Pular para o conteúdo

Como usar o Instagram Cenas para fazer stories

Instagram cenas

Nós, brasileiros, somos viciados em redes sociais. Segundo a pesquisa do Hootsuite e We Are Social, passamos mais de 3 horas do nosso dia curtindo, comentando, compartilhando ou só olhando o feed. Por isso, vamos falar sobre o Instagram Cenas.

Ainda não ouviu esse termo? É a mais nova função do Instagram. Mas, não se preocupe, vamos falar sobre tudo e, ainda, sobre como usá-la nos stories. Confira!

Leia mais: Uber Rewards: o sistem de benefícios do Uber.

O que é o Instagram Cenas?

Anunciado em novembro de 2019, esse novo recurso veio para ampliar o leque de possibilidades que temos com essa rede social. O Instagram cenas está disponível para teste em celulares Android e iOS. E, ainda, só foi liberado para os brasileiros.

Por meio dele, podemos criar e editar clipes curtos, usando música de fundo. Um pouco parecido com outras redes sociais já existentes por aí, não é mesmo? Mas, é exatamente isso que os criadores queriam. Incorporar algo ao site para que os usuários não tivessem que se utilizar de concorrentes para fazer. Foi assim com o quase esquecido Snapchat – Você lembra?!

Mais recursos

Os vídeos produzidos podem ser compartilhados nos stories, na lista de “melhores amigos” ou enviado diretamente para amigos que você seleciona, como as mensagens no Direct. E, nas opções de edição, temos a função de adicionar trilha sonora, aumentar ou diminuir a velocidade do vídeo e gravar com as mãos livres. 

Esse recurso permite que você edite os vídeos, sem a necessidade de acessar outro aplicativo para isso.

Com o Instagram cenas você pode cortar e juntar partes diferentes dos vídeos e até escolher apenas um pedaço para regravar – e sem perder a filmagem original.

Para acessar essas edições, procure pelos ícones que estarão no lado esquerdo da tela. Com eles você pode adicionar uma música – e ainda escolher a parte da canção que você quer -, colocar efeitos ou modificar a velocidade de reprodução, aumentando ou diminuindo-a.

Com o Instagram cenas você pode adicionar uma seção exclusiva na aba “explorar”. E, seus post ganharão uma etiqueta para indicar que aquele vídeo foi feito com essa ferramenta. 

Mas, vale lembrar que esse recurso é experimental. Não sabemos se o Instagram irá disponibilizá-lo para todos seus usuários ou se ele sumirá. Se for uma ferramenta que tenha uma aceitação alta, é possível que fique.

Não é necessário instalar a versão Beta do aplicativo. Como ele ainda é recente, é possível que demore um tempo para chegar em todas as contas brasileiras. Mas, sempre deixe seu aplicativo atualizado.

omo usar o recurso de cenas do Instagram

Para utilizá-lo é bem simples. Basta abrir o stories da rede social e procurar nas opções que ficam no rodapé da tela. É possível que a opção do Instagram cenas esteja ao lado esquerdo do botão de foto “normal”.

Clique nele, e já pode usá-lo. Se quiser adicionar uma música ao fundo da sua gravação, basta clicar no ícone de nota musical e procurar a canção que deseja. Tem as opções de “popular”, “gênero” e “estado de espírito”, ou procurar no campo de busca.

Ao selecionar, irá aparecer um retângulo em que se pode marcar o trecho da música que deseja. Desse jeito, você pode fazer uma dublagem – ou lip sync -, do seu cantor (ou cantora) favorito. Então, clique em “concluir”.

Já, se você deseja aumentar o diminuir a velocidade de reprodução do vídeo, procure pelo ícone de play. Assim, você escolhe a velocidade que deseja.

E, por último, no ícone de timer, você pode definir um temporizador. É possível colocar entre 5 a 15 segundos. E, escolhido o efeito que você deseja, é só voltar para começar a gravar. 

Após o vídeo gravado, você pode continuar editando. No ícone de duas caixas sobrepostas, que é o efeito “fantasma”, você pode adicionar um vídeo novo, para ficar sobreposto ao primeiro com efeito transparente. 

Você também pode recortar o vídeo gravado, usando os marcadores que aparecem na parte inferior da tela. O ícone de lixeira apagará tudo, e o de câmera volta você para a gravação. 

Além disso, é possível adicionar textos, figurinhas e gifs. Assim como fazemos com os stories, normalmente. E, o Instagram cenas também te permite adicionar um vídeo que já esteja salvo na sua galeria. Para isso, clique no ícone de galeria no canto inferior esquerdo.

Brasil foi escolhido para testar nova ferramenta

No dia 12 de novembro de 2019, o Instagram anunciou que o Brasil seria o país que testaria o Instagram cenas. Sendo assim, aos poucos, estão liberando essa função para os usuários brasileiros.

Basta manter seu aplicativo atualizado que você também poderá montar vídeos com essa nova ferramenta. Se a adesão for grande, eles divulgaram que a opção ficará para sempre no Instagram. 

O motivo para trazer uma função tão parecida com a de outras redes sociais foi o grande sucesso que a opção de “músicas” nos stories teve.

Segundo o diretor de produto, eles acreditam bastante que terá um grande sucesso, já que é uma nova possibilidade de fazer vídeos divertidos e curtos.

E faz sentido terem escolhido nosso país, uma vez que somos uns dos países que mais passa tempo nas redes sociais. Além disso, o Instagram afirmou que o interesse em conteúdos musicais pelos brasileiros também o levou a escolher o Brasil. 

E essa também é uma jogada inteligente de negócios. Trazendo uma novidade dessas, pois, faz-se com que os aplicativos concorrentes não cresçam no país, e, assim, o Instagram não perca seu público.

Até porque foi isso que aconteceu em 2015, quando a função stories foi lançada, acabando com o monopólio do Snapchat.

Vale lembrar que essa função é temporária. Ainda não sabemos se o Instagram pretende deixá-la fixa no aplicativo, e expandir para mais localidades.

Cenas foi lançado para competir com Tik Tok

Muitas pessoas aqui no Brasil ainda não conhecem o Tik Tok. Essa é a mais nova sensação nos Estados Unidos. É uma rede social apenas para criar esses vídeos engraçados, com músicas, dublagens, em slow motion, entre outros efeitos.

Criado por uma empresa chinesa, a ByteDance, foi lançado em 2016. Se expandiu internacionalmente apenas um ano depois. Virou o aplicativo de vídeo líder na Ásia e nos Estados Unidos, tanto que em 2018 era o aplicativo com mais downloads, tendo mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. Assim, ele ultrapassou Facebook, YouTube e Instagram em aplicativo mais baixado no iOS, em 2018.

A fama só ganhou mais força quando celebridades americanas, como Jimmy Fallon e Tony Hawk, fizeram sua conta. Em 2018, o aplicativo se juntou com o musical.ly – startup de midia social – e criaram uma comunidade de vídeos muito maior do que já era. Tanto, que o Tik Tok já está presente em mais de 150 mercados e é traduzido para mais de 75 idiomas.

E, claro, o Instagram não podia ficar de fora dessa grande febre que são os vídeos. Assim, resolveram adicionar uma ferramente junto ao aplicativo que tivesse as principais opções de edição, para que ninguém saísse do Instagram cenas.

Segundo a pesquisa da Morning Consult, o Tik Tok já superou o Facebook com os adolescentes entre 13 e 16 anos (sendo 42%). Já o Instagram ainda tem 79% entre essa faixa etária, e 84% com os jovens de 17 a 21 anos. O que ajuda nesses números é que tem muitos internautas que fazem o vídeo no Tik Tok o publicam no Instagram.

Instagram cenas: investimento no futuro

O Instagram tem investido alto para não perder os milhões de usuários devotos aqui no Brasil. Por isso, trazer o Instagram cenas pode fazer com que o Tik Tok não tenha o tamanho do sucesso que tem nos Estado Unidos, por exemplo.

E, para nós, usuários, foi uma grande vantagem. Já que podemos começar a utilizar essa nova função e fazer nossos próprios vídeos divertidos, além de editá-los como quisermos.

Leia mais: Aplicativos que ajudam você a ser mais produtivo

Continue acompanhando o blog Compara Plano para saber de mais novidades sobre tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *