Pular para o conteúdo

Meu WhatsApp não abre: veja como resolver o problema no app

meu whatsapp não abre

Com a frequente utilização dos meios de comunicação digital, muitas pessoas já tiveram algum problema no smartphone e computador, ou nos aplicativos mensageiros. Quem já não se perguntou “porque meu WhatsApp não abre?”, por exemplo. Mas se você está passando por isso, fique calmo! Existem algumas dicas que podem fazer o app retomar à atividade.

O WhatsApp é um dos aplicativos de conversa mais utilizados no Brasil e, realmente, ficar sem ele por algumas horas pode parecer desesperador. Sem contar o fato de muitas empresas usarem esse meio como uma forma de comunicação oficial com funcionários, colaboradores e clientes.  

Entretanto, nos casos de erros, muitas vezes a resolução pode ser simples, somente colocando em prática algumas ações. 

Confira a seguir, alguns motivos e dicas que preparamos para resolver o problema do seu WhatsApp.

Leia mais: Como ter dois Whatsapp no mesmo celular? Veja as opções!

Entenda de onde vem o problema 

Antes de realizar testes e ações para tentar restabelecer seu WhatsApp, você deverá identificar de onde vem esse problema, especificamente se é só no seu aparelho ou se todas as pessoas estão com a mesma dificuldade. Ou seja, se é um problema geral e temporário no app.

Caso esse problema seja generalizado, provavelmente trata-se de um erro ou ataque do aplicativo e não há nada a se fazer, senão esperar. Já se o WhatsApp das outras pessoas estiver funcionando mas o seu não, faça os teste a seguir.

Confirme se pode ser uma falha de conexão 

O primeiro teste que você deverá realizar é o da conexão à internet que o seu aparelho possui. É muito comum que a internet tenha oscilações, principalmente em regiões mais descentralizadas. Para fazer isso, confirme se você tem um plano de dados ativo ou se há uma conexão Wi-Fi com acesso à internet.

Em seguida, caso sua conexão seja por Wi-Fi, também é válido que você reinicie o roteador e espere alguns minutos. Teste também outros aplicativos do seu aparelho, ou outros navegadores. Neste momento também vale a pena reiniciar o aparelho. 

Você também pode gostar de ler: Whatsapp parou de funcionar? 8 dicas para resolver

Veja se tem atualizações disponíveis do aplicativo

As atualizações garantem o bom funcionamento do aplicativo, e como elas acontecem regularmente pode ser que o seu esteja desatualizado e por isso tem te feito se perguntar “porque meu WhatsApp não abre?”. Para verificar se é isso:

  • Abra sua loja de aplicativos; 
  • Pesquise o WhatsApp; 
  • E selecione “atualizar” caso tenha essa opção;
  • Pronto, em alguns minutos seu WhatsApp voltará a funcionar!

Limpe os dados do seu WhatsApp 

Pode ser que o seu aplicativo esteja “pesado” e por isso não esteja funcionando direito. Por isso, tente limpar os dados dele, com o seguinte passo a passo: 

  • Abra a tela inicial do seu smartphone;
  • Vá na opção “Configurações”;
  • Acesse “Aplicativos” e depois “Todos”;
  • Procure o aplicativo WhatsApp e clique nele;
  • Em seguida, selecione a opção para limpar o cache e os dados do app. 

Possivelmente com essa limpeza o aplicativo volte a funcionar.

Lembre-se também que você pode fazer isso regularmente antes que ele dê algum problema. Porém, tenha sempre backups atualizados, evitando assim perder arquivos importantes na limpeza.

Desinstale o app e instale novamente 

Outra alternativa que pode retomar o funcionamento do seu WhatsApp é excluir o aplicativo e instalar ele novamente. Mas lembre-se, tente fazer um backup antes desse procedimento, pois, caso contrário, você poderá perder algumas conversas e arquivos importantes. 

Saiba mais: Modo anônimo: saiba o que é e como funciona nos principais navegadores

Tentativa final: restaure os padrões de fábrica 

Depois de tentar todas as alternativas acima, e o seu WhatsApp ainda voltou não a funcionar, talvez seja a hora de avaliar a restauração do padrão de fábrica, ou seja, retomar o sistema do seu celular do mesmo jeito que quando ele chegou. 

Esse deve ser o último recurso de todos, visto que modificará tudo o que está em seu celular. Se optar por ele, faça um minucioso backup antes. 

O caminho para esse passo é, normalmente será: 

  • Abra as configurações do aparelho;
  • Clique em fazer backup e redefinir;
  • Escolha uma conta para fazer backup dos dados;
  • Pressione a opção “restaurar dados de fábrica” ou  também escrita como “restaurar padrões de fábrica”;
  • Aceite o aviso e clique em “restaurar”.

Peça ajuda ao aplicativo

Vale destacar que se nenhuma dessas alternativas te ajudar a solucionar o problema, você também pode entrar em contato com o atendimento do WhatsApp e solicitar a ajuda deles, pelos e-mails: 

  • Para Androids: android_web@support.whatsapp.com
  • Para iPhone: iphone_web@support.whatsapp.com
  • Windows Phone: wp_web@support.whatsapp.com
  • Web ou PC: webcliente_web@support.whatsapp.com
  • Outros: support@whatsapp.com

Veja ainda: Como recuperar fotos apagadas? Descubra o passo a passo completo

Para continuar acompanhando dicas semelhantes essa sobre o que fazer se meu WhatsApp não abre, acesse regularmente o blog Compara Plano. Aqui você lê as melhores informações sobre tecnologia, dicas, curiosidades e planos imperdíveis do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *