Quem ainda não recebeu uma oferta de garantia estendida na compra de um eletrodoméstico? É bem comum, não é mesmo? O vendedor insiste que é uma boa ideia e que somente a garantia original do produto pode não ser suficiente em caso de problemas ou defeitos. Para isso, basta pagar um valor a mais e a garantia passa a valer por mais tempo.
No entanto, existem vários cuidados que você deve tomar ao contratar uma garantia estendida para um produto. Mas afinal, o que é essa garantia estendida e para que ela serve? Saiba agora!
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Quais são os tipos de garantia?
Primeiramente, vamos explicar os tipos de garantia que existem:
- Legal: essa garantia é prevista pelo CDC, o Código de Defesa do Consumidor. Ela é gratuita e não precisa ter nenhum contrato por escrito. Ela tem duração de 30 dias a partir da data de compra para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis;
- Contratual: esse tipo de garantia é concedida por escrito com as condições oferecidas. Ela é complementar à garantia legal, segundo o artigo 50 do CDC. Seu prazo é normalmente de 9 meses, onde somando-se aos 90 dias de garantia legal, é divulgada como “um ano de garantia”;
- Estendida: é uma forma de seguro que estende ou complementa a garantia contratual. Vamos falar mais dela agora.
O que é a garantia estendida?
Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a garantia estendida na verdade é um seguro. Ela tem como objetivo fornecer, mediante pagamento, a extensão da garantia de um bem adquirido por um período determinado de tempo.
Ela é considerada um seguro por conta de cinco elementos básicos:
- Risco: possibilidade de algo ocorrer, causando prejuízo ao consumidor;
- Segurado: dono da mercadoria;
- Segurador: empresa que assume o risco;
- Prêmio: pagamento do valor do seguro;
- Indenização: reparação do prejuízo.
Dessa forma, é feito um contrato onde uma das partes se obriga, mediante o pagamento de um valor, a indenizar a outra em um eventual prejuízo.
Muitas vezes, a garantia estendida tem como finalidade aumentar o prazo que o fabricante já oferece. Dessa forma, ela começa a valer quando termina a garantia contratual e tem as mesmas condições de cobertura.
Ela também pode ser complementar, aumentando as condições de cobertura que foram oferecidas inicialmente na garantia contratual.
De tal forma que é muito importante que o consumidor faça a comparação entre as garantias oferecidas para saber se vale a pena ou não contratar esse tipo de seguro.
Tipos de garantia estendida
São 3 os tipos de garantia estendida:
- Original: cobertura igual ao seguro contratual do fabricante, no entanto acrescenta algum benefício como troca do produto, por exemplo;
- Ampliada: é aquela que o tempo é somado à garantia original do fabricante;
- Diferenciada: são acrescidos benefícios mas o tempo do seguro é menor que a original.
O que deve ser especificado no contrato?
Toda vez que você for contratar uma garantia estendida, deve exigir que as seguintes informações estejam de forma clara no contrato:
- os direitos que serão adquiridos com a contratação da garantia estendida;
- prazo de garantia que o fabricante oferece;
- tudo o que não está coberto pela garantia;
- quais os termos de cancelamento do contrato;
- o valor total que será pago pela garantia estendida.
É importante também saber que, ao contratar a garantia estendida, a loja deve assumir a responsabilidade que, caso a seguradora recuse em dar atendimento e a assistência técnica afirme que não há conserto, o fabricante deve devolver o valor total do produto, mais o valor pago pela garantia estendida.
Por que as lojas oferecem garantia estendida?
Atualmente, a garantia estendida se tornou um grande negócio para as redes varejistas, sobretudo em relação ao resultado financeiro. De tal forma que praticamente todas oferecem o serviço.
Segundo notícia do site 6 Minutos, somente a loja Magazine Luiza, por exemplo, faturou entre janeiro e setembro de 2019 a quantia de R$ 39,1 milhões somente de juros das vendas de garantia estendida.
Durante o mesmo período, segundo a Susep, o faturamento total com a cobrança desse tipo de seguro foi de R$ 2,3 bilhões no país. Enquanto que as despesas das seguradoras foi de R$ 260,6 milhões. Em outras palavras, as despesas foram equivalentes a 12,5% do total.
Essa baixa sinistralidade, ou seja, poucas despesas em relação à quantidade de seguros feitos, normalmente é devido ao fato de que muita gente não exerce seus direitos por diversos fatores, como o local para realização de assistência técnica, por exemplo.
As lojas também oferecem outros tipos de seguros
Além disso, as lojas também oferecem outros tipos de seguro, como: seguro-desemprego, contra roubo ou furto, residencial, acidentes pessoais, entre outros.
É importante lembrar ao consumidor que nenhuma venda pode estar atrelada à compra de algum tipo de seguro, pois, dessa forma, caracteriza venda casada, o que é um crime.
Vale a pena contratar a garantia estendida?
Antes de tomar a decisão de contratar ou não a garantia estendida, o consumidor deve avaliar uma série de fatores, tais como:
- por quanto tempo você pretende usar o produto;
- se o tipo de cobertura oferecida vai atender às suas necessidades;
- por quanto tempo vale a garantia estendida;
- se prevê a troca do aparelho em caso de defeito;
- valores contratados na hora da devolução do dinheiro.
Dessa forma, você precisa avaliar se o valor gasto com a garantia estendida valerá a pena em relação ao tempo que você pretende usar o produto.
Também é importante lembrar que nenhum tipo de seguro cobre um mau uso do produto. Ou seja, se você deixá-lo cair, por exemplo, e ele quebrar, a garantia não cobre o conserto nem a troca por outro.
Ler o contrato e saber todos os pormenores também é de extrema importância, isso porque muitos consumidores não são totalmente informados sobre o que a garantia cobre e acabam se arrependendo depois caso precisem usar.
Os celulares, por exemplo, na maioria das vezes não têm cobertura total, principalmente quando se trata de furto.
Como saber se o valor da garantia estendida está correto?
A garantia estendida normalmente custa entre 8% a 15% do valor do bem adquirido. No caso dos celulares, o valor pode custar de 15% a 30% do valor e são os que têm maior número de contratação.
Como avaliar o custo-benefício da garantia estendida?
Levando em consideração o valor que será pago pelo seguro da garantia estendida, o consumidor deve avaliar quanto custa para consertar o produto comprado. Isso porque o reparo de alguns produtos podem chegar a 40% do valor do produto.
Os celulares, por exemplo, têm muita facilidade em serem roubados caso o consumidor utilize o aparelho na rua. Dessa forma, talvez vale a pena ter um seguro por conta do valor pago.
A garantia estendida também pode ser vista como uma alternativa vantajosa para consumidores de baixa renda que teriam muita dificuldade em adquirir um novo produto. Dessa forma, torna-se mais fácil pagar as parcelas da garantia, que normalmente cabem no orçamento.
Dessa forma, os itens que tem maiores índices de seguros são:
- Aparelhos de Blu-ray;
- Colchões;
- Estofados;
- Geladeiras;
- Máquinas de lavar;
- Móveis;
- Produtos de informática;
- Produtos eletrônicos de baixo valor;
- TVs.
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E você, já contratou alguma vez a garantia estendida? Conta pra gente se valeu a pena!
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Até a próxima!