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IGTV: tudo sobre a ferramenta do Instagram

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O Instagram comemorou a marca de 1 bilhão de usuários, em 2018, com o lançamento da sua plataforma de vídeos, a IGTV. A rede social que ganhou popularidade por ser um espaço para postagem de fotos se rendeu ao protagonismo do formato em vídeo para atender uma demanda de mercado que não podia mais ser negada.

Nos últimos anos o Instagram virou uma poderosa ferramenta de marketing, e quase 65% dos usuários de internet afirmaram que assistir vídeos influencia em sua decisão de compra. Isso, segundo pesquisa de mercado realizada empresa WordStream. Além disso, o formato é apontado como favorito dos usuários, e o responsável por gerar maior engajamento e melhor adaptar-se ao consumo de conteúdo através de dispositivos móveis, outra tendência comprovada.

Ficou interessado em explorar os recursos da ferramenta? Então, vamos entender como ela funciona e como usá-la para ser uma aliada em aumentar a audiência do seu perfil no Instagram.

Por que o Instagram apostou no IGTV

O sucesso dos conteúdos em vídeo é tanto que foi criado um nicho dentro do marketing digital para trabalhar com estratégias específicas, o vídeo marketing. Conforme números do Youtube, todos os dias bilhões de horas em vídeo são assistidas por meio da plataforma, a preferida dos usuários para este tipo de mídia. A explosão do Youtube e os dados de diversas pesquisas comprovando a escolha dos usuários por conteúdos audiovisuais voltaram definitivamente o olhar dos desenvolvedores de Facebook e Instagram para o formato.

Televisão mobile e vídeos de alta qualidade

No lançamento a marca anunciou a ferramenta como uma nova forma de assistir à televisão via mobile. Ou seja, deixou clara a sua intenção de atingir esse público crescente, que navega em redes sociais quase exclusivamente por dispositivos móveis.

Para isso, buscou apropriar-se de características da TV tradicional, como o formato de programações automáticas, canais por categorias específicas e alguns recursos visuais, como o tradicional “chuvisco” de aparelhos televisores antigos, na transição dos vídeos publicados.

Leia também: O que é a carreira de digital influencer?

Vídeos em alta qualidade de até 1 hora

Antes do IGTV, os vídeos postados no Instagram podiam conter pouco tempo, sendo somente um minuto no feed e 15 segundos nos stories. A nova ferramenta trouxe a possibilidade de subir vídeos longos, de até uma hora, mas não somente isso.

Os conteúdos devem ser produzidos com o celular ou uma câmera e depois passados para a rede social através de upload. Diferente dos stories, não é possível criar um vídeo diretamente no IGTV. O formato deve ser vertical ou horizontal e pode ter alta definição com suporte até 4K.

A plataforma também possui um aplicativo próprio, que está disponível gratuitamente tanto para Android quanto para iOS. O app é completamente autônomo, mas está 100% integrado ao Instagram. Você pode escolher usar o IGVT de qualquer uma das duas formas.

Leia também: Como ganhar dinheiro com as redes sociais. Veja no nosso e-book gratuito!

Como funciona o IGTV

De maneira geral a plataforma tem funcionamento e objetivos parecidos com o Youtube, ainda que opere dentro do Instagram. Basta ter um perfil na rede social para assistir aos conteúdos postados na TV, e para isso não é necessário criar o seu canal.

O ícone da ferramenta foi adicionado no canto superior direito da página inicial de todos os perfis, ao lado do ícone de direct ou mensagem privada.

Ao selecionar o ícone e entrar na plataforma, aparecem os vídeos postados. Além de um vídeo principal que roda automaticamente, há quatro opções de abas para navegação. São elas:

Interação entre usuários

A interação com os conteúdos do IGTV é similar à das postagens no feed. É permitido curtir, comentar, compartilhar por direct e salvar os vídeos favoritos. Também é possível escolher a opção Explorar para buscar conteúdos que sejam do seu interesse. A busca pode ser feita, por exemplo, por nome de canal, conteúdo ou acesso a listas por categoria.

Como criar um canal no IGTV

Criar o seu canal no IGTV é bastante simples. Você pode baixar o aplicativo específico ou fazê-lo diretamente no app do Instagram.

Nesse caso, selecione o ícone da ferramenta, em seguida vá ao ícone de configurações e escolha a opção “criar conta”. O canal será criado automaticamente e levará o nome do seu perfil.

Como postar os vídeos no IGTV

A interface do IGTV é bastante intuitiva, e, para publicar um conteúdo, basta você seguir alguns passos. Primeiro, fique atento para as configurações, pois os vídeos devem ter até 5,4GB e resolução de até 4K.

Ao entrar no IGTV, seja pelo Instagram ou pelo aplicativo próprio, no seu perfil irá aparecer um sinal de “+”, que você deve selecionar para começar a postagem. Em seguida, você deverá escolher o vídeo em sua galeria, adicionar uma descrição e um título.

No próximo passo, você irá optar por compartilhar o vídeo no seu Facebook ou não, e também se quer que seja publicada uma prévia do conteúdo no seu feed do Instagram. Depois, é só clicar em Publicar, e seus amigos serão notificados de que você postou no canal do IGTV.

O que postar no IGTV

O Instagram faz parte naturalmente da vida da maioria dos usuários de redes sociais, e já estamos acostumados com seus formatos e conteúdo. Mas, quando a rede social lança uma nova ferramenta com proposta diferente, surge o questionamento de como explorar da melhor forma as suas potencialidades.

Porque, se a ideia fosse publicar no IGTV as mesmas coisas que publicamos no Instagram, não seria necessária uma nova plataforma, certo? Sendo assim, listamos algumas dicas de conteúdos para você começar a publicar no IGTV e conseguir atrair a audiência dos seguidores.

Conteúdos educativos

A primeira coisa que você precisa entender é que o formato de vídeos mais longos geralmente requer que o conteúdo seja realmente relevante. Diferente do stories, que comporta vídeos rápidos de qualquer coisa, no IGTV é importante conseguir prender a atenção do espectador. Afinal, é preciso convencê-lo a ficar mais de alguns segundos assistindo à sua publicação.

Os vídeos com conteúdo educativo são sempre uma boa alternativa. As pessoas usam muito a internet para aprender. Desde como fazer um bolo de chocolate até como consertar um equipamento eletrônico. Pare e analise: O que você poderia ensinar pelo seu canal no IGTV?

Curiosidades

Outra estratégia que costuma funcionar com vídeos é falar sobre fatos curiosos. A curiosidade é algo que prende a atenção das pessoas, e elas vão querer assistir a um conteúdo que mostre algo novo, interessante ou inusitado. Você pode escolher um tema que domine e buscar informações novas sobre o assunto, dados que o público não costuma acessar ou saber. Depois, basta pensar em formas de gravar isso em vídeo e postar para começar a medir o interesse do seu público.

Humor

Se você tem qualquer habilidade para fazer as pessoas rirem, o sucesso está garantido. Os vídeos de humor costumam ser os que mais atraem o público. Usar humor para abordar qualquer tema é uma fórmula que não costuma falhar, afinal quase todos os assuntos podem ser tratados com descontração. No entanto, certifique-se de que o conteúdo tenha qualidade e seja espontâneo.

Estilo de vida e tutoriais

O público de redes sociais adora acompanhar estilos de vida que gostariam de seguir, com os quais gostariam de aprender. Se você possui hábitos no seu dia a dia que podem ser compartilhados, ensine os seus seguidores a fazer igual.

Crie tutoriais e passo a passos e gere inspiração mostrando os seus resultados. O material pode ser sobre os mais variados assuntos: alimentação, atividade física, rotina de trabalho, entre outros. Use a criatividade para explorar as suas potencialidades e não tenha medo de experimentar.

Nessa febre de redes sociais que usam vídeos como elemento de destaque, destaca-se o Tik Tok, atualmente a startup mais valiosa do mundo. E o app é mais baixado do que o Instagram nos EUA. Caso você queira saber mais, nós preparamos um artigo somente sobre o Tik Tok. Vale a pena dar uma conferida.

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