Pular para o conteúdo

Confira os 10 melhores podcasts de 2020 até agora!

melhores podcasts

Quer alternativa melhor para quem não tem tempo para ler e se informar do que ouvir um podcast? Ele facilita a nossa vida, seja na hora de saber as notícias ou mesmo pelo entretenimento pois pode ser ouvido em qualquer lugar e a qualquer hora. Mas quais foram os melhores podcasts de 2020?

Eles são, principalmente, práticos, estão disponíveis nos smartphones e, muitas vezes, podem ser ouvidos de graça.

Apesar de existirem podcasts literalmente para todos os gostos, alguns sempre fazem mais sucesso que outros. Dessa forma, todos os anos, são feitas pesquisas para determinar os mais ouvidos, por diversas plataformas.

Quer saber mais sobre os melhores podcasts desse ano? Acompanhe!

Saiba maisMicrofone para podcast: 5 modelos para gravar em casa!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é podcast

Para que não sabe, um podcast é bem parecido com um rádio. No entanto, ele fica disponível para ser ouvido quantas vezes você quiser. Pode ser não apenas gravado, como também ao vivo.

Além disso, o conteúdo gerado pelo podcast é por demanda, podendo ser sobre vários assuntos: política, moda, alimentação, educação, finanças, e muito mais.

Você pode escolher a sua plataforma favorita e ouvir quando você quiser.

Eles servem, principalmente, para:

  • Compartilhar conteúdo: para quem tem uma rotina mais intensa;
  • Entregar conhecimento: oferece diversidade de compartilhamento;
  • Noticiar: favorece a propagação das informações.

Crescimento do podcast em 2020

Mesmo com o fato de que o Brasil foi um dos países mais afetados pela pandemia da Covid-19, segundo o relatório da State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, ainda assim, lidera o ranking de maior crescimento na produção de podcasts em 2020.

Em 2019, o Brasil já estava na segunda posição do ranking, perdendo apenas para a Argentina. Entretanto, os três primeiros lugares desse ano foram Brasil, Reino Unido e Canadá.

Por mais que a produção tenha crescido, o hábito de ouvir podcasts caiu entre os brasileiros, sendo que estamos hoje em quinto lugar no ranking.

Isso aconteceu pois o hábito de ouvir podcasts está muito atrelado ao comportamento cultural do local, segundo o marketing da Voxnest.

No entanto, na plataforma Spotify, o número de podcasts adicionados mais que dobrou, tendo um crescimento de 240% em relação a 2019.

Conteúdos exclusivos

De tal forma, que, por conta desses crescimentos, as plataformas de streaming têm investido bastante em produzir conteúdos exclusivos, e com os podcasts não têm sido diferente. Conheça algumas das produções das plataformas a seguir:

Spotify

O podcast “Café da Manhã” é produzido pela plataforma em parceria com a Folha de São Paulo, bem como o “Boletos Pagos com Nath Finanças”.

A famosa Kim Kardashian West também se rendeu a um podcast exclusivo da plataforma, bem como podcast Joe Rogan Experience, do comediante, comentarista do UFC e ex-lutador Joe Rogan.

Amazon

Ainda não lançados, a Amazon também têm investido em produção própria. Uma delas será um programa de música estrelado por Nelson Motta, com publicações diárias em versões curtas de até 5 minutos.

Além disso, para 2021 o plano é lançar mais programas originais que, no entanto, possam ser ouvidos em outras plataformas. Quem disse isso foi Federico Pedersen, diretor do Amazon Music para a América Latina.

Leia também: Como fazer um podcast profissional: confira o passo a passo!

10 melhores podcasts de 2020

A lista “Wrapped”, realizada pelo Spotify, divulgada no início de dezembro, anunciou entre outros, os podcasts mais ouvidos em 2020. Conheça agora:

1. Horóscopo Hoje

Programa original do Spotify, o podcast  fornece diariamente a previsão dos signos. Além disso, fala sobre crescimento pessoal, carreira profissional e amor.

Os episódios são separados por signos e tem duração de 2 a 3 minutos cada.

2. Café da Manhã

Como mencionamos, o podcast Café da Manhã é uma parceria com a Folha de São Paulo, além de também ser uma produção exclusiva do Spotify.

Feito pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian, o podcast traz todas as manhãs dos dias de semana os assuntos do momento no Brasil e no mundo.

Os episódios têm duração de cerca de meia hora cada e falam sobre diversos assuntos, como economia, política e notícias em geral, por exemplo.

3. Primocast

É o podcast oficial do Primo Rico, de Thiago Nigro, um dos maiores canais sobre investimentos e finanças do mundo.

Os episódios têm duração de uma hora a uma hora e meia e falam muitos assuntos relacionados ao tema, como bolsa de valores, empresas e até filosofia.

4. NerdCast

Um episódio por semana é a rotina de lançamento desse podcast sobre assuntos diversos.

O foco dos programas é sempre o aprendizado e com os mais variados temas, como filmes, quadrinhos, história e tecnologia.

Os apresentadores são Alexandre Ottoni (Alottoni, o Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghâl, o Anão).

5. Flow Podcast

Outro dos podcasts diário, é exibido ao vivo simultaneamente no Youtube, Twitch e Facebook.

Ele é apresentado por Bruno “Monark” Aiub e Igor “3K” Coelho, que tinham antes canais de jogos eletrônicos.

A proposta do podcast é receber convidados, sem nenhuma pauta ou conversa prévia, sendo que muitas vezes eles nem conhecem bem o entrevistado.

6. Autoconsciente

Apresentado por Regina Giannetti, esse podcast é pensado para que as pessoas possam entender melhor sua mente e emoções, baixando o tom da auto cobrança e autocrítica.

Os episódios têm cerca de meia hora com temas como: medo, sanidade, ansiedade e mudança de hábitos.

7. O Assunto

O Assunto é um podcast jornalístico do portal G1 apresentado pela jornalista Renata Lo Prete. Ele não é apenas o programa de maior audiência do Brasil, como também da América Latina.

O programa tem um pouco mais de um ano de existência e em agosto de 2020 já tinham sido mais de 31 milhões de downloads, segundo a empresa de publicidade e tecnologia Triton Digital.

Temas como economia, política e atualidades são o assunto de cerca de 30 minutos de episódio.

8. Mamilos

Fundado em 2014, Mamilos é um podcast baseado em temas jornalísticos apresentado pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis.

Na época do lançamento, o conteúdo trazia notícias polêmicas, em referência a um meme de 2011 que dizia “mamilos são muito polêmicos”. No entanto, a popularidade fez com que o formato tenha sido mudado e passou a receber o slogan “Jornalismo de peito aberto”.

É um podcast semanal com episódios que variam de tamanho, podendo ter 20 minutos ou duas horas.

9. Inglês do Zero

Criado pelo professor de inglês certificado pela Edgware Academy de Londres, Jader Lelia, o podcast é destinado às pessoas que têm dificuldade em encontrar bons materiais online para aprender inglês sozinhos.

De um jeito descontraído, o podcast traz um passo a passo do estudo autodidata do inglês.

Os episódios têm duração de meia a uma hora e trazem alguns dos assuntos: expressões idiomáticas, dicas para aprender inglês com música, gramática, entre outros.

10. Filhos da Grávida de Taubaté

O podcast transmitido todos os sábados é apresentado por Maíra Medeiros (Nunca te Pedi Nada) e Edu e Fih (Diva Depressão).

Os apresentadores comentam assuntos do momento, contam histórias deles mesmos, fazem jogos, dão dicas e ajudam os ouvintes.

Os episódios têm duração entre uma hora e uma hora e meia com temas como jogos, bichos de estimação, tendências, baladas e experiências.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Por que os podcasts fazem tanto sucesso entre os jovens?

Quais os melhores podcasts para você?

E você, é ouvinte de podcast? Conta pra gente se o seu favorito entrou pra lista!

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *