Como cancelar SMS de ofertas das operadoras do Brasil

O envio de SMS de ofertas das operadoras do Brasil é algo que vem crescendo no país. Isso se deve pela facilidade que as empresas encontraram no SMS corporativo, a fim de divulgar seus produtos. Mas para quem não quer fechar ou mudar seus pacotes promocionais, o cancelamento dos recebimentos é o melhor negócio a ser feito. Neste artigo, a gente ensina como cancelar SMS de ofertas das operadoras.

Parece difícil, mas é muito fácil acabar com esse problema. No passo a passo a seguir, explicamos como desabilitar este serviço. Para isso, você nem precisa falar com um atendente. 

Leia tambémSaiba como bloquear ligações de telemarketing com o app Não me Perturbe

Por que as empresas enviam tanto SMS?

Neste artigo falamos sobre a escolha das empresas por optar pelo envio de SMS. Este serviço é uma ótima opção porque aproxima a empresa do cliente e se tornou a melhor forma de lembrar assuntos importantes sobre a empresa para seus clientes. Quando a empresa envia um SMS Marketing, um torpedo comercial, ela quer alcançar mais vendas do seu produto.

Outro motivo, é que o celular não sai das mãos dos usuários. O que torna o Brasil o 5º lugar no ranking de usuários que mais passam tempo acessando o aparelho eletrônico. Assim, o celular é o meio mais fácil de aproximar empresas e clientes.

Esqueceu aquela fatura, reunião ou a consulta que estava marcada? O SMS é um recurso de lembrete. É uma ferramenta para confirmação de compromissos das empresas. Também serve para aviso de promoções personalizadas para os clientes e envio de códigos de desbloqueio de aplicativos das corporativas. Em geral, o SMS são torpedos de cobrança, marketing ou de atendimento ao cliente.

Leia também:  Plano de celular para empresas: descubra os melhores planos

Como o SMS se tornou um problema

Embora a facilidade que o SMS prevê para as empresas, ele se tornou um problema para os consumidores. Muitos clientes de operadoras brasileiras de telefonia móvel têm reclamado dos envios de torpedos com propagandas. 

A solução que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), reguladora das telefonias, foi dificultar o envio dessas propagandas. Para evitar que a oferta se torne um abuso, as operadoras devem agora oportunizar aos clientes o bloqueio do serviço excessivo de torpedos comerciais. 

Antes disso, as empresas podiam enviar SMS à vontade, sem restrição de bloqueio e ainda exigiam o aceite das propagandas nas cláusulas dos contratos de prestação de serviço e no regulamento de promoções, o que é errado. Em razão disso, a Anatel decidiu mudar as regras. 

A determinação está fundamentada no Art. 3º, XVIII da Resolução nº 632/2014 da Anatel.  Para entender mais sobre seus direitos de consumidor, confira o site da Anatel.

A determinação em 2012

Essa determinação é de 2012, mas muita gente ainda não sabe que é possível deixar de receber SMS indesejados com ofertas de produtos. Durante dois meses daquele ano, de 20 de julho e 20 de setembro, os usuários foram avisados por mensagem com orientações de como cancelar SMS de ofertas das operadoras de telefonia móvel.

A mensagem continha a seguinte informação: 

“Por determinação da Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta Prestadora, envie SMS gratuito com a palavra SAIR para XXXXX”

Se você nem sabia disso e só ficou sabendo após 8 anos, saiba que ainda é possível excluir o serviço de publicidade das operadoras.

Como excluir propagandas no celular

Você já deve ter recebido esse tipo de SMS de ofertas no seu celular. Eles são de variados tipos de propagandas, como planos de pacote de internet, mudança de plano pré para pós de celular, assinatura de TV a cabo, dentre outros. 

Com o fim de divulgar apenas os produtos, algumas mensagens são impossíveis de responder. Chegam por lista de transmissão de grupos criados pelas empresas para envio de ofertas que impossibilitam a resposta do cliente. Assim, a ideia é apenas informar.

Além disso, temos uma novidade, mesmo que você nunca tenha recebido ofertas por SMS, ainda assim, você pode cancelar o serviço. Vamos as dicas.

Para se libertar desse problema, siga o nosso passo a passo abaixo. 

Leia também: Operadoras podem exigir fidelidade?

Passo a passo

O recebimento dessas mensagens pode ser cancelado pelo consumidor, a qualquer momento. Basta cancelar o seu número do recebimento de SMS publicitários com as telefonias celulares.

Com a operadora Oi

Nem precisa fazer ligação. Basta enviar um SMS para 55555 com o texto ‘SAIR’ que o serviço é desativado na hora.

Com a operadora Claro

Para cancelar o serviço pela Claro, basta responder a alguma mensagem de propaganda recebida com a palavra ‘SAIR’. Mas, se você não quer esperar até receber uma mensagem da operadora, envie a palavra ‘SAIR’ para o número 888. Pronto!

Com a operadora Vivo

Para cancelar as mensagens, algumas não tem como responder direto a mensagem de propaganda, pois são bloqueadas. Para cancelar o serviço, envie um SMS com a palavra ‘SAIR’ para 457.

Com a operadora TIM

Para isso, basta bloquear o serviço, basta enviar um SMS para 4112 com a palavra ‘SAIR’.

Viu como é fácil?

Como resultado, você cancela a autorização e a empresa é obrigada a cancelar o envio de sms de ofertas para o seu celular. Caso o processo não seja concluído com êxito, entre em contato com a ANATEL.

Vale a pena cancelar o SMS?

Esta é uma dúvida cruel para quem não sabe se um dia vai precisar do serviço de SMS de ofertas no celular. Apesar de incomodar, o SMS Marketing pode beneficiar muitos usuários que não querem perder tempo procurando soluções de serviços. Como a empresa traça o perfil do usuário, pode ser que o SMS venha com um pacote adequado para aquele determinado usuário. Cancelando o serviço, quem sai perdendo é o cliente.

Sem dúvida, algumas operadoras podem exagerar no envio de mensagens e fazer com que o cliente assine algo que não queira, por um simples descuido em enviar um SIM para saber mais da oferta. Caso isso aconteça, reclame com a Anatel. 

Em compensação, sem propagandas excessivas no celular, o consumidor pode buscar algo que realmente esteja disposto a pagar. A busca pode ser feita no site da empresa sem precisar ficar recebendo SMS de ofertas.  

Antes de tudo, certifique-se das suas prioridades de SMS que deseja receber pelo seu celular. Você deve avaliar o que é melhor para a sua comodidade: continuar recebendo ou cancelar o serviço de vez. 

Às vezes, é melhor ficar inteirado de forma rápida do que ter que sair procurando promoções nas suas operadoras.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog Compara Plano e fique inteirado sobre o mundo da tecnologia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *