Pular para o conteúdo

Amerigo File Manager: saiba como usar o gerenciar de arquivos

Ficou sem espaço no seu dispositivo? O Amerigo File Manager é o aplicativo que promete gerenciar os arquivos do seu celular para que você possa fazer uma  limpeza de forma mais simples, trazendo de volta a leveza e rapidez do seu aparelho.

Não é novidade que de tempos em tempos é necessário fazer uma limpa no nosso smartphone ou tablet. Porém, a grande quantidade de arquivos, documentos e fotos espalhadas entre os aplicativos podem postergar essa limpeza de rotina. Assim, ter todos esses arquivos acoplados em apenas um lugar é a melhor solução, além é claro da formatação, apesar de ser aconselhada apenas em casos em que não se tenha nada a perder no celular.

Separamos, então, tudo que você precisa saber na hora de usar o Amerigo File Manager. Confira!

Leia mais: Tecnologia Cloud: conheça as vantagens de salvar arquivos na nuvem

O que é Amerigo File Manager

Desenvolvido pela IdeaSolutions S.r.l., o Amerigo File Manager entra na categoria de aplicativos para produtividade e é exatamente isso que ele faz. A proposta do app é manter seu dispositivo organizado a todo instante para que você não perca tempo com isso e possa focar em outras atividades.

O aplicativo tem acesso a todos os arquivos e pastas do dispositivo e até mesmo aos serviços de nuvem utilizados, concentrando tudo na sua interface.

Com diversas funcionalidades, o app conta ainda com um formato limpo e intuitivo, além de estar disponível para iOS e Android. Gratuito, oferece a possibilidade de compras in-app, para eliminar os anúncios que o permeiam.

Funções do app

O Amerigo File Manager possui uma quantidade interessante de funções. Além de poder ser conectado a todos os tipos de serviço de nuvem, ele também permite que qualquer ficheiro baixado no dispositivo seja automaticamente migrado para ele.

Também é possível criar pastas no aplicativo para concentrar documentos, fotos e vídeos relacionados, mesmo que tais arquivos estejam espalhados em vários tipos de serviço de nuvem.

A função Spotlight também é um diferencial do app, que destaca os conteúdos que estão em pastas locais para facilitar a busca e otimizar o tempo.

Também é possível conectar mais de uma conta por serviço de nuvem. Por exemplo, se você tem duas contas no Google Drive, é possível conectar as duas e gerenciar os arquivos de ambas.

O leitor de PDF integrado também é outro atrativo, já que o mesmo vem com ferramentas de anotação que reconhecem automaticamente gestos e formatos comuns, permitindo, por exemplo, destacar um parágrafo com apenas o arrastar dos dedos.

Existem outras funções integradas ao Amerigo File Manager, como por exemplo:

  • Pesquisa dentro de todos os arquivos e conteúdos sincronizados com o aplicativo por meio de busca avançada.
  • Compressão de arquivos em .zip e descompressão de arquivos .zip e .rar.
  • Suporte para todos os arquivos Office.
  • Organização e manutenção de pastas compartilhadas com outros usuários.
  • Bookmarks avançados e organização do histórico.
  • Sugestão de URL e sugestões de buscas.
  • Possibilidade de criar subpastas dentro das pastas.
  • Senha para bloquear pastas.

Essas são apenas algumas das vastas funções do aplicativo, mostrando todo o potencial que ele carrega. Vale destacar que todas essas ferramentas funcionam também offline e são sincronizadas quando o aparelho é conectado à internet.

Como usar o Amerigo File Manager

Amerigo File Manager é um aplicativo relativamente fácil de usar, mas algumas funções como a sincronização entre contas de nuvem pode ser um pouco trabalhosas. Por isso, fizemos um passo a passo para facilitar a vida dos usuários:

  1. Após baixar o Amerigo File Manager na App Store ou na Google Store, abra o aplicativo e passe pelas mensagens de boas vindas;
  2. Ao entrar no menu inicial, a aba local será a primeira a aparecer;
  3. Aqui você pode conferir todos os arquivos que estão na memória do seu celular;
  4. Ao clicar na aba ao lado chamada de nuvem, você pode configurar quais serviços de nuvem você deseja conectar ao Amerigo File Manager;
  5. Ao clicar em um deles, por exemplo o Google Drive, uma aba de internet abrirá no seu dispositivo para que se possa fazer o login de autorização para sincronização;
  6. Após a autorização o aplicativo sincroniza com o serviço de nuvem, e será possível ver no menu todas as informações referentes à conta. Ao clicar na seta localizada no canto inferior direito, é possível visualizar todos os arquivos, organizá-los ou excluí-los;
  7. Para sincronizar outras contas, basta repetir o processo.

Como criar pastas virtuais

  1. No menu inferior do Amerigo File Manager, é possível encontrar um ícone de pastas. Ao selecioná-lo você vai encontrar o menu de criação de pastas virtuais;
  2. Para criar uma pasta basta clicar em “criar pasta virtual” e nomear a nova pasta;
  3. Ao abrir a nova pasta, você pode escolher se deseja selecionar arquivos da memória do celular ou de alguma conta da nuvem;
  4. Caso você deseje organizar os arquivos da nuvem, o menu de contas sincronizadas irá aparecer, então basta você selecionar a conta desejada;
  5. Os documentos, fotos e vídeos da conta aparecerão, e você pode selecionar os que deseja colocar na pasta virtual criada. Clique em ‘ok’ quando terminar de selecionar os arquivos desejados;
  6. Para visualizar a pasta virtual com os arquivos, basta ir novamente ao menu de pastas virtuais e selecionar a pasta desejada;
  7. Repita o processo até que esteja satisfeito com a organização das suas contas e dispositivo.

Vantagens e desvantagens do Amerigo File Manager

Amerigo file manager é um aplicativo muito recomendado para quem tem muitos arquivos espalhados e precisa organizá-los de forma rápida e didática. Entre as suas vantagens vale destacar a interface simples com comandos intuitivos, a opção de criar pastas para as contas de nuvem e a possibilidade de gerenciar downloads e uploads.

As desvantagens são poucas e estão atreladas a bugs e pequenos erros que são corrigidos a cada atualização. A reclamação mais recente da comunidade do Amerigo File Manager está justamente na dificuldade de realizar downloads do YouTube, acessar fotos e vídeos do iPhone e alguns erros ao abrir arquivos do Google Drive.

Leia mais: 10 Melhores celulares até R$1.500 de 2019

Apps similares

Para quem deseja baixar outros aplicativos da categoria produtividade para comparar e tirar as próprias conclusões, separamos três apps que estão logo atrás do Amerigo File Manager nas lojas de aplicativos.

File Manager – Local and Cloud File Explorer

File Manager é um aplicativo que possui características e funcionalidades quase idênticas às do Amerigo File Manager. Seus diferenciais estão na interface e na interação com o usuário, que podem ser um pouco mais complicadas. Além disso, a aplicação está disponível apenas para Android.

Seu principal destaque está na possibilidade de acessar arquivos localizados em um PC doméstico no seu celular usando o samba.

File Manager (File Explorer)

Desenvolvido pela Asus, File Manager é um app simples e leve disponível apenas para Android.

O que chama atenção no Asus File Manager é a opção de transmissões multimídia como músicas e vídeos entre qualquer tipo de conta de nuvem. Vale destacar também que o app não possui anúncios, diferente do Amerigo e do File Manager, que exigem uma conta premium para eliminar as propagandas.

File Manager by Xiaomi: Explorador de arquivos

A Xiaomi está presente em muitas partes da vida do ser humano e, por isso, não poderia ficar de fora da lista de aplicativos de produtividade.

A empresa chinesa fez um organizador de arquivos para Android muito promissor. Com uma interface limpa e fácil de mexer, o app ganha destaque pela possibilidade de se compartilharem arquivos de modo offline com outras pessoas usando a função Mi Drop.

Seja o Amerigo File Manager, seja qualquer um dos outros apps citados, um gerenciador de arquivos é sempre bem-vindo, então vale a pena ser conferido.

Leia mais: Saiba aqui se (ainda) vale a pena comprar o iPhone 7 ou não

Para ficar por dentro dos apps e novidades do mundo da tecnologia, não deixe de conferir o blog Compara Plano, pois publicamos diariamente para te manter sempre bem-informado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *