Pular para o conteúdo

Veja aqui como funciona o Face ID iPhone

Você já reparou como os celulares possuem funcionalidades hoje que nem imaginaríamos ter no passado? Podemos citar a internet nos smartphones e os leitores por biometria, pra começar, já que até os aparelhos mais básicos possuem essas características. Mas, agora vamos falar sobre a evolução dessa tecnologia, o Face ID iPhone.

Conheça o que é, como funciona e como você pode desbloquear seu aparelho com essa tecnologia. Além disso, veja as outras vantagens que o Face ID iPhone traz para a segurança e a praticidade da sua rotina. Confira.

Leia mais: iPad barato: Apple vai lançar modelo acessível em 2019

O que é o Face ID iPhone?

Essa é como se fosse a evolução da biometria. Essa tecnologia é algo que está muito em alta hoje em dia, pela proteção e pela segurança que ela oferece para seu aparelho. 

É um sistema de reconhecimento facial que foi disponível, primeiramente, nos celulares da Apple, especialmente com o lançamento do iPhone X.

Todos os modelos superiores a esse já vem com essa tecnologia. Com isso, a marca espera substituir o uso dos leitores biométricos, garantindo maior segurança ao usuário.

Ele consegue capturar feições específicas do rosto, e apenas desbloquear o celular quando reconhecê-las. Para isso, há diferentes modos de reconhecimento, como leitor de íris, mapeamento 2D ou 3D. É claro, variando a eficácia e o preço do smartphone.

Apesar de ter sido lançado no mercado com um celular da Apple, o reconhecimento facial já está presente em vários outros modelos de marcas diferentes, como Samsung, Motorola, Asus e a Xiaomi

Trata-se de uma tecnologia que vem se aprimorando cada vez mais para, assim, garantir segurança e privacidade para os dados de cada usuário. Protegendo arquivos e senhas de cada um.

Como funciona? 

Com o reconhecimento facial Face ID iPhone você pode desbloquear o aparelho celular ou o iPad, autenticar compras, iniciar aplicativos, reconhecer login do banco, entre vários outros fatores. Tudo isso, com toda segurança e praticidade que essa nova tecnologia oferece.

Ela funciona com leitores que reconhecem cada traço no rosto de uma pessoa. Esses traços variam, podendo ser a distância entre os olhos, o formato do nariz ou do rosto e até as maçãs da bochecha.

Então, por meio de códigos binários, as máquinas conseguem diferenciar as pessoas por pequenos pontos e detalhes que fazem com que o rosto de cada um seja diferente.

Na pesquisa feita pela Juniper, 9 em cada 10 celulares já tem o reconhecimento facial. E isso vai além dos aparelhos, já que até bancos o estão usando para aumentar a segurança de cada usuário.

É utilizado também em outros ambientes, como aeroportos, para o reconhecimento de fugitivos e suspeitos. Tudo através das câmeras de segurança, que escaneiam a fisionomia de cada um e comparam-na junto ao banco de dados mundial para localizar determinada pessoa.

É possível capturar o rosto e reconhecê-lo até se a pessoa estiver de barba, sorrindo muito, com boné, entre outras características. Isso, pois cada um tem o rosto com pontos diferentes, que o fazem único. 

Esses pontos são chamados de nadais, e no rosto de uma pessoa existem mais de 80. Por isso, se requer uma tecnologia muito avançada para conseguir capturar nitidamente cada um deles, distinguindo as pessoas.

Quanto melhor é a captura deles, mais caro fica o aparelho. 

Isso, porque a tecnologia pode funcionar de duas maneiras: ou pelo mapeamento 2D ou pelo 3D. O último é o mais avançado até agora, e é o que está presente no Face ID iPhone.

Mapeamento 3D

No reconhecimento por meio de mapeamento 3D, a tecnologia é capaz de identificar os relevos do nosso rosto. Como, por exemplo, profundidade dos olhos, contorno dos lábios, etc. É o mais assertivo em reconhecimento e o mais seguro que existe até hoje.

Com o mapeamento 3D no Face ID iPhone é possível reconhecer até 30 mil pontos diferentes no rosto de cada pessoa. Sendo assim, fica muito mais difícil de existir alguém parecido com você, que possa desbloquear seu aparelho. 

A partir de sensores infravermelhos, essa tecnologia é capaz de capturar e armazenar cada mínimo detalhe do seu rosto, e com muita precisão.

É possível até fazer a diferenciação de rosto mesmo com pouca luz ou em diferentes expressões. Isso significa muito mais segurança para você e seus dados. 

Mapeamento 2D

Essa tecnologia é inferior à primeira e está presente em alguns celulares mais baratos que já estão no mercado.

Mas, a título de curiosidade, o mapeamento 2D funciona usando a câmera frontal do celular, e faz uma captura do seu rosto em apenas um plano. É como se fosse uma selfie sua, que será guardada e comparada com as próximas vezes em que você for desbloquear o aparelho. 

Para isso, é necessário que você esteja a uma distância do celular, e, como é em apenas 2D, ele solicitará selfies de vários ângulos do seu rosto. Não terá tantos detalhes nem tanta nitidez.

Além disso, é necessário que o procedimento seja realizado em um ambiente luminoso. É recomendado utilizá-lo junto com a biometria, para acrescentar mais uma etapa na verificação, garantindo a segurança.

E, por essas informações, seu custo é menor que o primeiro. 

Como configurar o Face ID

Para ativar e configurar o Face ID iPhone você deve entrar em Ajustes e Face ID.

Será necessário digitar sua senha ou usar a biometria já cadastrada. Isso faz com que seu smartphone tenha duas etapas de segurança, deixando-o mais protegido. Depois procure a opção Configurar Face ID, e então segure o celular na vertical posicionando seu rosto do centro da tela e toque em Começar

É necessário que você esteja de 25 a 50 centímetros de distância do celular para que ele funcione melhor. Verifique se não há nada impedindo a câmera TrueDepth de se direcionar ao seu rosto. Mesmo assim, a captura da fisionomia pode ser feita inclusive com óculos ou lentes de contato. 

Então, faça movimentos circulares com a cabeça, para que seja capturado seu rosto a partir de diferentes ângulos.

Se precisar de alguma assistência, acesse Opções de Acessibilidade.

E, quando terminar, toque em Continuar e repita o círculo com a cabeça. Por fim, clique em OK.

Como desbloquear o iPhone com o Face ID

Depois de configurado o reconhecimento, você já pode começar a desbloquear com o Face ID do iPhone. Para isso, com a tela apagada, toque ou mexa no aparelho para ela acender.

Olhe para a tela, com o celular posicionado na vertical, e espere o ícone de um cadeado se abrindo. Então, basta deslizar o dedo para cima e a tela será desbloqueada. 

Caso você queira desativar essa opção, basta entrar em Ajustes, em Face ID e em Desbloquear iPhone. Lembre-se de que o dispositivo permite até cinco tentativas incorretas de desbloquear.

Você também pode usar o Face ID iPhone para acessar alguns aplicativos. Para isso, abra Ajustes e Face ID, então procure por Outros apps.

Selecione aqueles que têm essa opção disponível. Assim, toda vez que entrar em um apps que permitam o reconhecimento, você deverá repetir o passo a passo de desbloquear o celular.

Face ID ajuda a proteger as informações no iPhone

Como citamos anteriormente, essa é uma tecnologia muito avançada nas questões de segurança. Além disso, é muito precisa, utilizando tanto um mapeamento 3D quanto a captura de uma imagem infravermelha do seu rosto.

Com uma parte do Neural Engine dos chips A11, A12 Bionic, A12X Bionic e A13 Bionic, consegue-se transformar essa imagem em uma representação matemática, comparando-a com a fisionomia.

Você não precisa se preocupar com iluminação nem se está de maquiagem. O Face ID iPhone consegue identificá-lo mesmo com barba: ainda é você.

Isso, porque ele possui uma câmera TrueDepth para escanear todos os mínimos detalhes do rosto, reconhecendo inclusive as suas modificações. 

E todos esses dados sobre seu rosto são criptografados e protegidos por uma chave que está disponível apenas no Secure Enclave. Esses dados só estarão no celular e nunca poderão ser colocados em um backup no iCloud ou em outro lugar, por exemplo.

Por fim, a probabilidade de outra pessoa desbloquear seu aparelho é de 1 em 1.000.000. 

Como usar o Face ID para fazer compras

Com o Apple Pay

Primeiro verifique se o Apple Pay está configurado e ativado. Para isso, vá em Ajustes e em Face ID e Código, preenchendo todos os dados.

Se a compra for em uma loja, toque duas vezes no botão lateral. Aparecerá o seu cartão e, caso queira mudá-lo, basta clicar em cima dele para escolher outro.

Então, olhe para o celular para que seja realizada a autenticação. Depois, coloque o smartphone perto do leitor contactless da máquina de cartão e aguarde o OK.

Se a compra for no navegador ou em aplicativos, ao finalizar clique em Comprar com Apple Pay e confirme as informações. Você também pode trocar de cartão, tocando ao lado do cartão. Então, clique duas vezes no botão lateral, faça o reconhecimento facial e pronto. 

Leia mais: Cidades inteligentes: veja como elas vão mudar o mundo!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *