Pular para o conteúdo

Aplicativos para músicos que ajudam no dia a dia

  • por
aplicativos para músicos

A música é uma linguagem universal e, seja de um gênero ou de outro, todo mundo gosta um pouco! O fato é que, na Era da Informação, a música está muito mais próxima de todos nós do que já esteve em qualquer outro momento da história. Nos acompanha em todos os lugares e está sempre a um clique de distância: a preferida, a nostálgica, aquela que se encaixa no clima do momento. Também é possível que você fale essa língua, usando-a como expressão da sua personalidade. Por isso, na Era dos Smartphones, há muitos aplicativos voltados para esse nicho. Se você é músico aspirante ou profissional, vai adorar a lista que preparamos. Nela, vamos apresentar os melhores aplicativos para músicos que ajudam no dia a dia.

Os melhores aplicativos para músicos

Essa lista poderia ser longa. Como são muitas as finalidades dos aplicativos mais recentes, simplificamos os melhores para cada nicho no qual um músico possa necessitar de um suporte moderno. Confira as nossas escolhas:

  • Garage Band

Esse aplicativo é surreal! Não é que ele seja melhor do que um ou outro. Ele é melhor do que a maioria, e não tem como não figurar em qualquer lista de aplicativos para músicos. Sabe por quê? Porque a Apple se puxa!

Trata-se de um estúdio pra ser levado junto, para qualquer lugar.

O aplicativo conta com uma série muito grande de instrumentos, e o usuário pode eleger aquele do qual quer fazer uso. Entre eles, há guitarras, violões, baixos, baterias, teclados. Para as guitarras e violões, por exemplo, é possível escolher tocar no modo acorde ou no modo solo, o que faz com que a brincadeira seja bem completa.

O Garage Band conta com diversas versões para cada tipo de instrumento. Na guitarra, por exemplo, é possível tocar com uma versão limpa, outra distorcida, uma rock’n’roll, e os sons de solos são impressionantes em todas elas. Alterando o instrumento, é possível tocar num violão clássico ou num piano de ópera. É muita diversidade.

Além disso, criando músicas a partir do app, o músico pode gravá-las, sobrepondo faixas a partir da repetição e gravação. É claro que tudo pode ser acompanhado de um metrônomo, com uma pitada de profissionalismo.

A parte chata, depois dessa propaganda toda, é que ele só conta com uma versão, disponibilizada para iOS.

Leia também: Operadoras usam música para realizar primeiros testes da internet 5G no Brasil

  • Walk Band

Se você ficou empolgado com a Garage Band, mas triste ao saber que ele só está disponível para os usuários de iOS, não se preocupe. Você não vai ficar desamparado.

O Walk Band é uma alternativa à altura, disponível apenas para usuários Android. E tem funcionalidades bem parecidas, para não dizer idênticas.

Entre as várias coisas legais que dá pra fazer, você pode escolher seu instrumento a partir de uma lista quase interminável. São muitos e em muitas versões.

Esse aplicativo também conta com versões acorde e solo nas cordas, além de efeitos sonoros no solo dignos de cordas verdadeiras. O que se destaca nesse caso (ainda que seja abaixo do que faz o Garage Band) é que as modulações são bem legais e reproduzem direitinho, por exemplo: benjis e vibratos.

Se você curte outra vibe, tudo bem. Entre as baterias, teclados e sopros há uma brincadeira certa pra você, com certeza, é só procurar. E, claro, você pode gravar tudo e reproduzir depois, sobrepondo gravação sobre gravação, instrumento sobre instrumento.

Então, por ser um estúdio móvel, ele é digno de figurar entre os melhores aplicativos para músicos do momento.

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

  • Animoog

Um dos sintetizadores mais famosos do mundo entra em cena nesse aplicativo, o Moog. Então, ele “deve” figurar entre os melhores aplicativos para músicos.

Se trata do primeiro sintetizador profissional disponível para iOS, e ele não deixa a desejar. Apresentando tudo o que os sintetizadores físicos da Moog entregam ao usuário, você pode ter em casa uma solução musical de valor inestimável.

O app, em particular, possui uma interface bem intuitiva e simples, o que facilita na hora do manejo caso você ainda esteja adquirindo experiência. Depois de pegar o jeito, o Animoog é um prato cheio pra você fazer sucesso por onde passar, pois seus recursos são realmente ferramentas profissionais dentro de um aplicativo disponibilizado para o digital musician mediano.

Se você não é usuário de gadgets da Apple e ficou interessado, citamos uma ferramenta alternativa, também bastante completa. O Heat Synthesizer para Android. Não se trata de um Animoog, porém, configura uma alternativa que desponta no mesmo segmento musical.

Entre os melhores aplicativos para músicos, pelo menos um deve ser de discotecagem, certo? Então o djay 2 é esse representante na lista!

Se você curte dar uma de DJ, esse aplicativo é bem completo. Com suporte para o Spotify, você terá acesso a um catálogo vasto para discotecar.

Entre os recursos que o aplicativo disponibiliza, você terá à disposição efeitos, looping, mixagem, detecção automática de batida e tempo, além de um auto-ganho.

Fora isso, você poderá empregar efeitos de modulação como Flanger, Phaser, Echo, Gate, Bit Crusher. E, claro, com gravações feitas na hora.

O djay 2 está disponível para os dois sistemas operacionais, iOS e Android. Apesar de ter chegado depois de algum tempo para o Android (e de algumas reclamações/solicitações). 

Se você é aspirante a músico e está aprendendo a tocar, saiba que o um dos melhores aplicativos para músicos amadores é o Cifra Club.

O site da marca é bem famoso e serve como recurso para quem está começando a procurar umas cifras, uns acordes, suas descrições por dedo (o que é excelente na hora de tocar um Legião ou um Come as You Are, do Nirvana, por exemplo). Porém, agora, a versão mobile do site está disponível, permitindo ao usuário levar o seu Cifra Club para onde for.

Primeiro, é possível criar uma lista com seus sons preferidos, o que é sempre útil na hora de ser o violonista do luau. Depois, é possível ativar a rolagem automática, o que faz com que a cifra desça automaticamente enquanto a trilha de fundo toca.

Por fim, se você entende um pouco mais de música e sabe que a voz do seu cantor é de outro tom que o da música original, saiba que esse app permite que a afinação da música seja alterada. Muito show – pra quem tem a audição um pouco mais aguçada!

Além disso, o Cifra Club conta com mais de 2000 videoaulas de música, segundo seus criadores. Um prato cheio pra dar aquela alavancada nas suas habilidades, se for o seu caso.

Ele está disponível na versão iOS e Android, para todos os públicos. E, uma referência final, também do Cifra Club, é que ele conta com um afinador de violão bem bacana, que funciona muito bem, porém, só está disponível para Android.

E aí, já tem referência suficiente pra investir na carreira de músico? Esperamos ter ajudado, seja você um músico profissional ou de luau!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer seguir sabendo tudo sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *