Pular para o conteúdo

Como fazer um podcast profissional: confira o passo a passo!

como fazer um podcast

Hoje em dia, temos sempre a tecnologia ao nosso lado para facilitar a vida. Seja por aplicativo ou por streaming, temos sempre vários conteúdos à nossa disposição. E novos formatos estão surgindo. Mas, você já se perguntou como produzir o seu próprio conteúdo? Por exemplo, como fazer um podcast?!

Pois é sobre isso que vamos falar. Ao final deste artigo, você vai saber o que é um podcast, por que criar um, e ainda vai ver dicas de como fazer o seu. Confira!

Leia mais: Dicas para fazer uma boa transmissão ao vivo no Instagram

O que é um podcast?

Você já deve ter ouvido falar sobre eles ou visto que alguns dos programas de TV já têm seu próprio podcast, certo!? Essa é a mais nova forma de transmissão de conteúdo de áudio via internet. E pode ser produzido por qualquer pessoa, seja em um grande estúdio de TV, seja na sua própria casa.

Os conteúdos são os mais diversos. Tem podcast para você saber das últimas informações do Brasil e do mundo, tem sobre cinema, música, esportes, cultura, jogos, entre vários outros. E, aqui, pode haver mais de uma pessoa falando e expondo sua opinião sobre o tema.

É como se fosse uma conversa focada em um assunto e sendo gravada, então as opiniões estão bem presentes nesse gênero.

Mas, você deve estar pensando que podcast é a mesma coisa que a rádio, não é mesmo!? Bom, há algumas diferenças entre eles. Como exemplo, o primeiro é transmitido apenas via internet. O segundo, por outro lado, tem sempre programas ao vivo, com intervalos para músicas – em algumas estações.

Além disso, o podcast pode ser ouvido em qualquer dispositivo com acesso à internet, seja pelo celular, pelo tablet ou pelo computador. E, ainda, você escolhe sobre o que quer ouvir.

No rádio, os assunto são pré-determinados pelos jornalistas. Já com os podcast, você decide se quer saber sobre o novo filme que está no cinema, sobre assuntos do cotidiano ou até sobre notícias.

O nome veio da junção das palavras iPod e broadcast (que significa transmissão via rádio, do inglês). Em 2004, o ex VJ da MTV Adam Curry, criou o primeiro podcast e disponibilizou o código para que programadores pudessem aperfeiçoá-lo. 

Plataforma

Para ouvir, há algumas plataformas que mantêm esses conteúdos, tais como o iTunes, o Spotify, entre outras. Há alguns que são disponibilizados no site do criador do conteúdo. Assim, você só precisa ir na aba e procurar sobre o assunto que gostaria de ouvir, ou, inclusive, filtrar os resultados pelo nome do apresentador. 

Os podcasts não são apenas um áudio de algum tema e pronto. Eles se tornaram programas semanais. Então, toda semana você poderá escutar o apresentador e seus convidados (em alguns casos) conversando sobre o assunto daquele episódio.

Como ficam salvo na plataforma, você pode escutá-los em outro dia (que não o do lançamento), ou até repetidas vezes. Esse formato vem sendo muito utilizado para ouvir no carro, na academia ou no ônibus, pois o podcast também pode ser baixado. Desse modo, para escutá-lo não é necessário nem mesmo ter internet.

Por que saber como fazer um podcast?

Há muitas vantagens em ter seu próprio podcast. Seja para sua empresa, ou mesmo para você, que deseja transmitir sua opinião ou sabedoria sobre determinado assunto.

Além disso, as pessoas estão buscando esse tipo de mídia cada vez mais. Nos Estados Unidos, 24% das pessoas escutam pelo menos um podcast por mês. Esse número é maior do que os americanos usuários do Twitter ou que (pasme) ainda leem jornal.

Uma das vantagens é a praticidade que esse conteúdo tem, já que seu público pode ouvir enquanto faz outras atividades do dia, como dirigir, cozinhar, correr, trabalhar, entre outras. Ou seja, você pode ter audiência em qualquer horário do dia. 

Outro ponto é a confiança que sua marca passa. Publicando os podcasts com conteúdos de qualidade e assuntos que têm relevância para o público que você quer atingir, passa-se um sentimento positivo, fazendo as pessoas apreciarem a pessoa ou a empresa responsáveis.

Ligado a isso, você terá uma audiência fiel à sua marca e ao seu conteúdo, ou mesmo a você, caso seja influencer, angariador de seguidores ou qualquer coisa do gênero.

Como fazer um podcast?

O primeiro passo é o planejamento. Você deve pensar e estudar sobre quais assuntos quer falar. Anote possíveis desdobramentos que esse tema tem e que você pode mencionar.

Além disso, marque dados, anos, números sobre isso, para quando você estiver falando ao vivo não se esquecer de apontamentos que deem credibilidade à sua fala.

Contudo, não se preocupe tanto, pois você poderá editar o áudio depois já que ele não precisa ser ao vivo.

Conteúdo 

Se você quiser que seu podcast se transforme num programa, pense também no tema. Sobre o que cada episódio irá falar? Assunto gerais? Política? Filmes e séries? Lembre-se de que tem que ser sobre algo que dará para fazer toda semana.

Tente focar em assuntos por que o público que você quer atingir tenha interesse. Fale sobre coisas que eles querem escutar. Seu público-alvo decidirá tudo: como fazer a abordagem sobre o tema, quais palavras utilizar, como decidir o nome do programa, etc.

Afinal, você está criando esse conteúdo para alguém que tem que estar interessado na maneira como ele é conduzido, para que ele volte toda semana e escute o próximo. Isso também irá influenciar no dia da semana em que você os publicará, em quantos episódios terá, a duração de cada um, e até em seus nomes.

Depois, é hora de analisar o formato do programa. Você estará sozinho? Terá um co-apresentador? Entrevistados? Convidados? Pense em tudo isso com base no seu público-alvo, em como ele se sente mais atraído ao ouvir um programa.

Equipamento

O próximo passo é ter o equipamento. Há três coisas indispensáveis: computador, internet e microfone. Sem elas, não tem como fazer um podcast.

Então, você pode começar a investir em equipamentos melhores, tais como microfones mais profissionais, que consigam captar áudios limpos, evitando ruídos externos.

Para tanto, pode ser um microfone headset simples, como o Senheisser PC8, ou um melhor, como o Samson Q2U, ou até um gravador.

Edição

Depois de ter um tema, os equipamentos e ter definido muito bem o formato do programa, está na hora de gravar! E, como já falamos, você pode errar e recomeçar quantas vezes quiser, afinal não é ao vivo.

Porém, depois de pronto, precisará ser feita uma edição no arquivo.

Há programas bem intuitivos e gratuitos para isso, como o famoso Audacity, que é simples e eficiente. Mas, se editar áudios já é algo que você domine um pouco, investir na assinatura de softwares como o Adobe Audition pode ser uma excelente opção.

Para quem tem Mac, o Garage Band já virá instalado de fábrica, com ótimos recursos, que fazem dele um dos softwares mais populares do segmento. Caso a edição seja algo que te assuste, há freelancers especializados nisso.

Publicando seu podcast

Antes de sair divulgando seu primeiro podcast, precisamos hospedá-lo em algum host de mídia. Isso é, em algum lugar da internet em que tradicionalmente usuários armazenem áudios. É parecido com a hospedagem de sites, porém dedicado a mídias de áudio.

Por isso, um ponto muito importante para saber como fazer um podcast é definir bem seu formato. A maioria dos hosts só aceita ficheiros em .m4a, .mp3, .mov, .mp4. Depois, você pode enviá-lo para a plataforma que você escolher, como Spotify, iTunes ou SoundCloud. Assim, seus ouvintes poderão escutar, assinar ou até fazer o download.

Para adicioná-lo em qualquer plataforma, você precisa ter um feed RSS do canal, que pode ser encontrado nas configurações do seu serviço de hospedagem. 

Vamos mostrar o passo a passo de como subir o áudio para o Spotify.

Publicando no Spotify

  1. Acesse a plataforma podcasters.spotify e clique em “get started”. O contrato irá aparecer, leia-o com muita atenção e, se estiver de acordo, vá em continuar.
  2. Então, na próxima tela, você deverá colocar o link RSS que pegou no site de hospedagem. Ele irá puxar sua foto e nome, automaticamente, do cadastro que você tem no site. Se estiver tudo certo, clique em “next”.
  3. Preencha o formulário que irá aparecer com as informações de país, idioma, servidor e local em que o podcast está hospedado. Coloque o assunto principal do seu programa e suas subcategorias.
  4. Na próxima página, você poderá revisar todas as informações que preencher e se estiver tudo ok, clique em “submit”.

Pronto, o podcast foi adicionado. Lembre-se que ele irá demorar algumas horas para estar disponível na plataforma.

Saber como fazer um podcast não é tão complexo quanto parece, não é?! Siga nosso passo a passo e logo você já terá seu programa no ar.

Mais uma coisa: se você é ativo nas suas redes sociais e está ganhando cada vez mais seguidores, sabia que é possível ganhar dinheiro com elas? Nós preparamos um Manual que te ensina a ganhar dinheiro com as redes sociais, uma renda extra que, para ser alcançada, só necessita da sua expertise social. Nada mal, hein!

Se você gostou do nosso conteúdo, então continue lendo nosso blog, pois estamos muito felizes em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *