Pular para o conteúdo

Quais os maiores eventos de tecnologia do Brasil?

eventos de tecnologia

Todo o ano o Brasil tem como sede inúmeros eventos de tecnologia. Para o ano de 2019 e 2020, reunimos alguns eventos sobre tecnologia que ocorrem em vários Estados. A lista pode ser conferida abaixo e reúne eventos sobre computação, e-commerce, social media, entre outros.

Os eventos de tecnologia mais famosos são os Campus Party, Futurecom e o Fórum E-commerce Brasil. Mas além desses temos outros para apresentar. Confira neste artigo, os eventos programados para acontecer até final de 2019 e, para 2020, deixamos uma lista para você ficar ligado nas próximas edições.

1 – Eventos de Social Media, Marketing Digital e Inovação

 

Conferência Ethos 360º

Primeiramente para abrir a lista de eventos temos a Conferência Ethos 360º. O evento é promovido pelo Instituto Ethos e aborda em sua programação temas como tecnologia, sustentabilidade e inovação. Em 2019, o evento ocorreu em setembro, em São Paulo.

Innovation Pay

Segundamente temos o Innovation Pay. Ele é um dos maiores eventos de inovação do país, com foco em cases de sucesso. O tema costuma ser em inovação em pagamentos e serviços financeiros. O evento está marcado para acontecer em outubro de 2019.

Rakuten Expo

Em seguida, apresentamos o Rakuten Expo. O evento tem como objetivo discutir ideias inovadoras e divulgar cases de sucesso. É um momento de apresentar o que de mais inovador está sendo feito em relação a tecnologia no país. Além disso, o evento tem como público-alvo lojistas virtuais e profissionais de e-commerce. A programação para o ano de 2019, pode ser conferida no site do Rakuten Expo, que você encontra aqui. Ele está previsto para acontecer no próximo mês, em São Paulo, na data de 10 de outubro.

RD Summit e RD on the Road

Assim também, pensando em inovação é o RD Summit e RD on the Road. O evento é organizado pela empresa de marketing e tecnologia Resultados Digitais. É conhecido como o evento mais completo de marketing digital e vendas do Brasil. A próxima edição está prevista para ser realizada em novembro, em Florianópolis. Mais informações podem ser conferidas no site do evento.

Redes WeGov

Nesse sentido de inovação e integrar, temos o Redes Wegov. A ação de 2019 já aconteceu e agora vale se programar para o próximo ano. O evento é realizado sempre no primeiro semestre do ano e tem como público-alvo agentes públicos. A ação trata sobre redes sociais e tecnologias que estão sendo produzidas nas empresas públicas brasileiras.

Os participantes têm contato com palestras motivacionais e aprendem com os cases de sucesso. É um bom momento para interagir com os servidores públicos de todo o país.

Por mais que já tenha ocorrido o Redes Wegov, a empresa WeGov vai realizar o HubGov, em outubro. Um programa para auxiliar os participantes a propor soluções inovadoras com um desafio institucional. A WeGov oferece oficinas de trabalho conectadas com a realidade institucional.

Social Media Happy Hour

Por mais que pareça um evento simples, é uma boa pedida o evento Social Media Happy Hour. Ele ocorre em São Paulo, durante o ano todo. É uma ação colaborativa que tem como objetivo falar sobre tendências nas redes sociais e reunir pessoas que trabalham nessa área.

Campus Party

Semelhante aos demais, o Campus Party é uma imersão de pessoas que utilizam diversas iniciativas tecnológicas para mudar o mundo. Além disso, é um ambiente propício para a troca de inovação, conhecimento e de sociedades de negócios. O evento aconteceu em março de 2019, na arena da Amazônia, em Manaus.

IT Forum Expo

Por último temos o IT Forum Expo. Ele é um evento que envolve profissionais ligados a tecnologia. De forma abrangente, socializa com as áreas de Transportes, Logística, Recursos Humanos, Marketing, Vendas, etc.

Só para ilustrar, é um evento completo que tem como objetivo proporcionar a troca de experiências em diversas áreas. Em 2019, o evento será realizado em São Paulo, durante os dias 16 e 17 de outubro.

Leia também: Saiba o que é a profissão de streamer e veja se ela combina com você

2 – Desenvolvimento, TI e Segurança

Em relação a área de desenvolvimento, TI e segurança temos alguns eventos para apresentar. Mas não são únicos na área. Vale a pena pesquisar mais sobre eles. Vamos apresentar alguns.

Futurecom

Primeiramente temos o Futurecom. Ele é um dos maiores eventos de Transformação Digital, Tecnologia e Telecomunicações da América Latina. O evento trata das transformações realizadas pela tecnologia e suas relações de mercado. O Futurecom está em sua 21ª edição e acontecerá em outubro em São Paulo, entre os dias 28 e 31.

Fintech Conference

Em seguida, outro evento famoso é o Fintech Conference, idealizado pela StartSe. O evento reúne investidores, startups, grandes instituições financeiras, dentre outros para discutir o futuro e o mercado.

Fórum E-commerce Brasil

Seguindo a mesma linha, temos o evento Fórum E-commerce Brasil. Ele já aconteceu em maio de 2019, então vale se programar para o próximo ano. Esta última edição teve como tema especial de comemoração dos 10 anos do evento. Ele é considerado o maior evento de e-commerce da América Latina.

Gartner Symposium

Sob o mesmo ponto de vista, temos o evento é o Gartner Symposium. Ele é um simpósio para reunir CIOS e executivos de tecnologia da informação. É um evento para avaliar as tendências de mercado na área de TI. Ele acontecerá em outubro, em São Paulo, durante os dias 22 a 25.

Python Brasil

Similar aos anteriores temos o PythonBrasil. Ele é um importante evento na área de linguagem de programação Python do Brasil. Por isso ele tem como objetivo reunir investidores na área para uma troca de experiência e, principalmente, avaliar crescimento de mercado e impacto social.  Em 2019, o evento irá ocorrer em Ribeirão Preto (SP), nos dias 23 a 28 de outubro.

Fórum internacional de Software Livre

Finalizando os eventos de TI temos o Fórum Internacional de Software Livre. O evento é realizado desde o ano de 2000 em Porto Alegre. Além disso, tem como objetivo promover o conhecimento sobre o uso de ferramentas open source e apresentar novas tecnologias. Este evento tem como diferencial a transmissão ao vivo das palestras, proporcionando uma participação maior do público.

De forma surpreendente, em 2018, fomos pegos com uma notícia negativa sobre o evento. A Associação Software Livre emitiu uma nota de que o evento tinha sido finalizado e não ocorreria mais. No texto foi comunicado que “todas ações de reposicionamento serão comunicadas em cronograma específico”, até final do primeiro semestre de 2019. Até o momento não teve programação.

Leia também: Novas redes sociais: saiba quais são as tendências

3 – Startups

Com o intuito de reunir startups de todo país e demonstrar o que está sendo produzido em tecnologia, diversas Startups promovem eventos em diversas áreas. Vamos conhecê-los abaixo. As startups vêm crescendo no país, principalmente, nas grandes capitais.

Startup Summit

A fim de aproximar empreendedores, o Startup Summit é uma feira de negócios para startups. O evento reúne CEOs, investidores e empresários. A ideia é “conectar, criar oportunidade de negócios, aprender sobre empreendedorismo e discutir inovação e tecnologia”, como detalha-se no site do evento.

Aliás, em 2019, edição aconteceu em Florianópolis e reuniu mais de 3 mil participantes, durante dois dias de evento. O Startup Summit é idealizado pela Sebrae e foi realizado em agosto.

Gramado Summit

Parecido com o anterior, o Gramado Summit é um evento de imersão de empreendedorismo. O evento, que se intitula o maior brainstorming do país, aconteceu nos dias 31/07 a 02/08, em Gramado (RS). Teve a apresentação de iniciativas como o Sunset Summit (open bar propício para a construção de relacionamentos) e a Batalha de Startups. Em 2020, ele vai acontecer nos dias 05 a 07 de agosto, em Gramado.

Hack Town

Outro evento que já aconteceu é o Hack Town. Ele contou com mais de 600 palestras, showcases e workshops e teve como tema “Ideias diferentes, conexões de impacto”. Ele foi realizado em Minas Gerais, em Santa Rita do Sapucaí, no comecinho de setembro. Agora é aguardar para edição de 2020. Ele é considerado um dos maiores eventos de tecnologia. Objetiva a falar de tecnologia, economia, futuro do trabalho, realidade virtual, design, internet das coisas, inteligência artificial, dentre outros temas.

Festival SGB (Social Good Brasil)

Além desses, o Festival SGB é um encontro anual com a comunidade, parceiros e pessoas-referência em tecnologia, dados e impacto social no Brasil e no mundo. O evento é uma oportunidade de troca de conhecimentos e de conhecer ideias inspiradoras. A última edição aconteceu em Florianópolis, nos dias 28 e 29 de setembro. Agora é aguardar 2020.

Gostou do nosso artigo? Não deixe de conferir nosso blog Compara Plano. Estamos sempre esclarecendo dúvidas sobre o mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *