Pular para o conteúdo

Conheça o To Do, app substituto do Wunderlist

Wunderlist

O aplicativo Wunderlist vai ser encerrado pela Microsoft. A empresa anunciou recentemente que não vai mais atualizar o software para dar prioridade ao To Do, uma plataforma própria e semelhante, que também funciona como um organizador pessoal. 

O To Do é mais uma opção entre os aplicativos de produtividade disponíveis nas lojas digitais. Neste artigo você vai entender o que foi o Wunderlist e como o novo software da Microsoft funciona. Ao final da publicação você relembra algumas indicações de aplicativos de produtividade.

Além disso, se você costuma utilizar apps para facilitar a sua vida, clique aqui e confira também o nosso e-book sobre como economizar com a ajuda de aplicativos. São dicas de softwares de planejamento de viagens, controle de gastos de casa, clubes de vantagens e muito mais.

Leia mais: Conheça os 10 melhores celulares até R$ 1.500

O Wunderlist

O Wunderlist foi comprado pela Microsoft em 2015 por um valor entre 100 mil e 200 mil dólares, segundo informações do site The Verge. O aplicativo foi adotado por muitos usuários, chegando a 26 milhões de downloads ao redor do mundo entre o início de 2014 e o final de 2019.

Após rumores do seu fim, a empresa americana confirmou que o encerramento do Wunderlist está marcado para o dia 6 de maio de 2020. Em setembro de 2019, o fundador do app, Christian Reber, chegou a pedir pelo Twitter para comprar o aplicativo de volta da Microsoft.

Em seu site, a Microsoft afirma que “planejou a transição para se concentrar em construir um aplicativo mais seguro e integrado, que ajudasse o usuário a concluir suas tarefas de uma forma mais inteligente”. 

“Nós paramos de lançar novas funções e atualizações para o Wunderlist, então quanto mais o aplicativo envelhece, mais ele se torna difícil de manter. Conforme a tecnologia avança, não podemos garantir que o Wunderlist funcione para sempre como deveria ou como gostaríamos. Com nossas atualizações mais recentes, estamos confiantes que o To Do é a melhor alternativa. Queremos dedicar nosso tempo a construir uma experiência que vai transformar como você alcança seus objetivos e sonhos”.

O To Do

O sucessor do Wunderlist mantém as suas principais funções: grupos em lista, passo a passo, checklists, subtarefas, arquivos anexados e compartilhamento de atividades. A Microsoft define o aplicativo como ideal para quem deseja “aumentar sua produtividade, diminuir os níveis de estresse ou apenas reservar algum tempo para pensar. O Microsoft To Do facilita o planejamento do seu dia e o gerenciamento da sua vida”. 

Um diferencial interessante adicionado ao To Do é a função batizada de “My Day”. A novidade é um tipo de planejamento diário que te ajuda a evitar a sobrecarga da visualização de muitos prazos, focando no que você pode e deseja cumprir naquele dia. No dia seguinte o cartão é zerado e você recomeça tudo numa espécie de ritual matinal de planejamento.

O To Do traz também um novo design com listas codificadas com cores, temas personalizáveis e um elegante e econômico modo noturno. O software permite ainda separar suas tarefas em etapas gerenciáveis, adicionar anotações, anexar até 25MB em arquivos, sincronizar as atividades com o Outlook, definir datas de vencimento e lembretes únicos ou recorrentes, entre outras funções.

Para os usuários do Wunderlist, a importação de dados pode ser feita em três passos simples:

  1. Baixe o Microsoft To Do para iOS, Android, Mac ou Windows.
  2. Entre com a sua conta Microsoft. É possível criar através de outro e-mail ou conta Xbox/Skype/Live. 
  3. Um pop-up vai aparecer na tela direcionando para um importador do Wunderlist. Caso não apareça, o link para o importador está na aba “configurações”.

Já não é mais possível criar uma conta no Wunderlist, porém até o dia 6 de maio usuários antigos podem utilizar o app, assim como importar e exportar arquivos para o To Do.

Leia mais: 7 aplicativos para administradores de empresas

Mais apps de produtividade

O nicho de aplicativos de produtividade é um dos que apresentam as soluções mais inovadoras e interessantes das lojas digitais. Abaixo você confere alguns softwares que, assim como o Wunderlist e o To Do, podem ser úteis no momento de organizar a rotina.

Evernote

O Evernote é um aplicativo para anotações no qual você organiza suas ideias, endereços, telefones, afazeres, lista de compras e todo tipo de informação que quiser registrar. Com diversas funções para diferentes objetivos, o Evernote permite incorporar fotos e imagens, links, arquivos de áudio, entre outros. As notas podem ser salvas em formato de texto, rascunho, foto, áudio, vídeo, PDF e captura de tela.

Outra função muito útil do app é a digitalização de documentos escritos à mão. A busca do Evernote é capaz de encontrar tanto as palavras em arquivos digitais como naqueles que foram digitalizados.

O Evernote está disponível para download tanto para Android quanto para iOS, além de possuir uma versão desktop sincronizável com os acessos no smartphone. O programa possui uma versão gratuita, outra premium com funcionalidades aprimoradas e ainda um pacote Business que permite a criação de projetos com fluxos de trabalho complexos. 

Forest

O Forest é uma ferramenta que vai te ajudar a manter o foco. O app vai te ajudar a manter a concentração nos estudos, trabalhos ou até encontros com os amigos. O objetivo aqui é evitar as distrações do smartphone.

Primeiro, você determina e configura uma certa quantidade de tempo que deseja ficar desconectado do celular – de 5 minutos até 2 horas. Depois, uma árvore vai começar a crescer na sua tela. Mantendo-se longe do celular, sem trocar de tela, sua árvore cresce e vai para uma floresta pessoa. Do contrário, ela morre.

A cada árvore plantada você conquista moedas virtuais que podem ser utilizadas para personalizar sua floresta ou plantar uma árvore de verdade. Isso porque o aplicativo tem uma parceria com a Trees for the Future, e a cada 2.500 moedas virtuais acumuladas a equipe do Forest faz uma doação para que a organização plante uma árvore.

Trello

Uma das mais utilizadas e completas ferramentas quando o assunto é produtividade, o Trello é atualmente a principal plataforma para gerenciamento dos fluxos de trabalho em equipe. Com versões mobile e desktop sincronizáveis, o software permite que múltiplos usuários trabalhem simultaneamente nos quadros, cartões e listas que são criados dentro da ferramenta para organizar cada projeto.

Com a aplicação é possível montar checklists, inserir documentos como fotos e vídeos, organizar e dividir tarefas para cada usuário, definir prazos de entregas com notificações, além de muitas outras funções.

Apesar de ser muito utilizado para gerenciamento de projetos, o Trello também pode servir como um grande aliado na sua organização pessoal. Atividades diárias, trabalhos individuais, listas de compras e metas pessoais também podem ser planejados e monitorados com a ajuda do software.

O Trello possui uma versão gratuita, que deve ser o suficiente para projetos mais simples, além de duas opções de pacotes mensais: Business Class e Enterprise. As versões pagas do programa possuem recursos extras, medidas de segurança e opções de automatização das atividades.

Leia mais: Aplicativos para viagens: conheça os melhores de 2019

Gostou desse artigo? Fique de olho em nosso blog para não perder nossas publicações diárias. Aqui você encontra artigos com análises, dicas e curiosidades sobre as principais tendências e novidades do mundo da tecnologia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *