Pular para o conteúdo

Novas tecnologias: veja os impactos em várias áreas

  • por

Atualmente, as novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nossa vida cotidiana, seja nos afazeres do lar ou nos controles organizacionais. Os avanços acontecem muito rapidamente trazendo praticidade, agilidade, eficiência, conforto.

E o que antes era apenas uma ambição, hoje, por exemplo, a Realidade Virtual (RL) já vem sendo usada em treinamentos, na educação e na indústria de jogos eletrônicos.

A verdade é que as tecnologias interferem de alguma forma na vida de todos e não podemos estar alheios a essas inovações. Por isso, resolvemos apresentar algumas informações relevantes da área da tecnologia e os impactos causados em vários setores. Acompanhe!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ! 

Leia também: Realidade virtual: 5G poderá alavancar a tecnologia

Saiba mais sobre as novas tecnologias e inovações

Vamos falar, então, das novas tecnologias que estão surgindo e que irão impactar profundamente no futuro da sociedade, auxiliando, inclusive, na sua qualidade de vida.

1. Tela flexível e imagens de alta qualidade

Já imaginou enrolar e dobrar sua tela sem que tenha distorção? Essa é uma das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas. As tecnologias utilizadas na construção do projeto incluem LCD orgânico, tinta eletrônica e OLED. 

Assim, o intuito é permitir maior qualidade de imagens e fotos mais nítidas.

2. Rede 5G

A nova tecnologia de rede sem fio 5G apresenta maior velocidade e conectividade, quando comparada à tecnologia 4G. Desse modo, alguns setores, como telefonia, serão fortemente impactados.

Assim, através do smartphone, o usuário poderá controlar todos os tipos de máquinas, robôs e outros dispositivos tecnológicos, de maneira rápida e eficaz. Além disso, a rede sem fio 5G permite uma conexão maior de usuários online. Será a revolução da internet.

A previsão de chegada era para o final de 2020, mas o leilão foi adiado por conta da pandemia da Covid-19, segundo o Ministério das Comunicações.

3. Chromecast

Com a tecnologia Chromecast, qualquer TV pode ser Smart, basta apenas a internet e uma entrada HDMI da sua TV. Dessa forma, é possível realizar streamings de filmes, vídeos, jogos e muito mais.

Além disso, tem um preço acessível, sendo possível encontrar o aparelho na Mercado Livre, por exemplo, por apenas R$ 227.

4. Novas tecnologias com carros voadores

A tecnologia envolvida permite o transporte pessoal tanto por vias terrestres como aéreas. Os protótipos já foram feitos, mas nenhum obteve praticidade e possibilidade de comercialização ainda. Mas quem sabe em um futuro próximo, né?

5. Impressão 4D

Diferentemente da impressora 3D, na impressão 4D, a estrutura pode ser alterada depois de pronta. Desse modo, permite que adicione transformação durante o tempo de impressão, seja por fatores como umidade, temperatura, tamanho, etc.

Portanto, os objetos com tamanho maior que a impressora podem ser impressos parcialmente, e assumem sua real forma posteriormente.

6. Bioplástico

A produção de plástico a partir de fontes renováveis de biomassa, como óleos vegetais, palha, serragem, gorduras e resíduos alimentares etc, já é uma realidade. Além dessas fontes temos os bioplásticos produzidos de subprodutos agrícolas, plásticos já utilizados, açúcares e gás natural.

No entanto, nem todo o bioplástico é biodegradável, mas mesmo assim tem um significado importante, pois não utiliza fontes derivadas do petróleo.

Aqui foram destacadas algumas das novas tecnologias existentes ou em fase de estudos, que prometem introduzir novas formas de se fazer algo.

Novas tecnologias na área empresarial

Se você é um pequeno empresário e pensa que investir em novas tecnologias não é uma boa ideia ou que demanda muitos gastos. Acredite, pode ser uma ótima forma de crescer e até economizar! Veja a seguir como algumas destas inovações podem ajudar no seu negócio.

1. Unificação de softwares

A unificação de software é o futuro do trabalho, pois o uso de ferramentas, como Slack e Trello, facilita muito o trabalho. Assim, se todos ganharem familiaridade com os softwares a tendência é não ocorrer perda de tempo e produtividade, o que se torna muito vantajoso.

Um exemplo é o Zapier, que promove a interação com todas as ferramentas e permite uma experiência fácil e sem interrupção.

2. Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)

Essas tecnologias juntas permitem uma experiência grandiosa para o cliente. Ou seja, a VR permite imersão virtual em um ambiente, ao passo que AR é a inclusão de elementos virtuais em um cenário real.

Exemplificando, temos: Oculus Rift e o Pokémon Go, voltados para micros e pequenas empresas.

3. Marketing de influência

Nesse caso, não está diretamente ligado às novas tecnologias, mas o marketing com influenciadores requer avanços para ser realmente efetivo.

A exemplo da Hubble, foi criada uma plataforma para conectar empresas e produtores certos, afunilando o canal de vendas.

Assim, com o papel dos influenciadores as vendas são mais eficientes e com monitoramento em tempo real, o que permite mudanças de estratégias.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: O futuro está cada vez mais perto com o veículo autônomo

Investir em novas tecnologias é um ótimo negócio

Apresentamos algumas das novas tecnologias possíveis para modernizar e auxiliar você na produção, execução de tarefas, bem como ferramentas úteis para alavancar os negócios das empresas. E deu para ver que vale a pena investir para obter melhores resultados!

Aqui no blog do Compara Plano você encontra novas publicações todos os dias com dicas, notícias, análises e curiosidades sobre o mundo da internet e da tecnologia. Continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *