Pular para o conteúdo

Como funciona o Twitter: guia completo para iniciantes

twitter

Você com certeza já deve ter ouvido falar do Twitter, certo? A rede social em formato de microblogging é muito utilizada principalmente pelos jovens e por quem gosta de acompanhar os acontecimentos em tempo real. “Ah, mas o Twitter não acabou?” Se engana (e muito!) quem pensa isso em 2019. 

A rede social registrou, em julho, a soma de 139 milhões de contas ativas. São 17 milhões de usuários a mais do que no mesmo período do ano passado e, pasme, 4 milhões a mais que os próprios analistas do Twitter haviam projetado. 

É isso mesmo, notícias, os cada vez mais populares memes e até os “bafões” entre os famosos: tudo costuma acontecer lá no Twitter antes de chegar às demais redes sociais. 

Ficou interessado nessa plataforma tão peculiar e instantânea? Então, siga a leitura e fique por dentro de tudo que você precisa saber antes de criar a sua conta! Vamos lá?

Leia mais: Assuntos mais comentados do Twitter em setembro

O que é o Twitter?

Antes de mais nada, você precisa saber o básico sobre a história da plataforma. Criado em 2006, originalmente, o Twitter permitia o compartilhamento de tweets (como são chamadas as postagens na rede) em apenas 140 caracteres, e essa era a marca registrada da rede social. 

Mas, em 2017, após muitas queixas e pedidos dos usuários, a plataforma decidiu aumentar o número de caracteres para 280. Assim, segundo a equipe Twitter, fica mais fácil expressar ideias e acrescentar informações na mensagem que se pretende compartilhar.

Além disso, se você deseja contar uma história um pouco mais longa, atualmente também é possível fazer uma sequência de tweets, as famosas “threads”. Elas funcionam como uma série de tweets conectados. Com uma sequência, é possível inserir um contexto adicional daquilo que está sendo publicado, uma atualização mais tarde ou uma abordagem mais ampliada.

Como criar minha conta no Twitter?

Acesse o site twitter.com e clique no botão “inscreva-se”. Em seguida, o site irá solicitar seu nome e seu telefone, mas é possível trocar essa opção pelo preenchimento do e-mail. Depois de preencher essas informações iniciais, aparecerão algumas opções na sua tela para a personalização do conteúdo que você irá ver na sua linha do tempo.

Para ativar a sua conta, é necessário digitar o código de confirmação enviado para o número de celular ou endereço de e-mail informado anteriormente. Bem simples, não é mesmo?

Nesse momento você deve criar o seu username, a famosa @ do Twitter, que será única. O Twitter mostra se o nome selecionado está disponível na plataforma e, caso já esteja sendo usado, você terá que escolher outro ou fazer algumas adaptações, com traços e números, por exemplo. 

Seu primeiro Tweet

Na página inicial, você sempre encontrará uma caixa em que está escrito “o que está acontecendo?”. Para criar seu primeiro tweet, basta clicar sobre ela e digitar a mensagem. Apertando o botão “tweetar”, sua publicação será feita. 

E no Twitter vale tudo: você pode dizer o que está fazendo, reclamar ou celebrar algum acontecimento do seu dia, inserir o link para alguma notícia, música ou vídeo que lhe chamou a atenção, comentar sobre o filme que viu ontem… Não existem regras, e o grande objetivo da plataforma é justamente o compartilhamento das pequenas coisas, dividindo tudo com os demais usuários.

Se você deseja enviar um tweet para um usuário específico, basta adicionar o “@” seguido pelo username da pessoa. 

Como você pode ver até aqui, a rede social é bastante intuitiva e fácil de ser utilizada.

Leia mais: O que esperar do WhatsApp em 2020?

Defina suas configurações no Twitter

Após ter sua conta verificada, você já pode personalizar sua página com as preferências de notificações, conteúdos e anúncios que você deseja receber. Além disso, você pode escolher as cores dos botões, links e afins. 

Na aba “mais” você encontrará diversas opções como a seleção de idioma, fuso horário, configuração de localização e de privacidade.

Importante: clicando na opção “privacidade e segurança” você poderá proteger seus tweets. Assim, somente as pessoas que você aprovar como seus seguidores verão as suas publicações, semelhante à opção de segurança que o Instagram disponibiliza. 

Modo noturno

Outra personalização que chama muito atenção é o modo noturno. O Twitter foi a primeira rede social a lançá-lo, sendo essa uma atualização muito requisitada pelos usuários. Para ativá-lo, basta abrir o aplicativo do Twitter e, na tela inicial, tocar sobre a sua imagem no canto superior esquerdo para que o menu seja exibido. Em seguida, irá aparecer uma lista, e nela você deve procurar pela opção “Modo noturno”. Então, basta tocar sobre a chave seletora para ativá-la.

. Agora, vamos aos seguidores:

Encontrando amigos e começando a segui-los no Twitter

Se você está interessado em acompanhar as atualizações de uma pessoa, uma empresa, um jornal ou qualquer outro tipo de usuário, basta clicar em “seguir” ao lado da foto de perfil dele. Para encontrar alguém ou algum assunto, use o “buscar no Twitter”, localizado no menu superior direito.

Outra forma de encontrar seus amigos na rede social é sincronizando seus contatos através do seu endereço de e-mail. Assim, o Twitter consegue detectar quais dos seus contatos vinculados àquele e-mail já possuem uma conta cadastrada na plataforma. Em seguida, todos os usuários irão aparecer, bastando você selecionar aqueles que deseja seguir. 

Interagindo com alguém através do @nomedeusuário no Twitter

Para falar com alguém no Twitter, você deverá mencionar a pessoa. Assim, ela saberá que você está falando dela ou com ela. Para isso, é preciso sempre colocar um @ seguido do nome de usuário com quem você deseja interagir. 

Leia mais: Facebook é investigado por compra do WhatsApp e do Instagram

Como saber quem falou de você no Twitter

Na página inicial, no menu lateral esquerdo, existe a opção “notificações” (acompanhada do símbolo de um sininho). Ao clicar lá, você sabe quem curtiu e compartilhou* seus tweets ou mencionou você no Twitter (sendo esta pessoa sua “seguidora” ou não). 

*O compartilhamento de publicações é chamado de Retweet (ou RT para os íntimos) e ele pode ser feito de duas formas: por meio do compartilhamento simples ou adicionando um comentário ao que está sendo retweetado. 

Como mandar uma mensagem privada para alguém no Twitter

Assim como a grande maioria das redes sociais, o Twitter também permite que você troque mensagens privadas com outros usuários. Conhecida como “DM”, a caixa de mensagens também pode ser acessada pelo menu lateral na página inicial pela sessão “mensagens”. Lá, você pode buscar pelas conversas antigas ou iniciar uma nova, basta selecionar o usuário com quem deseja interagir e, em seguida, escrever a sua mensagem e enviá-la. 

Twittando sobre um assunto do momento

Para compartilhar alguma atualização sobre um assunto, utilize sempre as #hashtags.  Por exemplo, se o assunto do dia é o jogo do Fluminense contra o Flamengo, a #FLAxFLU é a mais indicada. Assim, quem buscar pelo tema conseguirá encontrar o seu tweet facilmente. 

Você também pode ver os tópicos mais acessados, no Brasil ou no mundo, clicando na aba explorar (que está acompanhada do símbolo #). Esses são os chamados Trend Topics. Logo abaixo deles, aparece a sessão “o que está acontecendo”, em que você pode acompanhar as notícias mais comentadas pelos usuário no momento.

Definindo suas preferências de conteúdo

Outro recurso interessante do Twitter é que você pode não só bloquear ou silenciar outros usuários, mas também palavras. Isso mesmo! Acessando as preferências de conteúdo, entre outras diversas configurações que tornam a sua linha do tempo ainda mais personalizada, é possível escolher quais palavras você não quer que apareçam na sua timeline. Legal, não é mesmo?

A melhor parte dessa rede social é que, além de você estar conectado ao resto do mundo em tempo real, não tem mistério, tudo é bastante simples e fácil de aprender. Agora, você está esperando o que para criar sua conta no Twitter e ficar atualizado sobre os assuntos que lhe interessam? 

Leia mais: Pinterest: o que é e como usar?

E isso é tudo por hoje! Depois, volte aqui e conte para nós o que achou da sua experiência como twitteiro. Nós do Compara Plano estamos ansiosos por saber. Até a próxima! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *