Pular para o conteúdo

Saiba por que a internet 5G é uma nova revolução

mulher usando a Internet 5G

A internet 5G é a nova geração de rede móvel. A promessa da inovação é acelerar (e muito!) a velocidade e a capacidade da rede móvel. A tecnologia tem o objetivo de acertar o passo da conexão dos smartphones com o tempo em que estamos vivendo. E claro, uma mudança dessas irá impactar em diversos níveis o nosso dia a dia.

A grande missão do 5G é, portanto, elevar as potencialidades do 4G, alçando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.

Por isso, as redes 5G prometem uma cobertura mais ampla e eficiente, maior transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões concomitantes.

Em termos de comparação, as redes da 4ª geração, utilizadas atualmente em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de, aproximadamente, 33 Mbps. O que está sendo projetado para o 5G é que ele seja capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.

Leia mais: Quer conhecer as tecnologias do futuro?

Critérios para implementação da internet 5G

Para guiar o processo de implantação das redes 5G, foram estabelecidos alguns critérios pelo GSMA, uma organização internacional formada por mais de 1.200 operadoras de rádio, internet e telefonia móvel. São esses alguns critérios:

  • As redes 5G devem consumir até 90% menos energia do que as redes 4G atuais;
  • Os tempos de conexão entre aparelhos móveis devem ser inferiores a 5ms (milissegundos), face à latência de 30ms das redes 4G;
  • O número de aparelhos conectados por área deve ser 50 a 100 vezes maior que o atual;
  • Devem ser realizados aumentos drásticos na duração da bateria de dispositivos rádio receptores.

Após a instalação da infraestrutura das redes 5G, a redução do consumo de energia poderá diminuir os custos futuros, além de torná-la mais ecológica.

O tempo de latência reduzido, por sua vez, possibilitará a comunicação entre veículos autônomos, permitirá o desenvolvimento de sistemas de segurança que evitem acidentes automobilísticos, além de possibilitar a realização de cirurgias remotas por meio de robôs.

Atraso do 5G no Brasil

Atualmente, a comercialização do 5G no Brasil ainda é vista com algum receio. Mesmo que a tecnologia já tenha sido testada no último Rock in Rio, ela ainda depende do leilão da frequência para entrar no mercado. E esse leilão ainda não tem data definida para acontecer.

A primeira data para ele ocorrer está marcada inicialmente para março de 2020. Porém, a disputa deve ficar para 2021, se as principais grandes operadoras forem atendidas.

Oi, TIM e Vivo manifestaram desejo de que o leilão da internet 5G seja adiado, contudo a data ainda não foi definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Oi considera que uma prorrogação da data pode ajudar as empresas a “tomarem fôlego” após os investimentos feitos nas redes 4G. Já a TIM e a Vivo afirmaram que defendem a ideia, se isso resultar em regras mais favoráveis.

Há outro empecilho ainda a ser avaliado em relação à implementação do 5G no Brasil. Estudos mostram que a tecnologia provoca interferência na recepção do sinal das antenas parabólicas, a chamada Banda C.

Além disso, o país usa equipamentos da chinesa Huawei, e os Estados Unidos estão provocando um boicote generalizado no mundo para evitar a hegemonia da China na tecnologia 5G.

O início da implantação das redes de quinta geração está previsto para 2020, no entanto espera-se que seu pleno funcionamento ocorra por volta de 2025, pelo menos nas principais metrópoles do mundo.

Vale lembrar, contudo, que Oi e Huawei acordaram implementar o 5G o mais breve possível no Brasil, assim largando na frente da concorrência.

Teste da TIM

O teste da Oi no Rock in Rio não foi o único executado no Brasil. A TIM ativou em sua loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, um espaço com 5G. A operadora também instalou um segundo ponto de demonstração do 5G em São Paulo, na loja do Shopping Morumbi.

Segundo informações da operadora, a TIM pretende levar o espaço para mais oito unidades, em diferentes estados do Brasil.

A TIM é tida como a líder no desenvolvimento da nova tecnologia no país. A operadora já possui três Living Labs – em Florianópolis (SC), Campina Grande (PB) e Santa Rita do Sapucaí (MG) – para estudo e aprimoramento de soluções que serão potencializadas com a chegada do 5G.

Como funciona o 5G

As redes para internet 5G funcionam por meio de ondas de rádio. Mas, o espectro coberto pela quinta geração da banda larga móvel é maior que os anteriores, espalhando-se entre 600 e 700_MHz, 26 e 28_Ghz e 38 e 42_GHz.

A ideia é acoplar as antenas da rede 5G às antenas já existentes, as quais serão adaptadas para funcionar em paralelo com a nova infraestrutura de conexões.

Além disso, antenas menores com alcance de poucos metros, como as domésticas, poderão ser instaladas para repetir o sinal dos dispositivos locais, que será, então, redirecionado para uma estação central.

Os avanços da internet 5G

A internet, desde que surgiu, transformou o mundo e a maneira com que vivemos. Seja pelas facilidades e comodidades ou pela forma de nos relacionarmos, vale dizer. Agora, a promessa do 5G é potencializar ainda mais essa transformação.

Até o momento, podemos apontar alguns benefícios que a internet 5G trará à sociedade.

  1. Transferência de dados em tempo real;
  2. Cada vez mais dispositivos se tornarão inteligentes, sendo que os objetos se conectarão entre si;
  3. Vídeos serão reproduzidos em resolução máxima graças à velocidade da rede e isso tornará possível assistir conteúdos 4K sem interrupções; e com a melhor definição;
  4. A realidade virtual estará ao alcance do consumidor.

Exemplos de avanço por conta da internet 5G

Para ficar mais fácil entender como a internet 5G é mais rápida e o quanto ele pode impactar nossas vidas, vamos trazer dois exemplos da revolução tecnológica.

De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, baixar uma playlist de 1 hora no Spotfy demorava cerca de 7 minutos com o 3G, 20 segundos com o 4G e, com o 5G, esse tempo será de 0,6 segundos.

Caso o seu desejo seja levar um filme para assistir durante uma viagem, enquanto está offline – serviço oferecido por plataformas como a Amazon Prime ou a Netflix –, vai levar 3,7 segundos para baixá-lo, enquanto se gasta cerca de 2 minutos com o 4G.

Outro quesito que pode ser melhorado é o desempenho da bateria. A economia de bateria se dá porque a tecnologia 5G deixa que a infraestrutura 4G funcione, permanecendo inativa até que o usuário solicite procedimentos que exijam velocidades mais rápidas.

Outra situação de avanço que a nova tecnologia pode nos oferecer é a capacidade de dar suporte à internet para muita gente ao mesmo tempo.

Em teoria, o 5G poderia suportar simultaneamente mais de 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado. Mas, para que isso seja possível, afirmam especialistas, será necessário colocar pequenas antenas em muitos lugares diferentes.

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em tecnologias de informação e comunicação, espera-se que a nova infraestrutura ofereça suporte a casas, edifícios e cidades inteligentes.

Ela também deve ampliar o uso de realidade virtual, de vídeos em 3D, bem como de trabalho e jogos na nuvem ou cirurgia remota.

Internet das coisas

A implementação da internet 5G é fundamental para o avanço do que chamamos de Internet das Coisas (conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet).

Para que muitos objetos possam estar inseridos à internet, é necessário que a rede seja ampliada. Por isso, a internet 5G e a Internet das Coisas têm tudo a ver.

Com a tendência de que mais e mais aparelhos estejam conectados, tudo isso demanda a transmissão de grandes volumes de dados e, ainda mais fundamental do que isso, exige: número significativo de conexões simultâneas, mais eficiência e menor consumo de energia.

Portanto, para dar conta dessa nova demanda e tornar esse mundo de tecnologia integrado, a rede de internet 5G é fundamental para o bom funcionamento dos inúmeros aparelhos que estarão permanentemente conectados à rede.

Leia mais: Quer conhecer tecnologias para deixar sua casa inteligente?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotes ou dicas e curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *