Pular para o conteúdo

Como ter dois Whatsapp no mesmo celular? Veja as opções!

  • por
como ter dois whatsapp no mesmo celular

Muita gente precisa fazer o atendimento de clientes via WhatsApp ou divide a vida pessoal e profissional no mesmo aplicativo. Porém, isso pode gerar conflito entre assuntos pessoais e trabalho. Por essa razão, muitas pessoas se perguntam como ter dois Whatsapp no mesmo celular, o que pode facilitar muito a vida.

Apesar de muitos smartphones possuírem espaço para dois chips, nem sempre é possível instalar duas contas do WhatsApp no mesmo aparelho. Porém, a boa notícia para quem quer fazer essa separação da vida profissional da pessoal é que existem outras formas de ter duas contas do mensageiro no mesmo dispositivo Android. 

O próprio aplicativo do WhatsApp, por padrão, não permite a criação e utilização de mais de uma conta no mesmo smartphone. Nesse post mostraremos algumas maneiras de driblar esta regra. 

Antes de escolher qual passo a passo vai seguir, sugerimos que cheque se o seu backup de conversas está em dia no aplicativo. Dessa forma, não corre o risco de perder nenhum dado durante as transições.

Leia também: Veja como recuperar conversas do Whatsapp em outro celular

Como ter duas contas de WhatsApp no mesmo celular

É possível configurar dois perfis de WhatsApp adquirindo duas versões do app. Assim, você pode ligar com seus dois números de telefone, separando, por exemplo, um usuário pessoal e outro para trabalho, na versão Business. 

A configuração das duas contas do WhatsApp é simples. Mas vale lembrar que o processo só é válido para smartphones Android. Até o momento não é possível fazer algo do tipo no iPhone, mesmo usando o WhatsApp Business. Uma tentativa para iOS é trabalhar com e-SIM ou usar um telefone fixo.

Como fazer o backup do Whatsapp

Abaixo, deixamos o passo a passo para realizar o backup do seu WhatsApp:

  • Abra o WhatsApp e, no canto superior direito, toque no ícone ao lado da lupa. Depois, acesse “Conversas > Backup de conversas”;
  • Certifique-se também de que o backup do aparelho está ativado;
  • Caso não esteja, vá até o menu “Configurações” do smartphone, em seguida toque em “Contas e backup” > “Fazer backup e restaurar”;
  • Verifique se há um e-mail atrelado à opção “Conta de Backup”;
  • Caso não, adicione;
  • Por fim, vale ativar a “Restaurar automaticamente”. Esta opção permitirá que o usuário restaure as configurações e dados de backup caso um aplicativo for reinstalado. 

Leia também: Como desativar o WhatsApp? Veja duas formas de deixar o app offline

WhatsApp e WhatsApp Business (usando dois chips)

Para que você tenha duas contas do WhatsApp no celular, pode optar pelo download do WhatsApp Business. 

Basicamente, é a versão corporativa do aplicativo e tem algumas diferenças em relação ao mensageiro padrão. É uma ótima opção para quem quer separar a vida pessoal da profissional no mesmo aparelho, podendo organizar tudo num só lugar, sem misturar os assuntos.

Para que as duas contas funcionem corretamente, você precisa utilizar números de telefone diferentes. Ou seja, é preciso ter dois chips no celular. 

Caso você não tenha um celular dual chip, não tem problema. Existe uma solução mais simples, que possibilita ao usuário adicionar um número de telefone fixo ao WhatsApp Business. Para isso, você deve selecionar “me ligue” ao invés de “enviar SMS” na hora de confirmar o número de telefone. 

WhatsApp duplicado 

Uma outra maneira de ter duas contas do WhatsApp no mesmo celular é quando o usuário duplica o aplicativo. Dessa forma, ficará disponível para criar duas contas separadas. 

Alguns fabricantes possuem formas nativas de duplicar o WhatsApp, o que facilita a operação e, nesse caso, é preciso ter dois chips no celular.

Para fazer isso com um aparelho da Samsung, por exemplo, você precisa:

  • Acessar as configurações do dispositivo e clicar em “recursos avançados”;
  • Depois, vá até “dual messenger” e selecione o WhatsApp;
  • Você verá uma tela perguntando se o usuário deseja instalar o aplicativo secundário do WhatsApp; 
  • Depois de clicar em “instalar”, um novo app estará disponível para acessar o mensageiro através de outra conta. 

Abaixo você pode ver outros fabricantes que possuem recursos similares, mas com nomes diferentes. Veja como encontrar:

  • Xiaomi: Configurações > Dual Apps;
  • Asus: Configurações > Twin apps;
  • Huawei e Honor: Configurações  > App Twin.

Leia também: Chatbot para WhatsApp: uma ferramenta simples e poderosa

WhatsApp duplicado usando aplicativos

Se você não quer ou não precisa utilizar o WhatsApp Business, e também não conta com o recurso de duplicação de aplicativos de forma nativa no celular, tem a opção de baixar um aplicativo que realiza a operação. 

É importante ressaltar que essa não é uma opção oficial oferecida pelo WhatsApp ou pelas fabricantes. Independente de fazer a utilização de aplicativos, a opção só funciona em celulares com dois chips. 

Parallel Space 

O aplicativo serve para duplicar diversas aplicações, uma delas é o WhatsApp. Depois de realizar a cópia é preciso se cadastrar no novo WhatsApp, mantendo a conta no antigo. Também dá para deixar os ícones das duas contas do mensageiro disponíveis na tela principal do celular.

Com aplicativos como o Parallel Space, você pode ter mais de um app do mesmo tipo instalado e isso não se resume ao WhatsApp. Logo que você abre, encontra uma série de redes sociais e mensageiros compatíveis com a manobra para gerenciar mais de uma conta.

O aplicativo poder ser útil em jogos, ou caso você administre conta dos seus filhos, amigos e parentes ou do seu negócio/trabalho.

Passo a passo para utilizar o Parallel Space:

  • Instale o aplicativo Parallel Space, disponível no Google Play;
  • Toque em Adicionar Apps;
  • Selecione os aplicativos que deseja clonar para usar mais de uma conta.
  • Aqui, vamos fazer isso apenas com o WhatsApp;
  • Toque em Adicionar ao Parallel Space;
  • Abra o WhatsApp pelo Parallel Space, no ícone que foi adicionado;
  • Basta tocar em Concordar e Continuar para configurar o novo WhatsApp;

Como configurar o WhatsApp no Parallel Space:

  • Entre com o seu número, confirme o SMS e siga com os passos normalmente;
  • Faça como se você estivesse configurando novamente o aplicativo;
  • Para acessar facilmente o aplicativo, toque e segure no ícone do WhatsApp no Parallel Space;
  • Mova-o para uma nova posição na tela até Criar Atalho;
  • Pronto! O WhatsApp ficará disponível na tela inicial do seu celular;
  • Você também poderá abri-lo entrando novamente no aplicativo do Parallel Space.

O funcionamento do aplicativo é simples: ele basicamente “clona” o próprio WhatsApp, criando um aplicativo secundário para você usar, sem apagar os dados do anterior. 

2Accounts

Uma outra opção é usar o aplicativo o 2Accounts, também no Android. 2Accounts também é um app para você usar duas contas para o mesmo app, a partir do mesmo dispositivo, sem precisar entrar e sair repetidamente.

Ou seja, você pode ter duas contas do Facebook ou Whatsapp abertas ao mesmo tempo e alternar entre elas rapidamente. A interface do 2Accounts é de simples navegação, tornando o app fácil de usar. 

Para o passo a passo:

  • Basta selecionar os apps que você quer adicionar a sua lista de apps ‘duplos’;
  • Acesse-os através do 2Accounts;
  • Feito isso, o app duplo fica aberto e você pode acessá-lo conforme é habitual.

Uma das vantagens do aplicativo é que ocupa pouco espaço e usa poucos recursos para ser utilizado. Além disso, você pode usar o app em basicamente qualquer Android e inclusive ter vários apps duplicados abertos ao mesmo tempo sem qualquer problema.

Se você possui múltiplas contas para suas redes sociais, por exemplo, e quer gerenciar todas de forma rápida, o 2Accounts é uma boa opção.

Leia também: Confira o que é e como funciona o Whatsapp gb em detalhes

E aí, tiramos sua dúvida de como ter dois WhatsApp no mesmo celular?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *