Pular para o conteúdo

Modo anônimo: saiba o que é e como funciona nos principais navegadores

Modo anônimo

O seu computador oferece diversos recursos e pode ser até que você não saiba alguns. Um deles é o modo anônimo, para poder navegar em sites sem que a pesquisa realizada seja gravada no histórico do seu computador, ou até mesmo do aparelho celular.

Esse tipo de navegação não deixa registro de logins e senhas ao longo do uso, o que garante mais segurança, principalmente se estiver utilizando um computador que não seja seu, ou no caso de ser público. Navegando de forma anônima, também não são salvos os dados temporários, os famosos cookies.

Quer saber mais sobre como usar o modo anônimo e porque ele pode ser importante? Então continue a leitura para descobrir todos os detalhes.

Leia mais: Google Maps Anônimo: saiba como usar nova função

Como abrir seu navegador em modo anônimo?

O modo anônimo pode ser acessado na grande maioria dos navegadores de internet. Cada um tem uma forma de acessar, porém todos têm a mesma função, a de não deixar rastros em suas pesquisas ou, por exemplo, logins gravados em sites e redes sociais.

Esse tipo de modo de navegação é possível iniciar em uma aba a parte do seu navegador. Para saber como isso funciona em cada tipo de navegador, acompanhe abaixo.

Modo anônimo no Google Chrome

É possível acessar o modo anônimo nesse navegador de forma muito simples, apenas digitando os seguintes comandos em seu teclado:

  • Windows: Ctrl + Shift + N
  • MAC: Command + Shift + N

Também é possível fazer de forma manual, abrindo o Chrome, indo com o mouse nos três pontinhos e depois clicando em aba anônima, dentro do navegador. Uma nova tela, normalmente preta, irá aparecer e você poderá navegar de forma anônima.

Mozilla Firefox

Concorrente do Google Chrome no mercado, o navegador Firefox também permite que seus usuários naveguem anonimamente em suas páginas. Confira como fazer o acesso:

  • Windows: Ctrl + Shift + P
  • MAC: Command + Shift + P

No formato manual, basta abrir o navegador em seu computador e acessar o botão de menu no canto esquerdo e, em seguida, clicar em “nova janela privada”.

Opera

Em ascensão como um dos navegadores mais leves dos últimos anos e disponível tanto para o sistema Windows quanto para MAC, o Opera oferece a possibilidade de navegação em aba anônima. Veja como é possível acessar usando os comandos em seu teclado:

  • Windows: Ctrl + Shift + N
  • MAC: Command + Shift + N

Caso prefira acessar manualmente, é possível fazer isso da mesma forma que no concorrente Mozilla Firefox, acesse o menu e clique em nova janela privada para começar a navegar.

No Microsoft Edge

Diferente dos outros navegadores, o Edge está disponível apenas no sistema Windows. Veja o comando necessário para acessar a aba anônima nesse navegador:

  • Windows: Ctrl + Shift + P

No Safari

Assim como o Edge só abre no Windows, o Safari só pode ser aberto em aparelhos que tenham o sistema MAC. Confira as teclas para apertar e abrir o navegador em seu notebook ou desktop:

  • MAC: Shift + Command + N

Saiba mais: Como apagar o histórico do Google no computador e no celular?

Como usar o modo anônimo no celular?

Você sabia que no celular também é possível acessar a aba anônima para realizar suas pesquisas? Para isso é muito fácil, porém muda um pouco a forma de fazer.

Vamos dar os exemplos usando como base os principais navegadores, tanto para aparelhos com sistema Android ou iOS

Android:

  • Abra o Google Chrome em seu aparelho;
  • Clique nos três pontos, localizados na parte superior direito do seu navegador;
  • Clique em “nova guia anônima”.

iOS:

  • Abra o navegador Safari em seu celular;
  • Clique em abas;
  • Depois é só ir até o canto inferior esquerdo e clicar na opção “Privado”.

Leia também: Como baixar música do YouTube? Descubra as formas mais fáceis

Cuidados necessários ao usar a aba anônima em seu computador ou celular

A aba anônima está ganhando cada vez mais adeptos, que começaram a entender melhor a importância da sua função ao longo dos últimos anos.

Independente desse tipo de navegação não salvar seus dados, seja pesquisa ou informações digitadas, é importante continuar tomando alguns cuidados necessários, pois essa forma de acesso não impede que seu computador seja infectado por vírus, por exemplo.

Desse modo, não clique em links estranhos, não abra sites que não são confiáveis e seguros, muito menos faça alguma compra utilizando seus dados sem ter a certeza que se trata de uma navegação que não vai trazer riscos à sua maquina ou pessoal.

Caso você tenha o costume de utilizar logins salvos em seu computador, lembre-se que nesse modo não será possível importá-los, sendo necessário digitar o seu acesso para ingressar onde deseja.

Se quiser voltar para aba normal basta fechar a aba anônima, e pode continuar navegando de forma tranquila em seu dispositivo eletrônico.

O que achou sobre o modo anônimo? Sabia que era fácil assim para conseguir acessá-lo? Aproveite para conhecer outras dicas como essa em nosso blog. Aqui você fica bem informado, sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *