Pular para o conteúdo

Evolução da tecnologia: entenda qual é o impacto na nossa vida

evolução da tecnologia

Você já se imaginou em um mundo sem conexão de internet? Ou então sem celular? Pois é, essas são algumas coisas que não pensamos mais viver sem. Inclusive esses itens já fazem parte da nossa rotina há algumas décadas e vão continuar fazendo parte da evolução da tecnologia.

Mas a dúvida que surge é: como essa evolução impacta nosso dia a dia? Saiba que existem muitas possibilidades que você vai descobrir aqui, além de relembrar a trajetória dessa evolução.

Continue a leitura que o blog Compara Plano te dá mais detalhes sobre esse assunto e também mostra como a tecnologia está mudando cada vez mais rápido, de geração para geração.

Leia mais: Dados vazados: saiba como prevenir prejuízos e dor de cabeça

A evolução da tecnologia é constante

Desde que a humanidade existe, as pessoas pensam em melhorar suas condições de vida e facilitar tarefas de rotina. Se na década de 80 não se imaginava acessar a internet, nos anos 2000 isso com certeza se tornou uma realidade.

O que dizer então dos dias atuais, 20 anos depois, em que todo mundo vive conectado, não apenas em casa, mas utilizando internet móvel, por exemplo. Talvez esse seja o maior marco da evolução da tecnologia de todos os tempos. Mas antes disso, é importante lembrar que a revolução iniciou no século 18, quando aconteceu a revolução industrial.

Nessa época, as máquinas surgiram para ajudar os seres humanos e, séculos depois, grandes linhas de produção foram substituídas em muitas fábricas. Processo que acontece até hoje.

Na sequência, podemos citar o uso do telefone como uma das tecnologias que mais marcaram uma época. Isso aconteceu em 1876 e essa ferramenta de comunicação foi criada por Alexander Graham Bell. Porém, a patente dessa invenção ainda levanta dúvidas na história.

No século XX, mais precisamente em 1976, os primeiros computadores começaram a surgir. Ele foi criado por Steve Wozniak e Steve Jobs, sendo um dos primeiros computadores do mundo. Porém, quem foi verdadeiro criador dessa tecnologia e engenharia do computador leva o nome de Charles Babbage.

A evolução da tecnologia do telefone

Os celulares foram criados em 1983, por Martin Cooper, que desenvolveu o primeiro aparelho portátil. Mas sua popularização só aconteceu nos anos 90 no Brasil.

Nessa época ele fazia apenas a função de ligações. A partir de 1992 começou o envio de SMS e depois dos anos 2000, mais precisamente em 2002, surgiu o primeiro aparelho conectável, o Blackberry 5810.

Depois disso, foi uma evolução sem fim e cada vez mais rápida, atualmente chegando a funcionar na rede 5G, com ultravelocidade, possibilitando assistir filmes, séries, jogos em alta definição e, não menos importante, ligações.

Saiba mais: Velocidade 5G: entenda por que é melhor e bem mais rápida

A chegada da internet

A Internet criada nos anos 90 se popularizou nos anos 2000. A grande maioria das pessoas que tinha acesso utilizava a internet discada, conectada ao telefone fixo.

Não se imaginava a facilidade que seria se conectar na internet como atualmente. Hoje a internet banda larga chega por meio de fibra ótica nas residências e escritórios. Além disso, os celulares contam com chip que possibilitam conexão na rede 4G e até 5G, nova tecnologia existente.

Saiba também: 5 dicas para deixar a internet móvel mais rápida

Qual a importância das tecnologias para a evolução da humanidade?

Todo dia existem novidades nesse mundo tecnológico. É um novo celular iPhone lançado no mercado, um notebook touchscreen, carros elétricos, entre muitas outras possibilidades que facilitam o dia a dia das pessoas e empresas.

As tecnologias ajudaram a agilizar algumas tarefas. Por exemplo, o robô aspirador limpa a casa em apenas alguns minutos, sem necessitar de nenhuma força física da sua parte. Aposentando assim a vassoura e até o aspirador de pó elétrico.

Já outras tecnologias mais recentes, como a Alexa, automatizam sua casa e com um simples pedido “Alexa, desligue as luzes” tudo se apaga!

Até aonde isso vai? Isso não sabemos responder, mas tanto a humanidade, quanto a tecnologia estão andando de mãos dadas já há algum tempo.

Tecnologia na educação e nas telecomunicações

Ainda em relação aos impactos, um dos setores que mais aproveitam as novidades da tecnologia é o das telecomunicações. Por exemplo, com a chegada da rede 5G, que promete velocidade 100 vezes maior que a rede da 4ª geração.

Já no mundo da educação, a tecnologia ajuda na pesquisa do dia a dia, consulta de livros online, além de oferecer jogos interativos que colaboram com o aprendizado e o ensino à distância (EaD).

Fique por dentro: Novas tecnologias: veja os impactos em várias áreas

O futuro é agora!

A cada dia que passa surge uma nova tecnologia. A tendência é que se ela evoluiu muito a partir dos anos 2000. Esse crescimento deve ser ainda maior nos próximos anos com carros elétricos e até autônomos mais populares.

Além disso, devemos conviver com robôs fazendo diversas funções, entre outras novidades que vão surgir, como os metaversos, mundo virtual que consegue replicar realidade, por meio de dispositivos digitais.

Quer ficar bem informado sobre esse mundo tecnológico? Então continue navegando em nosso blog para saber mais. Por aqui você acompanha diariamente dicas e curiosidades imperdíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *