Whatsapp parou de funcionar? 8 dicas para resolver

whatsapp parou de funcionar

Você está no meio de uma conversa e de repente o WhatsApp parou de funcionar. É uma situação bastante incômoda que faz você perder o ritmo de uma conversa inteira. Mas, afinal, o que fazer nessa situação? Vamos dar 8 dicas infalíveis nesse post para resolver o problema.

Um dos meios de comunicação mais importantes do mundo na atualidade, o WhatsApp é a segunda maior rede social no Brasil, perdendo apenas para o Facebook. Além disso, ele é, normalmente, o meio de comunicação oficial de diversas pequenas empresas.

Ou seja, quando o WhatsApp para de funcionar, ele deixa diversas pessoas na mão. Acompanhe para saber o que fazer nessa hora.

Saiba maisComo desativar o WhatsApp? Veja duas formas de deixar o app offline

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Por que o WhatsApp parou de funcionar?

Ainda em julho de 2020, o WhatsApp parou de funcionar por alguns minutos. Era impossível enviar e receber mensagens. Tudo começou na versão web com o aviso “Conectando ao WhatsApp”.

Foram 16 mil reclamações não apenas no Brasil, como também em toda a América e Europa. Mas o que faz o WhatsApp parar de funcionar?

Nesse caso, foi uma instabilidade do próprio serviço, entretanto, muitas vezes pode ser um problema no seu aparelho celular. Dessa forma, vamos passar 8 dicas para você dar um jeito no seu WhatsApp caso ele pare de funcionar!

Whatsapp parou de funcionar? 8 dicas para resolver

Existem alguns motivos que fazem o WhatsApp parar de funcionar de vez em quando. No entanto, há razões que não podem ser controladas e você precisa acionar o suporte.

Seguem algumas dicas do que você pode fazer caso isso aconteça.

1. Apagar a conversa travada

Se o WhatsApp parou de funcionar durante uma conversa específica, pode ter acontecido algum problema que travou essa conversa.

Muitas vezes, principalmente em correntes, são enviados caracteres ocultos que travam a conversa. Isso acontece pois o aplicativo não suporta o peso da mensagem. Dessa forma, fechar e abrir o aplicativo pode resolver. Ou ainda, reiniciar o celular.

No entanto, é importante apagar a conversa para que não aconteça novamente. Então faça isso pelo WhatsApp web. Se for fazer pelo celular, apague o histórico de mensagens sem abrir a conversa, apertando e segurando a conversa e colocando na lixeira.

Se o WhatsApp parou de funcionar por conta do excesso de conversa, você pode arquivar alguns históricos de mensagens também. Para acessá-las, basta ir m “Conversas arquivadas”.

2. Verificar a conexão com a Internet

Se o WhatsApp não parou de funcionar em uma conversa específica, você precisa verificar sua conexão com a internet. Então, desative o Wi-Fi e ligue-o novamente para conferir se está funcionando. Dessa forma, tente acessar outro aplicativo ou site para ver se eles abrem.

Tente também reiniciar o modem, caso o problema seja realmente a internet. Você pode colocar seu smartphone em modo avião por 30 segundos e reconectá-lo ou desligar completamente seu aparelho e reiniciar.

Se isso tudo não for suficiente você vai precisar limpar o cache.

3. Limpar o cache

O cache é o lugar onde os arquivos temporários do seu smartphone ficam armazenados. Eles ficam nesse local para possam ser acessados mais rapidamente. Dessa forma, se o WhatsApp parou de funcionar, você pode forçar uma parada do aplicativo e limpar o cache do dispositivo.

Sendo assim, vá até as configurações e clique em “Aplicativos”. Procure o WhatsApp e clique em “Forçar parada”.

Depois disso, vá na opção “Armazenamento” e clique em “Limpar cache”. Daí é só iniciar o aplicativo novamente e verificar se ele voltou a funcionar.

4. Atualizar o WhatsApp

Muitas vezes o WhatsApp pode estar desatualizado, provocando um funcionamento inadequado do sistema e, dessa forma, é bom sempre verificar. Vá até a Google Play Store ou na App Store e verifique se há uma opção para atualizar o app.

Desse modo, não custa já atualizar os demais apps que estiverem desatualizados pois, muitas vezes, eles podem deixar seu celular mais lento.

Verifique também se o sistema operacional do seu aparelho também não está desatualizado.

5. Reinstalar o WhatsApp

Se você já tentou todas as opções acima e o WhatsApp ainda não voltou a funcionar, você pode reinstalar o app.

Para isso, você deleta o aplicativo e procura novamente para baixar. Você pode ainda procurar uma versão diferente do app para baixar para garantir.

6. Restaurar as configurações de fábrica

Restaurar as configurações de fábrica do seu smartphone também é uma opção. Entretanto, você precisa fazer backup das suas conversas antes, caso contrário você vai perder tudo o que tem registrado no WhatsApp.

Para isso, você deve ir até “Configurações”, clicar em “Fazer backup e redefinir” e depois “Restaurar dados de fábrica” ou “Restaurar padrão de fábrica”. Clique em “Restaurar”.

No entanto, é importante lembrar que reinstalar as configurações de fábrica vai alterar tudo o que você tem no seu smartphone. Desse modo, faça backup de todas as suas imagens, arquivos e conversas não apenas no WhatsApp como em todos os demais aplicativos.

7. Desativar a VPN

VPN é uma rede privada virtual, ou em inglês Virtual Private Network. Ela é uma rede de comunicações privada que oculta sua identidade online. Dessa forma, você consegue ignorar restrições de conteúdo por conta da geografia.

No entanto, ele pode ser a razão pelo qual seu WhatsApp parou de funcionar no seu telefone. Sendo, assim, se for esse o seu caso, desative a sua VPN quando for acessar o WhatsApp para tentar resolver esse problema.

8. Conferir se o WhatsApp parou de funcionar porque está fora do ar

Se for esse o caso, provavelmente várias pessoas vão começar a relatar o problema nas redes sociais. É possível fazer essa conferência através do site Downdetector. Sendo assim, se for esse o caso, não há muito o que fazer a não ser esperar que o aplicativo volte a funcionar.

Inclusive, foram muitas as vezes que o WhatsApp parou de funcionar por conta de decisões judiciais contra o Facebook. Dois exemplos são em dezembro de 2015 e maio de 2016.

Isso acontece pois o WhatsApp não libera conversas para análise de casos judiciais por conta de sua política de privacidade e isso acaba gerando o bloqueio.

O que fazer se o WhatsApp parou de funcionar e continua travando com frequência

Você pode entrar em contato com o “Fale Conosco” do aplicativo.

Para isso, você vai até “Configurações” do WhatsApp, clica em “Ajuda” e depois em “FAQ”, para ir para as perguntas frequentes ou “Entre em contato”, para enviar uma mensagem para eles.

Alternativas ao Whatsapp

Se o WhatsApp estiver travado, você também pode optar por outros aplicativos de conversas. Conheça alguns:

  • Telegram: esse app ganhou visibilidade quando o WhatsApp parou de funcionar em 2015. Seus dados ficam salvos na nuvem, fazendo com que você não perca suas mensagens se deletá-lo. Além disso, tem recursos extras onde você pode editar fotos e mensagens já enviadas. E ainda, não comprime as imagens enviadas como o WhatsApp faz;
  • Messenger: é vinculado ao Facebook e possui os mesmos recursos do WhatsApp. Você pode falar com pessoas fora da sua lista de contato, mas elas terão que aceitar a conversa. No entanto, como o dono do Messenger e do WhatsApp é o mesmo, provavelmente os dois apresentarão o mesmo problema, caso o WhatsApp fique fora do ar;
  • Skype: possui chamadas de vídeo onde você pode colocar créditos para fazer ligações para fixos não apenas nacionais, como também internacionais;
  • Viber: bem semelhante ao WhatsApp, não tem muita gente que usa, fazendo com que não seja muito popular;
  • WeChat: muito utilizado na China, também é bem parecido com o WhatsApp.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Conheças os planos de Whatsapp ilimitado da TIM

Seu WhatsApp já parou de funcionar alguma vez?

E aí? O que aconteceu quando seu WhatsApp parou de funcionar? Você usou alguma das nossas dicas? Conta pra gente!

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *