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Pinterest: o que é e como usar?

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Você sabia que o brasileiro passa mais de 3 horas por dia nas redes sociais? Esse é um dado que foi tirado do estudo Hootsuite e We Are Social Report, de 2018, e mostra que somos um dos países mais viciados em navegar por elas. Afinal, sempre que temos 5 minutinhos, entramos ali no Instagram ou no Facebook para olhar um pouco o feed. Mas, se já está cansado das mesmas de sempre, você precisa conhecer o Pinterest.

Ainda não conhece? Tudo bem. Vamos te explicar tudo sobre essa rede social do momento. Desde o que é e como usar e algumas curiosidades sobre ela. Assim, ao acabar de ler, você já vai estar indo fazer sua conta! Confira!

O que é o Pinterest?

Criado em 2009, por Ben Silbermann, começou de maneira bem tímida. Os 5 mil primeiros foram inscritos pelo próprio criador. Até que começou a crescer em 2011, quando se tornou uma das 10 maiores redes sociais do mundo, segundo Hitwise. E, ainda, foi eleito a melhor startup do ano, pelo TechCrunch.

Porém, nesse ano de 2019, bateu a marca dos 300 milhões de usuários mensais em todo o mundo. Além disso, foi verificado que mais de 91% dos usuários o consideram um local positivo, e 9 em cada 10 usam o Pinterest para se inspirar, ter ideias e conseguir alcançar seus objetivos.

O Pinterest é bastante parecido com o Instagram, pois também é um rede social de imagens. Entretanto, sua diferença é que as pessoas não estão ali para postar suas próprias fotos. É como quando recortávamos ilustrações das revistas e fazíamos colagens com combinações de roupas ou de tutoriais. 

Bom, vem daí o nome. Pin no inglês significa “alfinete”, enquanto interest, “interesse”. É um quadro dos nossos interesses, no qual organizamos o que queremos como queremos. O Pinterest se intitula como “catálogo mundial de ideias”, pois podemos ver as imagens que qualquer outra pessoa do mundo posta. 

Como o próprio nome diz, além de podermos postar nossas fotos, podemos salvar as que outras pessoas publicaram, criando nosso próprio mural. As principais publicações da rede são, na sua grande maioria, sobre moda, decoração, “faça você mesmo”, paisagens e algumas frases. Tem um público feminino em maior número, e as empresas desse setor podem aproveitar o Pinterest para divulgar seus serviços ou produtos.

O aplicativo conta com uma versão para Android, uma para iPhone, e você ainda pode acessá-la a partir da web.

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Como se inscrever no Pinterest?

Ao acessar o site, você pode criar um conta com seu e-mail, vinculada ao Facebook ou ao Gmail. Preencha todos os campos solicitados, e, por fim, marque seus interesses. Com isso, a rede social já poderá montar o seu feed, sugerindo publicações da maneira que mais lhe atraia.

Mas, claro, você poderá procurar pelos outros interesses quando já tiver uma conta, pois o Pinterest não permite visualizar nenhuma página sem um login.

Como usar o Pinterest?

O layout é simples e bem intuitivo. Dá uma grande visibilidade para as imagens publicadas, pois são fundamentais para essa rede social. Além disso, você também pode colocar links vinculados às fotos.

Uma particularidade é que cada postagem – ou seja, cada foto – é chamada de Pin. Você pode criar boards – que são pastas – das coisas de que mais gosta, tal como um para viagens e outro para decoração, por exemplo. Você também pode escolher o nome dessas categorias, organizando seu perfil e guardando informações importantes para você.

Para criar um pasta, você pode acessa o ícone + na página inicial e clicar em “criar um board”. Coloque o nome desejado e marque se ele será secreto – só você e seus amigos poderão acessá-lo – ou não. Então, toque em “criar”. E, para fazer uma pasta enquanto você está salvando um Pin, é só clicar em “salvar” no topo direito da foto selecionada, e depois em “criar um board”. Para os dois processos, você precisa dar um nome para a pasta.

Já para salvar fotos na pasta, ache um Pin do seu interesse. Quando você passar o mouse por cima dele, uma caixa vermelha irá aparecer perguntando se você deseja salvá-lo. Aí, basta escolher a pasta que mais combina ele e pronto. Também é possível marcar a localização da foto, na opção “lugar”.

No seu perfil, aparecerá uma entrada no canto esquerda que permite que você possa configurá-lo. Coloque foto, nome, e-mail. É possível também criar os novos Pins ou visualizar os que você já tem. 

Caso você queira visualizar mais detalhes sobre um Pin, basta abri-lo e você terá informações como a fonte original – à qual ela está vinculada. Como em toda rede social, é possível fazer comentários e compartilhá-lo com outras plataformas. E, para isso, basta clicar em “pint it”.

Encontrando amigos e boards

Relembrando a diferença entre Pin e boards, o primeiro são as publicações enquanto o segundo, as pastas que você pode criar para guardar Pins. É muito comum noivas entrarem no Pinterest e reunirem fotos sobre casamentos de que elas mais gostam na rede e guardá-las numa pasta. Outra funcionalidade comum é alguém que está viajando salvar imagens dos lugares que pretende visitar. E, claro, para empresas, a vantagem é fazer boards de produtos ou serviços.

Você pode deixar os boards privados ou públicos. Se forem abertos, todos podem ver seus Pins e pastas, e compartilhá-los ou comentá-los. Se forem privados, apenas amigos vinculados à sua conta podem ver seus conteúdos. 

Na página inicial, você encontra uma barra de pesquisa. Ela serve para encontrar tanto Pins quanto amigos. Mas, caso queira, você pode adicionar os amigos importando o contato deles de outras redes sociais. Para isso, acesse seu perfil no Pinterest e clique no menu. Procure por “encontrar amigos” e selecione a rede social da qual deseja fazer a importação. As opções são Facebook, Twitter ou WhatsApp.

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Curiosidades

O Pinterest é uma rede social que apresenta mais mulheres do que homens, sendo que elas representam quase 70% dos seus usuários. Um dado curioso é que 50% delas já apresentam pelo menos um filho.

Outro ponto a ser destacado é que mais de 20% dos seus usuários compram produtos que viram nessa rede social. Com isso, mostram-se o poder e a força que o Pinterest tem, principalmente, para empresas. Esse dado é um ótimo número para incentivar o investimento de esforços do social media da sua companhia.

Segundo o próprio Pinterest, são em média 2 bilhões de pesquisas mensalmente. E, dessas, cerca de 300 milhões são por imagens. As categorias mais populares no site são “casa”, com 17%, “artes e trabalhos manuais”, com 12%, “estilo e moda” somam 11%, “comida”, 10%, e “inspiração”, 9%. Por isso, se sua empresa atua em algum desses ramos, vale a pena considerar trabalhar nessa rede social.

Pinterest Labs

Vendo o tamanho da expansão dessa rede social, criaram o Pinterest Labs. Utilizando inteligência artificial, e reunindo vários pesquisadores, cientistas e engenheiros, foi desenvolvido um sistema de reconhecimento de imagens, um modelagem de usuário, um sistema de recomendações e uma análise de Big Data.

Com a colaboração de diversas universidades americanas, tais como Universidade da Califórnia e Universidade de Stanford, irão disponibilizar no link labs.pinterest.com os aprendizados do Labs por meio de pesquisas, conferências, ou dentro da própria academia.

Todos os resultados sobre a inteligência artificial e o Big Data estarão disponíveis para a comunidade, com acesso livre aos interessados.

A pretensão é atingir muitos objetivos. Mas, principalmente, entender melhor esse conjunto de dados e imagens digitais, o que permitirá analisar melhor os padrões dos usuários e, assim, melhor atendê-los. Por exemplo, temos a oferta de sugestões melhores, prevendo o comportamento do consumidor.

É realmente impressionante o tamanho que o Pinterest está atingindo, não só nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. É uma rede social de aprendizado e inspiração, que realmente nos traz boas ideias, estejamos nós no trabalho, em casa ou no escritório. São imagens e sugestões que realmente podem nos ajudar no dia a dia.

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