Pular para o conteúdo

Saiba quais são os problemas de Wi-Fi mais comuns e como resolvê-los

problemas de wi-fi

Que atire a primeira pedra quem nunca enfrentou problemas de wi-fi. Apesar de trazerem toda a praticidade do fim da dependências dos cabos, as redes sem fio não estão imunes aos mais diversos contratempos — que podem ser mais comuns do que você imagina. Mesmo com o avanço em questões como a velocidade de transmissão de dados, a praticidade do wi-fi está sujeita a diversas interferências cabíveis em conexões baseadas em ondas de rádio. Alguns destes contratempos, contudo, podem ser resolvidos.

Leia também: Como colocar wi-fi no carro

Os oito problemas de wi-fi mais comuns 

Você tem certeza de que está conectado à internet mas constantemente enfrenta uma lentidão para navegar? Seu problema pode ser uma das cinco causas mais corriqueiras, e há uma explicação lógica por trás disso. 

Conexão lenta

A primeira delas é que talvez você esteja muito longe do roteador. Com zonas de alcance certamente limitadas, as redes não oferecem coberturas muito extensas em questão de espaço. A solução é simples: ou você, ou o roteador precisam mudar de lugar.

Opte sempre por locais com pouca interferência — evitando grandes objetos, por exemplo —, sobre mesas ou em móveis abertos de alturas elevadas. As antenas do roteador devem estar sempre apontando para cima. Caso ainda não consiga o alcance desejado, também é válido movê-lo para uma região mais central do cômodo. Em último caso, sempre é possível investir em um replicador de sinal para tentar alcançar os espaços afastados.

Falta de banda larga 

Outro motivo comum é a falta de banda larga. É normal que conexões simultâneas tenham tendências a causar problemas de wi-fi. Isso quer dizer que quando você conecta notebooks, tablets, smartphones e SmartTVs à mesma rede se wi-fi, a velocidade total da rede acaba sendo dividida entre todos os usuários. Para resolver o problema, basta desconectar todos os dispositivos que não estão sendo utilizados no momento. Caso isto não seja possível, a solução pode ser uma conexão direta ao roteador feita com um cabo Ethernet CAT-5.

Há, ainda, uma possibilidade de que sua wi-fi esteja sendo invadida por usuários indesejados. Para evitar esta inconveniência, certifique-se sempre de configurar a segurança da rede com uma senha forte — que é caracterizada pelo uso de ao menos oito caracteres, com alternância entre letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos — ou um codificador. Se nada disso resolver os problemas de wi-fi, talvez a saída seja realizar mesmo um upgrade no seu plano de internet. 

Leia também: Adaptador Wi-Fi ou Placa? Veja as principais diferenças

Interferência

A terceira causa mais corriqueira é a interferência. É normal que os roteadores, ao saírem de fábrica, operem em uma mesma faixa de frequência de 2.4 GHz. Como a maioria das pessoas mantém as configurações inalteradas durante a instalação das redes de WiFi, as frequências-padrão tendem a ficar congestionadas e mais suscetíveis aos ruídos.

Alguns itens eletrônicos, como os aparelhos de microondas e telefones sem-fio, também podem causar perturbações. Se você mora em prédios ou condomínios, pode ser provável que a internet do seu vizinho esteja interferindo na sua.

Como muitos dos modelos de roteadores modernos conseguem escolher automaticamente as frequências menos utilizadas, basta apenas reiniciá-los. A solução é simples: ligue e desligue o roteador, ou faça login no painel de administração para selecionar um canal diferente. As frequências de 5 GHz. costumam ser mais indicadas para garantir um sinal mais puro e limpo. 

Horário de pico

O penúltimo motivo de uma possível lentidão é o uso dos dispositivos em horário de pico. Principalmente em áreas urbanas, este congestionamento de rede é normal. Nestes casos, não há muito o que fazer senão tentar se programar para evitar utilizar a wi-fi nestes horários. Se possível, tente realizar suas tarefas em momentos em que você percebe que a velocidade é melhor. 

Roteador ultrapassado

A quinta e última causa pode ser um roteador ultrapassado. Como citamos anteriormente, diversos aparelhos eletrônicos podem causar interferências no sinal da rede. Roteadores antigos tendem a apresentar maiores problemas de wi-fi, principalmente quando disputam as frequências com equipamentos muito mais modernos. Para resolver, o ideal é efetuar a troca a cada dois anos. 

Leia também: Como funciona o Wi-Fi plus 360 da Claro NET

Sem conexão com a internet

O seu dispositivo não conecta de jeito nenhum? A dificuldade pode estar em alguma falha que acontece na comunicação entre o modem e o roteador. Nem sempre há uma explicação possível, mas a solução pode ser o famoso “desligar e ligar de novo”. Você pode retirar o roteador da fonte de alimentação e aguardar cerca de 30 segundos antes de ligá-lo outra vez, reiniciando a conexão.

Outra alternativa é voltar seu dispositivo às configurações originais de fábrica, resetando-o no lugar adequado — normalmente um buraco ou um botão na parte traseira do aparelho. 

Atualize seu driver

O reset não resolveu? Talvez o problema de wi-fi seja no driver de interface do wi-fi no seu computador. Você pode encontrá-lo buscando pelo software no site do fabricante. A reinstalação adequada pode resolver o problema, e a reinicialização do sistema pode conectá-lo outra vez à internet. Outra solução é utilizar a função “Solucionar Problemas”, disponível em todos os computadores Windows. Para acessá-la, dê um clique no ícone da wi-fi  em sua barra de tarefas e procure por “Configurações de Rede e Internet”. O Windows, então, mostrará possíveis causas e soluções para que a conexão possa voltar a funcionar.

Atualize seu roteador

Mas se isso também não der certo, o problema pode estar no seu roteador. Os pequenos bugs podem ser resolvidos com a atualização do firmware, um software interno do aparelho. O procedimento é semelhante ao anterior: após descobrir o número da versão do programa instalada no roteador (usando a seção “sistema”, “sobre” ou “ajuda”), vá até o site do fabricante e busque pela atualização. Seguindo as instruções de forma adequada, é provável que o problema seja resolvido. 

Caso nenhuma das soluções apresentadas neste artigo resolvam o seu problema, é muito provável que sua conexão tenha sido interrompida por alguma questão relacionada ao provedor do serviço. Neste caso, é recomendável que você entre em contato diretamente com a empresa. Desta forma, é possível descobrir se o problema compromete apenas sua região ou há algo de anormal com o fornecimento em geral. 

Leia outros artigos relacionados a tecnologia e telecomunicação no blog Compara Plano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *