Pular para o conteúdo

Como encontrar a melhor hospedagem de sites para você

servidor hospedagem de sites

É legal como temos uma variedade de páginas da internet. Seja de receitas, vídeos, blogs, redes sociais, e-mail, ou e-commerce, hoje em dia, podemos afirmar que tudo está online. Mas, você já pensou como funciona? O que está por trás de todas essas URLs? Vamos te explicar tudo sobre a hospedagem de sites!

Assim, você vai entender de uma maneira bem fácil como funciona a hospedagem de sites, quais são os recursos essenciais e ainda descobrir qual a melhor para o seu negócio. Conheça também as cinco melhores. 

Leia também: Saiba qual o melhor plano de celular com redes sociais ilimitadas

Como funciona a hospedagem de sites?

Para que um site exista na internet, ele precisa estar hospedado em algum lugar, certo? Esse lugar é conhecido como “servidor”, onde são armazenadas todas as informações e configurações de cada página. É como se fosse um drive na nuvem.

Você com certeza já deve ter uma conta em um desses, e assim, pode acessar todos os arquivos que você guardou lá, de qualquer computador, não é mesmo?!

O servidor do site funciona da mesma maneira. É como se fosse uma pasta na nuvem, com todas as informações da página. E, com esses dados, os navegadores fazem a leitura e mostram para você como foi configurado determinado ambiente digital.

É dessa maneira, que as informações de um site ficam hospedadas. E assim foram criadas as plataformas para armazenar esses conteúdos de forma eficaz, e sem que a página trave ou nem chegue a carregar. Assim, são especializados para receber todas as informações que compõem seu blog, por exemplo.

São centros especializados na hospedagem de sites, com milhares de servidores funcionando 24 horas, todos os dias. Já que um site não “fecha” em momento algum. 

Por isso, antes de escolher o servidor de hospedagem de sites para você, deve ser considerados alguns pontos fundamentais. Mas, não se preocupe, vamos explicar todos eles. Confira.

Leia também: As melhores ferramentas para automação de mídias sociais

Recursos fundamentais para hospedagem de sites

Espaço

Bom, você já deve imaginar que o servidor que escolher deve ter um espaço bem grande, não é mesmo? Já que ele precisará armazenar todas as informações, códigos, imagens e arquivos que sua página terá. E, acredite, não são coisas leves. Todos os dados gerados também ficarão salvos. 

Por isso, o primeiro ponto – e um dos mais fundamentais – é saber o espaço que ele oferecerá à você. Pode ser medido em megabytes ou gigabytes. Alguns irão oferecer um limite de espaço e outros espaço ilimitado. Fique atento a essa quantidade, pois será crucial para a hospedagem de sites. Vale lembrar que o “ilimitado” significa que você não terá um tamanho definido e não que poderá usar todo o espaço que o servidor tem.

Além disso, verifique se o servidor que você escolher incluirá espaço para o e-mail, já que essa é uma das partes mais pesadas.

Número de domínios

Domínio é o nome da URL. Por exemplo www.google.com é o domínio do Google. E, os servidores de hospedagem de sites oferecem um número, limitado ou não. 

Por isso, antes de contratar um serviço, analise quantos domínios você precisará ter. E, compare com os planos que são oferecidos. Caso você precise de mais de um, não se preocupe. Normalmente, os servidores de hospedagem incluem vários domínios na mesma conta. Assim, você pode gerenciar todos eles com mais facilidade.

Contas de e-mail

Como falamos no item anterior, fique atento se o espaço que você está comprando inclui um “extra” para o e-mail. Vamos explicar.

Quando você registra seu domínio, você tem o direito de fazer o e-mail com o mesmo nome. Seguindo o exemplo anterior, se o domínio é o Google, você poderia criar um seunome@google.com. Dessa maneira, você pode acessá-lo de qualquer navegador ou até mesmo do seu celular.

Isso facilita para muitas empresas, além de economicamente, mas também no sentido de ter uma padronização no seu negócio. Por isso, fique atento se o espaço que você está adquirindo não inclui o e-mail – pois ele ocupará muitos gigas que deveria ser dedicado ao seu site. 

Além disso, veja quantas contas você terá direito. Para uma empresa, serão necessárias um e-mail para cada funcionário. Confira e analise os planos de cada servidor, e o que eles oferecem.

Tráfego

Esse é também um dos itens fundamentais que você deve olhar na hospedagem de sites. Fique atento a quantidade de dados de transferência de quando alguém acessar sua página. 

Explicando melhor: quando seu cliente acessar seu site, ele fará “downloads” dos arquivos que ele contém. Então, quando mais dados para transferência você tiver na hospedagem do site, melhor será. Além disso, quando você atualiza a página, também será usado desse tráfego.

Se seu site receber muitas visitas ao mesmo tempo e você tiver poucos dados de transferência, ele travará com certeza. Para que isso não aconteça, atenção a esse ponto.

Servidores

A maioria dos blogs são feitos com HTML. Mas se você irá usar outro códigos, preste atenção se o servidor escolhido conseguirá lê-los. 

O Linux é uma ótima opção, por ser barato e ter uma variedade melhor de hospedagens de sites. Assim, há mais chances da linguagem que você escolher, conseguir rodar melhor nele.

Painel de controle

Uma parte fundamental da hospedagem de sites, é onde você irá fazer a gestão de todo o controle dele. Muito importante você olhar qual será o responsável pela sua página. Já que algumas empresas oferecem dentro da própria plataforma, e outras, você terá que ver a parte.

As 5 melhores hospedagens de site do Brasil

Hostgator

Essa plataforma de hospedagem de site tem um ótimo custo-benefício. Possui servidores tanto aqui no Brasil, quanto nos Estados Unidos. Tem um suporte para o cliente, que ajuda nas dúvidas e problemas, com muita dedicação. 

Além disso, tem uma parte totalmente dedicada à hospedagem do WordPress. Possui três planos diferentes. Mas, todos com uma banca ilimitada e contas de e-mail gratuitas.

Locaweb

Muito conhecido pelos brasileiros. Tem um serviço pioneiro no Brasil e compete com hospedagem de sites estrangeiros. Você recebe suporte técnico 24 horas por dia, todos os dias, seja via telefone ou chat. E, tem o prazo de 7 dias para que, caso você não goste, a plataforma te devolve o dinheiro.

Um dos grandes diferenciais do Locaweb é que todos os planos oferecidos têm armazenamento, banco de dados e tráfego ilimitados. Além de você poder optar por uma hospedagem de sites compartilhada.

GoDaddy

Também apresenta um ótimo custo-benefício, pois é uma plataforma de hospedagem de sites com a maior taxa de uptime – tempo que o servidor está ligado e funcionando normalmente. Por isso, é muito difícil que seu site fique fora do ar.

Oferece domínio grátis e um painel de controle bem simples e intuitivo para você conseguir gerenciar seu site da melhor forma. Outra vantagem é a quantidade de banda para o armazenamento dos arquivos, que é ilimitada. 

Um plano mais avançado oferece mais espaço e outros domínios. Além de um melhor processamento e memória.

UOL Host

Uma empresa brasileira, que tem o diferencial de ter um dos melhores servidores de hospedagem no Brasil. Isso aumenta muito a confiabilidade de quem procura, pois, seus dados estarão aqui no país. 

Além disso, oferece isolamento de recursos, protegendo seu site de outros que podem conter vírus ou malwares, que estão hospedados no UOL Host também. Assim, você pode confiar nesse servidor para que não aconteça nada com sua página.

Segundo o Reclame Aqui, essa hospedagem de site já ficou entre as 5 melhores do Brasil, aumentando sua credibilidade de serviço e atendimento.

Hostinger

Possui planos que cabem no seu bolso e no projeto que você estiver fazendo. Além de ter domínio grátis e certificado SSL, é possível testar o servidor por 30 dias. E, caso você não goste, eles te reembolsam.

Veja os planos de hospedagem da Hostinger com descontos especiais clicando aqui!

Ele conta com um criador de sites, que é simples e fácil de utilizar. O que pode ser muito útil para quem está fazendo a página com poucas pessoas. Ou até, quem não tem tanto conhecimento.

Agora você já sabe quais são os melhores servidores de hospedagem de site, e as principais características que eles têm que ter, basta analisar o que se encaixa mais no perfil do seu futuro site, e claro, no seu orçamento.

Continue acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *