Pular para o conteúdo

Confira 5 destaques do hacktown 2019

hacktown 2019

Considerado o maior evento de inovação e criatividade do Brasil, o Hacktown 2019 é um evento anual organizado por diversas empresas com o intuito de conectar grandes nomes da indústria, profissionais de diversas áreas e apaixonados por tecnologia e criatividade para discutir e descobrir o que há de novo no mercado brasileiro.

Na edição deste ano de 2019, se destacaram a diversidade, a interação, o 5G, a criatividade e as oficinas, além da cidade em que se realiza, claro. Confira abaixo o que cada um desses pontos mostrou de especial.

Hacktown 2019

O evento chegou à sua quinta edição, sendo que a primeira ocorreu no ano de 2014. Desde aí, tornou-se um grande sucesso no cenário brasileiro.

Organizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, neste ano de 2019 reuniu desde empreendedores, como donos de bares, teatros e startups, até escolas e praças. Durante o evento foram apresentadas mais de 600 atividades, como talks, showcases, debates, mentorias, exposições e workshops, as quais ocorreram num período de 4 dias com os mais diversos temas, agraciando todos os tipos de espectadores.

Seguindo a sua proposta de ser um festival de impacto positivo na vida das pessoas, com trocas significativas de conhecimento e experiências, o evento resultou em muitas novidades e expectativas para o mercado brasileiro.

Por isso, separamos aquilo que mais se destacou nessa edição e é digno de menção! Confira!

Leia maisQuais os maiores eventos de tecnologia do Brasil?:

Sobre a cidade

Um dos grandes atrativos do festival é a cidade em que é organizado. Santa Rita do Sapucaí é uma pacata localidade do estado de Minas Gerais, que, apesar do seu tamanho, abriga mais de 160 empresas do ramo tecnológico. Por isso, ganhou o apelido de “vale da eletrônica”.

Foi a paisagem aconchegante e acolhedora, que gera uma sensação gostosa e familiar, o fator decisivo para tornar a cidade o local do Hacktown 2019. O equilíbrio entre natureza e tecnologia proporciona o lugar perfeito para as mais diversas discussões, que vão do âmbito da educação ao tecnológico.

Diversidade

Cada vez mais abordada em nosso país, a diversidade não ficou de fora do Hacktown 2019. O evento, que não fica restrito apenas a salas e auditórios, organizou seu cronograma de forma a realizarem-se atividades nas ruas da cidade, assim expandindo seus temas. Tecnologia, educação, inovação e  finanças são alguns dos trabalhados nessa edição, o que contribuiu para que os mais diversos espectadores estivessem lá.

Além disso, o evento contou com apresentações artísticas e trouxe a comunidade LGBTQ+ para si, ao convidar tais representantes da comunidade. Dentre eles estavam Maria Beraldo e Felipe de Oliveira, que abordam assuntos pertinentes à comunidade LGBTQ+, como, por exemplo, a opressão da mulher lésbica e a androgeniedade do homem.

É interessante pensar que não são muitos os festivais ou eventos que abrem espaço para esse tipo de assunto, por estarem mais voltados à área da tecnologia. O Hacktown 2019 quebrou esse paradigma ao levar questões sociais para as ruas da cidade mineira, e para o público científico/tecnológico.

5G

Logo no primeiro dia de evento, foi anunciado o desenvolvimento da tecnologia 5G, elevando as expectativas acerca do assunto. O lançamento e o desenvolvimento da tecnologia vão ocorrer em parceria com um instituto que promove a inclusão social e a educação tecnológica. O nome do projeto, então, será Casa 5G TIM.

Sua intenção é transformar a casa em um verdadeiro centro tecnológico, com diversos ambientes nos quais serão demonstradas as vantagens e as soluções que poderão ser acessadas com o novo recurso. A partir dele, será possível ter acesso à casa e experimentar a internet 5G em toda a sua totalidade.

O desenvolvimento do espaço ficará por conta de empresas como Ericsson, Qualcomm, Cisco e Inatel, além de ABB, Intel e LG. Além disso, a Agência Hype será responsável pelo projeto arquitetônico e da ambientação da Casa TIM 5G. Que time, hein?!

Após o anúncio, aconteceu uma palestra sobre o assunto intitulada “ Como o 5G vai transformar a sociedade e a economia do Brasil”, ministrada por Eduardo Ricotta – Presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina. A palestra tratou de como aplicar a tecnologia no dia a dia, e o impacto dela nos mais diversos setores, elevando ainda mais a expectativa sobre o assunto.

Sem dúvida alguma foi a estrela brilhante do show, deixando os espectadores maravilhados com as possibilidades trazidas pela tecnologia 5G.

Leia mais: Quando a internet 5G chegará no Brasil?

Interação

A alma do festival está na sua aura leve e interativa. A formalidade fica de fora nesse evento, e é possível encontrar as mais diversas pessoas, com diversificados backgrounds e intenções.

Um dos pilares do acontecimento foi a conexão entre pessoas, para criar momentos únicos e memoráveis. Seguindo essa onda, algumas empresas presentes tinham como objetivo integrar os participantes (inclusive os super tímidos) durante todos os 4 dias de evento.

A ideia era simples: distribuir papéis com pequenas ideias de interação entre pessoas, como perguntas sobre suas redes sociais, música favorita e etc. Com isso, as empresas propunham aos participantes conversarem com desconhecidos criando novas conexões e expandindo seus horizontes.

Além disso, o Hacktown 2019 contou com diversos shows e apresentações culturais, conectando pessoas por meio das artes.

Criatividade

Se a tecnologia era um dos pilares do hacktown 2019, a criatividade era outro. Com diversas atividades que estimulavam o desenvolvimento criativo nos mais diversos setores, como educação, ciência e tecnologia, era possível encontrar momentos ricos para todos os gostos.

Um dos momentos destacáveis foi o insight de  Luciana Bazanella e Vanessa Mathias, que levaram um caixão para as ruas do evento para representar a morte dos corais nos mares. A proposta era promover a conscientização ambiental. Por fim, ganhou uma grande repercussão nas redes sociais.

Além disso, o evento contou com uma rádio web montada no meio da praça, de forma que todos pudessem passar e observar o transcorrer das transmissões. Segundo a produtora da rádio, Teresa Campos, “uma oportunidade para todos que estão aqui ao redor conhecerem também o mecanismo da rádio, como funciona”.

Oficinas

Para colocar em prática todas as vivências dos três primeiros dias de festival, o último dia de evento foi voltado para a realização de oficinas e workshops, que não tardaram a se tornar um dos grandes momentos do festival. Foram dezenas de oficinas simultâneas que atendiam aos mais diversos gostos. Para participar, era necessário se inscrever com antecedência nas desejadas.

Dentre os temas, era possível encontrar tópicos como: “ Música, Tecnologia e Produção”, ministrado por Alec Haiat, músico e dono da importadora Habro; e “Tecnologias disruptivas da Internet do Futuro”, na qual foram apresentados os projetos do ICTLab e seus impactos positivos na sociedade. Além dessas, muitas outras vivências se mostraram bastante interessantes.

Leia maisOs maiores eventos de esporte eletrônico

O Hacktown é um festival muito especial desde que iniciou sua história. Aguardado por todos, desde palestrantes e empresas a membros da cidade de Santa Rita do Sapucaí, movimenta a economia local durante o final de semana em que ocorre.

A cidade é completamente dominada pelo evento, o qual pode ser sentido nas ruas e no comércio locais. Além disso, suas edições sempre contam com novidades excitantes para o mundo de tecnologia e inovação.

Foram quatro dias de fomento à cultura e à inventividade de todos os envolvidos, os quais já criaram grandes expectativas para o ano de 2020. Como nos anos anteriores, o Hacktown 2019 contou com o suporte de empresas como Google e Xiaomi. Um reflexo da importância do evento para o Brasil e para o mundo.

Leia maisFim do Esporte Interativo: entenda o que aconteceu

Nós do Compara Plano estamos sempre antenados para trazer artigos sobre os mais empolgantes eventos acerca do mundo da tecnologia. Não deixe de conferir nossos posts! Eles são publicados diariamente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *