Pular para o conteúdo

Tecnologia Cloud: quais as vantagens de salvar arquivos na nuvem

cloud

Já falamos aqui no blog sobre a importância de sempre se ter um backup dos seus dados e arquivos. Não só daqueles salvos pelo celular, mas também dos arquivos guardados no PC. Às vezes, um HD externo pode custar muito para nossos bolsos. Além disso, é limitado e pode dar problemas técnicos ou ser perdido. Por isso, a forma mais segura de guardar os seus arquivos é uma tecnologia Cloud?

Com ela, você salva qualquer tipo de arquivo em pastas na nuvem. Mas, o que seria isso? Bem, você vai conferir agora! Além de ver as vantagens de ter uma conta em uma das várias plataformas. 

Leia tambémComo funciona o Vivo Cloud

O que é armazenamento Cloud?

É um serviço de armazenamento em nuvem no qual o usuário recebe – ou paga – por um número X de espaço para guardar o que quiser, num servidor online. Pode ser fotos, vídeos, programas, arquivos, documentos, entre outras coisas. 

Dessa maneira, você pode acessar as coisas que você armazenou de qualquer outro dispositivo conectado à internet. Seja seu celular, computador, tablet, notebook do trabalho, etc. 

E, mesmo que for do outro lado do mundo, basta digitar login e senha, e todos seus arquivos estarão lá. É possível guardar, editar, excluir, duplicar e até compartilhar um dos documentos que você escolher com alguém através do e-mail.

Para que tudo isso funcione, as empresas de tecnologia – como Microsoft, Google e Apple – mantêm lugares com milhões de servidores ligados 24 horas por dia durante 7 dias por semana. Isso tudo para que essas máquinas possam armazenar e manter todos os documentos acessíveis. Além disso, criam um ambiente seguro para seus dados.

Vantagens da Cloud

Confira a seguir as vantagens de contar com a tecnologia Cloud:

Segurança

Uma das principais vantagens é a segurança. Com seus documentos salvos em uma nuvem, você não vai mais se preocupar em perder, quebrar ou de roubarem seu celular – ou computador. Pois, seus arquivos mais importantes estarão seguros, seja aquele álbum da última viagem de férias ou importantes contratos do trabalho.

É bem fundamental esse ponto, pois hoje em dia, trabalhamos muito com computadores e nossos arquivos, tanto pessoais quanto do trabalho, se fazem indispensáveis no dia-a-dia.

Ainda mais com os vários riscos que corremos no próprio meio digital, como os hackers ou vírus. Como o famoso Cavalo de Tróia, que pode corromper alguns arquivos do seu computador. Com a nuvem, esse documento fica salvo. E até problemas com o sistema operacional, quando você tem que resetar e acaba perdendo todos os dados e configurações do seu celular ou PC.

Por isso, se faz muito importante ter sempre um backup dos seus arquivos, tanto do celular quando do PC (saiba aqui como fazer isso). Assim, caso aconteça algo, você não irá perder de vez dados importantes.

Além disso, apenas você terá acesso. Pois, é criado uma conta para o armazenamento, e você pode selecionar senhas bem fortes, misturando números com letras e símbolos.

Mais espaço de HD com a Cloud

Alguns programas que precisamos utilizar para trabalhar podem consumir muito espaço do HD interno de cada notebook, ou mesmo do celular. Com isso, ficamos com pouca quantidade de gigas para guardar os outros dados e documentos. Mas com um espaço na nuvem, isso não será mais uma preocupação.

Além disso, o espaço físico também diminui. Você não precisa mais comprar um ou dois HDs externos para armazenar seus arquivos. Além do risco ser o mesmo: pode perdê-lo, quebrá-lo ou ser roubado. 

Nesse caso, você também tem a desvantagem de comprar acessórios toda vez que acontece algo com ele. Com o Cloud, se você precisar de mais espaço, basta solicitar um upgrade do seu plano, sem a necessidade de aparelhos físicos.

Compartilhamento

Com seus arquivos e documentos guardados no Cloud você pode compartilhar eles com outras pessoas, deixando o trabalho colaborativo. Dessa forma, você e seu colega de trabalho podem terminar o projeto, mesmo estando em locais diferentes, por exemplo.

Para isso, basta permitir o acesso de outra pessoa – através do e-mail dela – no arquivo que você desejar. Isso facilita muito para empresas e trabalhos escolares. Pois, além de conseguir editar ao mesmo tempo o documento, ele fica salvo na nuvem, sem correr o risco de perder ou de ser apagado. Isso ajuda a reduzir os custos da empresa, dando mais segurança e agilidade nos processos.

Praticidade

Com uma conta na nuvem, você não vai precisar instalar programas ou aplicativos, pois basta você acessar o site do servidor que você escolher pelo navegador. 

Além disso, você pode personalizar e organizar sua pasta no Cloud. Separando em outras pastas, colocando cores para diferenciar, duplicando arquivos, etc. Isso ajuda a localizar os documentos que você precisa mais rápido.

Você também pode editar documento no modo offline, e quando reconectar à rede, o software salvará. Há como você programar seu celular para salvar as fotos, por exemplo, automaticamente na sua conta da nuvem.

Mobilidade

Com uma conta na nuvem, você não precisa levar notebook, celular, tablet, HD externo tudo junto. Estará tudo salvo num servidor que você pode acessar de qualquer dispositivo conectado à internet.

Muito mais prático do que quando existiam disquetes ou CD que você gravava o arquivo – às vezes o processo demorava muito. E você ainda tinha que ter um computador com a entrada para um desses dispositivos. Mas, com o Cloud, você não precisa mais se preocupar com isso.

Servidores de Cloud

Agora você já sabe as vantagens e facilidades que ter uma conta na nuvem pode te proporcionar. Então, vamos te mostrar os principais servidores. Para todos eles, basta criar uma conta gratuita. Veja!

Google Drive

Esse Drive na nuvem oferece 15 GB gratuitamente para qualquer usuário do G-Suite – aplicativos integrados com o Google, como YouTube, Gmail, entre outros. Outra vantagem é que dentro desse servidor você já tem programas para criar documentos, apresentações, formulários e planilhas.

É compatível com todos os softwares, seja iOS, Windows ou Android. Se você está editando algum arquivo nas ferramentas, eles são salvos automaticamente a cada alteração. Além disso, você pode editar também no modo offline. 

OneDrive

É o software na nuvem da Microsoft. Também oferece ferramentas de edição de texto, planilhas e apresentações com o pacote Office. Além de possibilitar a criação de documentos colaborativos, oferece a opção de trabalhar offline.

O plano gratuito oferece 5 GB, podendo ser ampliado para até 5 TB. E, é compatível com todos os sistemas operacionais.

Dropbox

A conta gratuita te dará acesso a 2 GB. Há planos pagos tanto para pessoas físicas quanto empresas. Com ele, também é possível a edição compartilhada e o modo offline. Seu diferencial é um sistema de segurança próprio, que criptografa os arquivos.

Além disso, ele possibilita que usuários do Linux possam acessar os arquivos e editar junto com outros sistemas operacionais, como Windows. Isso facilita muito para empresas e instituições de ensino que têm os dois softwares, e assim, conseguem trabalhar juntos.

Seu sistema é muito mais rápido do que os concorrentes. Por isso, o programa consegue salvar alterações dos arquivos com mais facilidade e estabilidade de conexão. Você também pode sincronizar pastas do seu computador na nuvem. Assim, você não precisa passar tudo da pasta para o Dropbox.

iCloud

É a nuvem da Apple. Mas é compatível com os outros sistemas operacionais também. Oferece 5 GB gratuitos, podendo chegar até 2TB. Ele possui planos família, com até 5 usuários. 

No iCloud você pode realizar os backups do seu iPhone ou Mac, além de fotos e outros arquivos. É fundamental sempre ter a última versão dos dados, para não perder nada, o que pode acontecer por roubo ou problema no sistema operacional. Também tem o diferencial de um sistema de criptografia nos dados armazenados.

Agora você não precisará se preocupar mais se vai perder ou não seus documentos. Com o armazenamento Cloud, tudo fica salvo e bem seguro em um servidor online. Se você ainda quiser garantir que não vá perder nada, a melhor dica é deixar todos os arquivos importantes salvos em mais de um local. Seja no Cloud, no HD externo ou no próprio computador.

Acompanhe outras dicas e artigos relacionados a tecnologia no blog Compara Plano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *