Pular para o conteúdo

Como funciona o app de assistente virtual Amazon Alexa

Amazon Alexa

Tecnologias de inteligência artificial vêm deixando as máquinas cada vez mais próximas dos humanos. Embora esse papo pareça coisa de ficção científica, trata-se de um assunto real que já está materializado e mais próximo das nossas vidas do que você imagina. Um bom exemplo disso são as assistentes virtuais desenvolvidas e popularizadas por gigantes da tecnologia como Apple, Amazon e Google. Neste artigo vamos falar sobre a Amazon Alexa, que ganhou um aplicativo próprio compatível com aparelhos Android e iOS.

Leia e confira o que é um assistente virtual e como funciona essa tecnologia. E, ainda, saiba como você pode começar a utilizar a ferramenta da Amazon para descomplicar tarefas do seu dia a dia.

Se você quiser saber ainda mais sobre inteligência artificial, então veja este artigo que fala sobre como funciona a Internet das Coisas, o futuro que já chegou e talvez você nem saiba!

Assistente virtual inteligente Amazon Alexa

Amazon Alexa, ou simplesmente Alexa, é uma das plataformas de assistente virtual com inteligência artificial que mais vem crescendo nos últimos anos. Ela foi lançada em 2014 junto ao primeiro alto-falante sem fio com comando de voz da marca, o Echo.

Desde então, outros aparelhos da empresa passaram a ter suporte aos comandos executadas pela assistente, e o próprio recurso também teve inúmeros aperfeiçoamentos.

Sendo uma tecnologia que funciona quase integralmente por comando de voz, no seu lançamento a Amazon explicou como foi a escolha da assistente. A palavra Alexa tem como principal característica a força da letra X, que é captada com alta precisão pelos aparelhos e facilita o acesso dos usuários aos seus serviços.

O que é um assistente virtual inteligente

Antes de seguir falando sobre o funcionamento do Amazon Alexa e entrar em detalhes de como utilizar o seu app exclusivo, precisamos entender o que é um assistente virtual inteligente.

Para criar um assistente virtual, basicamente é criado um robô com tecnologia de inteligência artificial para ajudar a realizar tarefas do dia a dia. Isso é possível por meio de um extenso banco de dados que permite a geração de respostas rápidas. As informações são captadas a partir de distintas fontes na internet e da geolocalização do usuário.

Entre as buscas mais comuns realizadas por um assistente virtual em celulares, por exemplo, estão dados sobre trânsito, condições meteorológicas, notícias, horários de transporte, entre outros.

Além do Amazon Alexa – que até então era conhecida por executar comandos em aparelhos da marca – o Google Assistente e a Siri, da Apple, são outras duas das plataformas desse tipos mais conhecidas entre os usuários.

Humanização e linguagem natural dos assistentes

Desde os primeiros assistentes virtuais, a tecnologia evolui muito. Essa evolução aconteceu principalmente no sentido de aumentar a velocidade de processamento tanto na captação de voz quanto na geração de respostas.

Maior capacidade de reconhecimento de diferentes perguntas e cada vez mais precisão nas respostas têm feito com que esse tipo de ferramenta ganhe espaço no mercado.

Outro ponto de trabalho intenso pelas empresas é o aperfeiçoamento da interação dos robôs com os usuários. Para isso, são usados recursos que vão desde a possibilidade de trocar a voz do assistente até altas tecnologias para processamento natural da linguagem.

Processamento de linguagem natural virou área de estudo

O investimento em robôs e assistentes virtuais tem sido tão alto que o processamento de linguagem natural virou uma área de estudos dentro da inteligência artificial.

Técnicos da área têm o desafio de desenvolver tecnologias que melhorem a compreensão das línguas humanas pelos computadores e ofereçam respostas quase tão precisas quanto as que seriam dadas por uma pessoa real.

Tipos de assistentes virtuais

Os assistentes virtuais podem desempenhar diversas funções, inclusive dentro de casa quando são utilizadas tecnologias que deixam as residências inteligentes.

Quer saber mais sobre esse tipo de recurso? No nosso blog temos um material especial sobre o tema, leia e confira quais são as principais tecnologias de inteligência artificial para casas.

Voltando ao assunto, para que todas essas modernidades sejam possíveis, são desenvolvidos tipos de assistentes virtuais que desempenham funções para diferentes demandas. Confira alguns deles.

  • Robôs de comportamento – esse tipo de assistente entra em contato com o cliente em resposta a algum estímulo e pode ser passivo ou dinâmico, conforme a necessidade e o tipo de ajuda oferecida.
  • Assistentes de integração – acessam o banco de dados da base em que foram desenvolvidos para fornecer informações ao usuário. Alguns possuem sistema de retroalimentação e também utilizam informações novas fornecidas pelo usuário para aumentar o banco de dados da base.
  • Robôs por apresentação – o assistente pode ter um avatar como tática de familiarização com o usuário, e normalmente são utilizadas imagens humanas ou de figuras animadas. Ou o robô pode ser apresentado simplesmente como uma voz despersonificada ou uma caixa de diálogo, dependendo do tipo de serviço oferecido.

A escolha por esses, entre outros tipos de robô, depende do formato de serviço que a empresa quer oferecer ao usuário.

No caso de assistentes virtuais inteligentes, a intenção das marcas é gerar uma relação próxima com seus clientes, por isso as características costumam ser as mais amigáveis possíveis para o mundo humano.

O que é o aplicativo do Amazon Alexa

Dentro de todo esse contexto tecnológico de inteligência artificial, surgiu o assistente Amazon Alexa. Inicialmente a plataforma era compatível com os aparelhos da marca, como a linha Echo e Echo Dot.

Por meio do assistente, o usuário pode controlar os sistemas dos dispositivos conectados e executar outras tarefas, tais como configuração de alarmes e timers, ajuste de temperatura, play de músicas, entre outros.

Agora essas funções estão disponíveis também para qualquer pessoa que tenha um dispositivo móvel com sistema operacional Android ou iOS.

Com comandos de voz através do aplicativo, o usuário pode fazer buscas na internet, consultar calendário e agenda, adicionar alarmes, lembretes e tarefas, reproduzir músicas e mais inúmeras tarefas.

O app ainda pode ser usado para gerenciar e configurar os aparelhos da Amazon que são compatíveis com o assistente, e tudo diretamente pelo celular por comandos de voz.

Como utilizar o Amazon Alexa no celular

O primeiro passo para começar a usar os recursos do Amazon Alexa é baixar e instalar o aplicativo próprio da plataforma no seu celular. Ao abri-lo pela primeira vez, será necessário fazer login com uma conta Amazon. Caso você não tenha uma, será necessário criar uma nova conta clicando no botão que indica essa opção.

Na tela seguinte você deverá indicar se quer conectar um aparelho Echo no seu celular ou se quer ir direto para a configurar o aplicativo Alexa. Em seguida, será necessário confirmar a sua identidade para que o assistente saiba com quem estará falando.

Na etapa seguinte você deverá conceder acesso do app aos seus contatos e à sua localização, e será feita uma confirmação de número de telefone por mensagem de SMS. Solicite o envio do código verificador, e, ao recebê-lo, insira-o no local indicado.

Leia maisAmazon basics, conheça a linha de produtos próprios da marca

Começando a executar tarefas básicas com o app Alexa

Pronto. Após a confirmação do código, o aplicativo começará a apresentar um tutorial de funcionamento básico da plataforma. Você pode optar por assistir ou pular essa introdução.

A tela inicial do app mostra como padrão a previsão do tempo na sua localidade e a data. Abaixo aparecerão alguns cards com sugestões de tarefas que você pode executar com Alexa.

No menu inferior há um botão central pelo qual você poderá chamar a assistente para começar a interação. No mesmo menu é possível encontrar ainda uma opção com atalho para realizar chamadas e enviar avisos e mensagens para outras pessoas.

Outro recurso interessante é a sincronização com outros aplicativos como, por exemplo, players de música do tipo Spotify e Deezer.

Quando estiver navegando pelo aplicativo, note que algumas funções são exclusivas para uso com aparelhos da Amazon, especialmente os da linha Echo.

Leia mais: Tecnologias do futuro: você irá se surpreender com o que vem por aí

Quer ler mais artigos como este e estar sempre bem-informado sobre as novidades do mundo da tecnologia? Então, não perca os conteúdos do blog do Compara Plano! Pois estamos muito satisfeitos em te ver por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *