o macOS Catalina 10.15, abra o “Finder”. Se for um PC ou um Mac executando outro sistema operacional anterior, abra o “iTunes”;
  3. Insira seu código de acesso ou clique em “Sim” se aparecer um alerta “Confiar Neste Computador”;
  4. Siga as etapas que forem aparecendo na tela após esses comandos;
  5. Localize o iPhone no seu computador;
  6. Para salvar dados de Saúde e Atividade, você precisa criptografar o backup, para isso marque em “Criptografar backup do iPhone”. Para isso você vai precisar criar uma senha. Lembre-se dela, pois no futuro você não poderá recuperar o backup se não lembrá-la;
  7. Se não for esse o seu caso, você pode criar um backup não criptografado. Dessa forma, clique em “Fazer Backup Agora” e pronto.

Leia também: Saiba aqui como funciona o Face ID Iphone

Saiba os passos de como formatar iPhone

Agora que você já desassociou seu Apple Watch e já fez todos os backups necessários, é a hora de colocar a mão na massa e fazer a formatação do seu iPhone.

Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o aplicativo “Ajustes” do seu iPhone;
  2. Clique no seu nome na parte superior da tela;
  3. Role a tela para baixo e clique no seu iPhone. Nessa tela estarão todas as informações sobre seu telefonem como modelo, versão do software, número de série e IMEI;
  4. Clique em “Buscar iPhone“;
  5. Desabilite a função “Buscar iPhone”, digite sua senha e confirme em “Desativar”. Dessa forma seu iPhone passa a não estar mais vinculado na sua conta;
  6. Volte para a tela principal dos Ajustes e clique em “Geral”;
  7. Role a tela para baixo e clique na penúltima opção, chamada “Redefinir”;
  8. Clique em “Apagar Conteúdo e Ajustes”;
  9. Sua senha será solicitada e você precisará confirmar duas vezes que realmente deseja apagar seu telefone. Em alguns minutos o processos estará concluído e na tela do seu iPhone aparecerá as solicitações de nova configuração, como em um iPhone recém comprado.

É importante saber que se você não lembra do seu código de acesso, não vai conseguir apagar seu iPhone.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: O que a Apple promete para o iPhone em 2020

E você, alguma vez já formatou seu iPhone? Pois saiba que é extremamente importante apagar seus dados para que outras pessoas não tenham acesso. Além disso, lembre-se também de retirar seu chip! Afinal de conta, muito pode ter sido armazenado dentro dele também.

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *