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Qual a forma certa de usar hashtag?

hashtag

Todos sabem que as hashtags têm uma função fundamental nos posts em que elas são marcadas. Seja para os profissionais de social media ou mesmo para alguém que está começando, usar hashtag faz com que seu trabalho seja visto por mais pessoas. Mas, você já reparou que cada um coloca elas num lugar diferente da legenda?

Bom, neste artigo, vamos te ensinar qual a melhor forma de colocar as hashtags. Além disso, você vai saber a diferença de cada uso desses e como ela afeta cada rede social. Confira!

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O que significa hashtag?

O símbolo do jogo da velha, ou a tecla sustenido, do seu teclado forma a hashtag. Nasceu em 2007, através de um post no Twitter do Chris Messina, que sugeria usarmos o símbolo # (que é conhecido como “hash”) para catalogar os conteúdos que tivessem a mesma etiqueta (que em inglês é “tag”). 

Então, antes desse caso no Twitter, ninguém conhecia ou as usava. Mas, depois dele, viraram conhecidas em todo o mundo, e até em outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Com isso, se torna mais fácil encontrar determinado conteúdo nas redes, ajudando em muito os trabalhos de marketing.

A hashtag é usada para encontrar e expandir o número de visualizações em determinada palavra ou frase. Por isso, ela é sempre formada pelo símbolo “#” seguido de palavra(s) sem espaço ou qualquer tipo de pontuação e nem caracteres especiais. No caso do Twitter, é ela que monta os “Trending Topics”, buscando as hashtags mais usadas no mundo e as colocando num ranking.

Para que ela é usada?

A hashtag é utilizada para ajudar o post a ter mais visualizações e, dessa forma, se destacar entre todos os milhões que existem nas redes sociais. E isso não vale só para seus seguidores.

Caso você tenha um perfil aberto e coloque determinada hashtag, saiba que ela pode ser encontrada por qualquer pessoa que esteja procurando a palavra ou termo que está na sua hashtag.

Assim, pessoas de qualquer parte do mundo podem ver, e até te seguir, por causa de determinada hashtag que você usou. Por exemplo, se você coloca “#instadogs” nas suas publicações com seu cachorrinho, pessoas de outros países que estão procurando esse termo, verão o seu post – e de todos que colocaram a mesma frase.

Isso amplia demais o alcance que suas postagens têm nas redes sociais. O Instagram, por exemplo, tem um modo com que agora você pode seguir determinada hashtag. Por exemplo, se você gosta muito de ver fotos de cachorros e segue a hashtag #dogs, sempre aparecerão no seu feed fotos de qualquer pessoa que também está usando essa palavra. 

É como se você utilizasse a pesquisa do Google dentro do Twitter ou do Instagram. Basta digitar a palavra ou o termo que aparecerão vários resultados. Dentre eles, pessoas que têm no seu nickname a palavra que você digitou, páginas de comércio e as próprias hashtags. 

Como usar hashtags de forma correta?

Para aqueles que trabalham com redes sociais, as hashtags ajudam demais no processo. Seja para uma empresa que já está estruturada no mercado, seja para uma que está apenas começando. Isso porque colocando determinadas palavras e frases nas suas publicações o alcance que ela terá aumentará sozinho, e muito.

Para isso, são feito estudos de quais hashtags estão sendo procuradas e qual o alcance que elas têm. Claro que todas as palavras ou frases devem ter alguma relação com o negócio da empresa em questão. 

Normalmente, nunca queremos colocar apenas hashtags que tenham bilhões de postagens. Porque, imagina, #dog tem milhares de publicações a cada segundo, o que dificulta que a sua, em específico, seja visualizada.

Claro que se você tem uma petshop, colocar #dog e #cat faz muito sentido. Mas, essas não podem ser as únicas. E esse é outro ponto muito positivo das hashtags, porque você não tem limites de quantas pode usar. Estão, sim, coloque as genéricas que tem muita procura, mas pense em expressões que trazem mais para o seu negócio, tal como um slogan, por exemplo.

Dicas

Para que você sempre acerte na hora de criar seu post com hashtag, vamos te dar mais algumas boas dicas de como usá-las corretamente. Veja.

Não colocar todo o conteúdo em uma única hashtag. Se você está fazendo um post sobre estar jantando com seus amigos, não escreve #jantandohambuerguercommeuamigos. E, sim, dividida-a em várias palavras, como #hamburgueria #amigos #jantando.

Mas, ao mesmo tempo, não use uma hashtag para cada palavra. Por exemplo #eu #amo #meus #amigos. Isso encherá muito sua descrição, e não trará nenhum resultado. Porque, pensa, quem é que procura “#meus”? Não faz sentido, certo!? Então, aqui, o ponto-chave é ter equilíbrio e não colocar tudo em uma única hashtag, mas também não criar uma a cada palavra.

Outro ponto muito importante é sempre escrever algo que tenha a ver com a foto, o vídeo ou o texto que você está publicando. Numa foto sobre seus cachorros, você não vai colocar #cat, por exemplo, porque isso não faz sentido com o conteúdo da publicação, e ficaria bem estranho para quem está lendo. Assim como no Twitter você não vai colocar #instadog, pois o “insta” serve apenas para o Instagram.

E a última dica é para você sempre ter cuidado com a ortografia. Mesmo as hashtags sendo uma linguagem informal e das redes, isso não significa que escrever errado é legal. Então, sempre releia o que foi escrito, para estar sempre gramaticalmente correto.

Quantas e onde colocar a hashtag?

Não crie milhares de hashtags, pois isso apenas polui a sua publicação.

No Instagram, o recomendado normalmente é entre 10 ou 15. Mas, claro, se você achar que apenas 5 está de bom tamanho, siga com isso. O ponto é: não coloque 30 em uma mesma publicação. 

E o local certo para colocá-las pode ser no final da sua legenda, com um espaço maior, deixando as hashtags lá embaixo. Ou, colocá-las num comentário. Os dois casos funcionam. Já no Twitter, é bom ficar com poucas, entre duas ou três, e você pode usá-las no final da frase ou no meio da frase.

No Pinterest você pode usar mais hashtags, por exemplo umas 20, se quiser. Elas serão mostradas como descrição da sua publicação. E no Facebook e no LinkedIn, apesar de elas não terem tanto efeito quanto nas outras redes sociais, você pode usá-las num número pequeno também. Até 5 é uma boa.

Dicas de segurança no uso da hashtag

A organização Child Rescue Coalition, especializada em denunciar pedófilos, proteger crianças vítimas desse crime e prevenir que esse tipo de evento ocorra, iniciou uma campanha para que os pais protejam seus filhos. Eles publicaram quais os tipos de fotos e hashtags são mais procuradas pelos pedófilos nas redes sociais. Com isso, espera-se que os adultos evitem esse tipo de postagem para proteger suas crianças.

A organização diz para evitar fotos íntimas e detalhes sobre as vidas dos filhos, para que assim a criança esteja mais segura. As pessoas, inclusive as mal-intencionadas, conseguem achar essas fotos através das hashtags e manipulá-las.

É recomendado não publicar fotos do seu filho de biquíni, sunga ou só de fralda. Para os pais e familiares pode ser algo muito inocente, mas há pessoas com muita má intenção nas redes sociais que podem utilizar isso para um fim bem ruim. 

Algumas das hashtags mais procuradas pelos pedófilos são relacionadas ao banho, à troca de fralda ou à piscina/praia. Alguns exemplos são: #bebenapraia, #trocadefraldas, #banhodobebe, #pinico e #bebepelado.

 

A hashtag traz muitos benefícios, e não só para as empresas, mas também para quem quer ser influenciador digital. Além, para negócios que estão começando. Ajudam seu post a ter um alcance maior sem gastar nada com publicidade.

Porém, saiba usá-las de forma correta, empregando nossas dicas. E, claro, não exponha os menores nas redes sociais, para evitar que pessoas más possam se aproveitar disso.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas!

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