Pular para o conteúdo

Aplicativo de organização: 6 opções para trabalho e vida pessoal

aplicativo de organização

Seja no trabalho ou na vida pessoal, para ter sucesso precisamos de organização. Organizar nos deixa mais tranquilo, mais agilizados e nossa vida fica mais fluída. E por que não aproveitar a tecnologia e aliar ao dia a dia utilizando um aplicativo de organização?

Assim como há apps para tudo, como para ler livros, por exemplo, são inúmeras as opções de aplicativos para ajudar na organização diária, para os mais variados gostos e necessidades.

Nesse post separamos 6 indicações para que você possa utilizá-los tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Conheça agora! Uma boa internet no seu celular também é fundamental para manter o acesso e a ordem em tudo. Aproveite para conferir os planos da Claro ou da TIM.

Leia também: Conheça 10 aplicativos top para organizar a rotina

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é um aplicativo de organização

Um aplicativo de organização é uma ferramenta digital que pode ser usada tanto online quanto offline, onde você insere suas tarefas e agenda e ele organiza para você. Pode ter outras funcionalidades, como enviar alertas, sincronização com outros aplicativos, entre outras funções.

Quem nunca procurou um aplicativo de organização? Provavelmente só aquelas pessoas que não tem por hábito utilizar a tecnologia e ainda preferem a boa e velha agenda de papel. Agora, se esse não é o seu caso, eles podem realmente ser muito úteis.

Ainda mais se você é multitarefa: trabalha, estuda, namora, faz academia, tem filhos, entre outros. Ou ainda, se não faz tudo isso mas sua profissão exige muita disciplina. Seja qual for a sua situação, um aplicativo de organização sempre pode ajudar.

Leia também: Aplicativos de exercício físico: qual escolher?

Como um aplicativo de organização pode ajudar na sua rotina

Com um aplicativo de organização você não vai precisar ficar se preocupando se esqueceu de algum compromisso ou de alguma atividade. Isso porque ele vai estar sempre ali lembrando. Ele vai contribuir para que você execute suas atividades, verifique sua disponibilidade, lembre de aniversários, entre outros.

No entanto, é preciso entender que o aplicativo não é mágico, ou seja, ele não vai adivinhar suas tarefas. Ele precisa ser constantemente alimentado e, principalmente, constantemente consultado!

Quer conhecer algumas opções de aplicativos? Segue a nossa lista de indicações.

Aplicativo de organização: 6 opções para você

1. Google Agenda

Provavelmente o mais conhecido dos aplicativos de organização, muita gente tem acesso fácil ao Google Agenda. Isso porque todos que tem uma conta no Gmail, possuem acesso no canto superior direito da tela da sua caixa de entrada. Em 2018 já eram mais de 1,5 bilhões de usuários ativos no Gmail, ou seja, todos eles já tinham acesso imediato à Agenda.

No Google Agenda você tem a opção de marcar todos os seus compromissos, definindo categorias, cores, adicionando endereço, repetições, convidando pessoas para participar e até adicionar videoconferência.

E o compartilhamento com outras pessoas não se restringe a compromissos, é possível também compartilhar uma agenda inteira ou visualizar a de outras pessoas para juntar à sua.

Além disso, é possível também adicionar lembretes e sincronizar seus compromissos agendados em outras plataformas com o Google Agenda.

Você pode usar essa ferramenta no computador, através do e-mail do Gmail, ou baixar o app tanto para o sistema Android quanto iOS.

Leia também: Aplicativos para aprender idiomas: 5 opções para experimentar

2. Microsoft To Do

Esse aplicativo de organização criado pela Microsoft em 2017 já com a intenção de substituir o famoso Wunderlist, cumpriu sua missão no ano de 2020.

Com o Microsoft To Do você pode fazer listas e compartilhá-las com outras pessoas, criar códigos coloridos para as listas, definir lembretes, datas de vencimento e tarefas gerenciáveis. Além disso, pode anexar arquivos de até 25 MB a qualquer uma das tarefas.

A interface é muito parecida à do irmão Wunderlist e tudo também pode ser sincronizado com outros dispositivos e com seu e-mail do Outlook.

O app tem uma ferramenta que se chama “Meu dia”, nela você faz o seu planejamento diário e vai dando check nas tarefas finalizadas. Já na aba “Planejado”, você faz a lista de tarefas futuras, sendo que elas podem ser separadas por dia como “hoje” e “amanhã”.

Além disso, as listas podem ser separadas por categorias, como “casa”, “trabalho”, entre outras. Pode ser baixado não apenas para o sistema Android, como também para o iOS.

3. Google Keep

Mais um aplicativo de organização da Google, o Google Keep serve para registrar atividades, ideias, lembretes ou insights. Você pode salvar essas informações em texto, áudio, foto ou vídeo.

Dessa maneira, ele não é um aplicativo do tipo agenda, mas sim uma ferramenta para organizar pensamentos e ideias. Dessa forma, você usa quando precisa anotar rapidamente alguma informação e não sabe onde.

Sua interface é descomplicada, minimalista e pode ser personalizada. Tem um botão para cada tipo de nota e você também pode enviar lembretes para as redes sociais. Além disso, ainda tem integração com o Google Docs.

Baixe para os sistemas operacionais Android e iOS.

4. Todoist

Seguindo a mesma linha do Microsoft To Do, o Todoist é um aplicativo de organização que permite transformar tarefas em listas.

Pode ser conectar com o Google Agenda e tem geolocalização, ou seja, você vai receber notificações para compromissos quando estiver próximo ao local. Além disso, tem extensão para os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, podendo ser utilizado também via web.

Já são mais de 25 milhões de pessoas usando esse app e ele tem boas notas tanto na Google Play, quanto na App Store, onde você pode baixar para seu celular.

Assim como o Google Keep, você também pode capturar e organizar suas ideias, lembrar de prazos e datas de vencimento. Também pode estabelecer prioridades, além de ser sincronizável tanto com o seu smartwatch quanto com seu Apple Watch.

5. HabitBull

O HabitBull é um rastreador de hábitos. Em outras palavras, você monitora tudo aquilo que você faz nos seus dias, podendo se dar conta do que não é útil e que pode ser abandonado.

Dessa forma, você precisa registrar todos os seus hábitos e a frequência que você faz cada uma das atividades. Então o app vai criar gráficos que vão te mostrar quanto tempo você “perde” com cada um desses hábitos.

Ideal para quem quer mudar algum comportamento, como beber mais água ou parar de roer unhas, o HabitBull registra suas metas e atualiza você com suas conquistas. Sendo assim, você organiza sua rotina e elimina tarefas que só fazem você perder tempo e foco das coisas importantes.

Pode ser baixado tanto para quem tem celular Android, quanto para quem tem iPhone, no entanto, só está disponível ainda em inglês, por mais que a navegação seja bem intuitiva.

Leia também: Idosos e tecnologia: pandemia acelerou a inclusão digital

6. Forest

Forest é um aplicativo de organização para quem deseja se concentrar e manter o foco. Ele nada mais é que um cronômetro gamificado, onde o usuário deve plantar uma árvore por um tempo determinado.

Enquanto o cronômetro roda, você não pode sair do aplicativo para fazer outras atividades, como entrar nas redes sociais, por exemplo. Se você faz isso, a árvore morre e você terá que recomeçar seu cultivo do início.

Cada uma das atividades que exigem foco, terá uma árvore para ser cultivada. Dessa forma, o objetivo do app é montar uma floresta. Dessa forma, além de crescer sua floresta, você elimina hábitos desnecessários e consegue manter sua concentração e atividades por mais tempo, aumentando sua produtividade.

Segundo o site, já foram plantadas 908.100 árvores virtuais pelos usuários até agora, sendo que eles são parceiros de uma organização de plantação de árvores real chamada Trees for the Future, ou Árvores para o Futuro.

Ao passo que, o app doa para a organização as moedas virtuais que os usuários ganham quando plantam uma árvore para que uma árvore real seja plantada.

Está disponível tanto para Android quanto para iOS.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Down Dog: conheça o app de exercícios e fique em forma

Aplicativo de organização: qual o seu preferido?

Agora que você já conhece todas essas opções de aplicativos de organização, conta pra gente qual se adequou mais às necessidades do seu dia-a-dia!

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *