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Como bloquear ligações de telemarketing?

bloquear ligações

Sem dúvidas a possibilidade de bloquear ligações de telemarketing sempre foi um desejo da maioria dos brasileiros. Afinal, quem nunca perdeu a paciência com chamadas inoportunas de marcas tentando vender seus produtos? Prova disso, é que em apenas 12 horas de funcionamento o site Não Me Perturbe recebeu quase 330 mil solicitações de bloqueio para chamadas de telemarketing.

A plataforma entrou em funcionamento este ano em uma iniciativa das prestadoras de serviços de telecomunicações (telefonia móvel e fixa, TV e internet). A formalização pela Anatel deu início ao serviço no mês de julho. O objetivo da página é permitir que o usuário de telefone fixo e móvel tenha garantido o direito de não querer receber esse tipo de chamada.

Bloquear ligações: como solicitar

O procedimento para bloqueio das chamadas de telemarketing pelo Não Me Perturbe é bastante simples. Você precisa apenas realizar um cadastro e  informar o número do telefone para o qual deseja bloquear ligações.

Neste momento você também irá selecionar as empresas das quais não quer receber contatos telefônicos. As empresas participantes da iniciativa são Claro/Net, Nextel (que foi adquirida recentemente pela Claro), Oi, TIM, Vivo, SKY, Algar e Sercomtel.

O bloqueio é efetivado em até 30 dias consecutivos e é possível acompanhar o andamento do processo realizando login no site. Vale ressaltar que ligações feitas com fins de pesquisa ou de outras empresas que estão fora da iniciativa não podem ser bloqueadas através desta página.

Como medida de segurança, o site deixa claro que a plataforma ainda não possui um aplicativo para smartphone e não solicita qualquer dado pessoal ou bancário dos usuários.

Também está informado na página que a iniciativa não envia e-mail com arquivos executáveis para os endereços cadastrados.

Confira um passo a passo de como solicitar o bloqueio de chamadas no site Não me Perturbe.

Faça o seu cadastro

O primeiro passo para bloquear ligações de telemarketing das empresas participantes da iniciativa é realizar o cadastro no site.

Para isso, na página inicial você deve selecionar a opção Solicitar Bloqueio que levará para uma área de login.

Clique em solicitar bloqueio

 

Desta vez escolha Quero me Cadastrar e preencha o formulário com seus dados pessoais, sendo nome, CPF e e-mail. Também será solicitado que seja criada uma senha de acesso. Em seguida você deve localizar a mensagem de confirmação na caixa de entrada do e-mail informado e clicar no link para confirmação de registro.

Há um detalhe importante que deve ser considerado, a linha telefônica para a qual você deseja bloquear ligações deve estar vinculada ao CPF informado no cadastro.

Por isso, certifique-se de que você é o titular da linha, seja ela fixa ou móvel.

Solicitando o bloqueio

Concluído o cadastro no site, você deve acessar novamente a opção Solicitar Bloqueio e fazer login com a senha criada no preenchimento do formulário.

Na tela seguinte você irá informar o número do telefone para o qual deseja solicitar o bloqueio. Nesse momento também irá escolher as empresas das quais deseja não receber mais chamadas. Após isso, clique em Cadastrar Telefone. Será gerado um comprovante de solicitação que você pode guardar em PDF ou imprimir.

Se você precisa pedir o bloqueio para mais de um número deverá repetir o procedimento de solicitação para cada um deles. Leve em consideração que todos os números precisam estar vinculados ao seu CPF. Se não for o caso, um novo cadastro deve ser criado para cada titular das linhas.

Como saber se o número está com o bloqueio?

Na página inicial do site há ainda duas outras opções de serviços. Um deles é para acompanhar o andamento das suas solicitações.

Para isso, selecione a opção Consultar e faça seu login na plataforma. Nesta seção você poderá ver a lista com os números telefônicos cadastrados através da página e quais empresas estão bloqueadas para realizar chamadas.

Ainda pelo menu da página inicial você poderá desbloquear uma linha que está programada para não receber as ligações de telemarketing. Para isso você precisa fazer o login e proceder com o pedido de desbloqueio.

Não cumprimento de prazo e reclamações

A Anatel é responsável por monitorar o cumprimento do prazo de 30 dias estabelecido para bloqueio. Se as empresas não respeitarem estão sujeitas a multas que chegam a R$50 milhões, conforme previsto nas regras reguladoras da iniciativa.

Se após a confirmação do processo você detectar que continua recebendo ligações das empresas para as quais solicitou o bloqueio deverá entrar em contato com a plataforma. A reclamação pode ser feita através da opção Contato no menu da página ou diretamente com a Anatel, neste artigo explicamos como fazer uma reclamação na Anatel.

Bloquear ligações através do Procon

Antes do site Não me Perturbe entrar no ar, a principal alternativa para deixar de receber ligações indesejadas era solicitar o bloqueio através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Acontece que a atuação deste órgão é regional e o pedido para bloquear ligações só pode ser feito nos Estados em que a lei do bloqueio esteja em vigor. Isso acontece, por exemplo, no Paraná, em Santa Catarina, em Minas Gerais e em São Paulo.

Por outro lado, a bloqueio de chamadas através do Procon é mais abrangente e inclui empresas de outras áreas, como bancos, além das que participam da iniciativa com a Anatel.

Sendo assim, a melhor alternativa seria usar os dois serviços de forma conjunta. Ou seja, se você tem a possibilidade de realizar o pedido para bloquear ligações de telemarketing através do Procon da sua região pode fazê-lo e também cadastrar as suas linhas telefônicas na página Não me Perturbe.

Como bloquear mensagens SMS das operadoras

Além das chamadas de telemarketing, no celular também temos que lidar com as mensagens SMS inconvenientes.

Esta é uma prática muito utilizada pelas operadoras de telecomunicações para contatar seus clientes. O serviço costuma ser útil quando trata de informações sobre o plano de celular e internet. No entanto, em geral, a maioria das mensagens costumam ter conteúdo promocional.

A boa notícia é que uma resolução da Anatel garante ao consumidor o direito de optar por não receber mensagens SMS enviadas pela sua operadora de telefone.

A suspensão do envio de SMS promocional deve ser feito diretamente com cada empresa pelos serviços de atendimento ao clientes. Algumas operadoras oferecem ainda a possibilidade de cancelar o recebimento com o envio de uma mensagem de texto. Confira abaixo como proceder com cada operadora.

  • Vivo – envie um SMS para o número 457 com a palavra SAIR ou ligue para *8486.
  • Tim – envie SMS com a palavra SAIR para 4112, a operadora envia uma resposta confirmando o cancelamento do serviço.
  • Oi – envie um SMS com a palavra SAIR para o número 55555 ou utilize o aplicativo Minha Oi.
  • Claro – quando receber um SMS promocional responda gratuitamente com a palavra SAIR ou envie diretamente a mensagem com a palavra para 888. Você também pode ligar para o número 1052.
  • Nextel – você precisa entrar em contato diretamente com a operado através de um canal de atendimento.

Saiba mais sobre como cancelar serviços de SMS aqui.

Aplicativos para bloquear ligações

Ademais das alternativas formais para o bloqueio de chamadas indesejadas, no celular você ainda pode usar do artifício de baixar um aplicativo que impeça o recebimento de ligações de telemarketing.

Temos um artigo completo no nosso blog que mostra quatro opções de apps que podem te ajudar nessa tarefa. Os aplicativos que listamos são gratuitos, ainda que ofereçam opções pagas, e compatíveis com os sistemas Android e iOS. Entre as ferramentas, alguns deles também ajudam a identificar golpes telefônicos.

Gosta de estar sempre bem informado sobre o mundo da tecnologia? Acompanhe o nosso blog!

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