Pular para o conteúdo

Dados vazados: saiba como prevenir prejuízos e dor de cabeça

dados vazados

Apesar da facilidade e dos diversos pontos positivos que a tecnologia nos proporciona, há também alguns riscos muito sérios na sua usabilidade, como o de ter os seus dados vazados, por exemplo.

Recentemente, esse assunto passou a preocupar os brasileiros, por conta dos constantes casos de vazamento de dados pelas redes sociais mais usadas no país. Esse é um problema muito sério, pois pode fazer com que as pessoas sofram golpes de diferentes proporções.

Para saber mais sobre as consequências de ter os seus dados vazados e como você pode evitar ter essa dor de cabeça, continue a leitura da matéria do Compara Plano.

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ! 

Leia também: Aplicativos de segurança: conheça e navegue de forma segura

Quais são os perigos de ter os dados vazados?

Em primeiro lugar, uma das principais desvantagens de ter os seus dados vazados é não saber quem possui acesso a eles. Na maior parte das vezes são criminosos com intenção de tirar vantagem sobre isso.

Ao ter os seus dados roubados é possível que ocorram tentativas de pedido de créditos em seu nome, cadastros em benefícios do governo, pedidos de alteração de senhas em bancos, contratação de serviços, ou então que você sofra outros tipos de golpes que não tenham caráter financeiro. Por exemplo, alguns criminosos usam os dados para fazer filiação em times de futebol e até mesmo em partidos políticos.

Certamente, se isso acontecer com você haverá prejuízos financeiros e/ou de tempo para tentar desmistificar o ocorrido mediante as autoridades.

Saiba mais: O que é a criptomoeda Polymath e quão segura ela é?

Como evitar ter dados vazados

Para não ter que vivenciar essa situação ruim, o mais aconselhável é que você evite que o vazamento de dados aconteça.

Nesse sentido, a primeira atitude que se deve tomar é ter mais cuidado em relação a toda a sua usabilidade da internet. Comece colocando senhas nos seus aparelhos eletrônicos e também ative a autenticação em dois fatores de todas as contas que oferecem esse recurso.

Evite utilizar muitos aparelhos para logar seus aplicativos, principalmente aqueles que forem de bancos, carteiras ou contas digitais.

Além disso, por mais cômodo que seja, evite deixar senhas e logins memorizados nos aplicativos. Assim, caso o seu aparelho seja hackeado não correrá o risco de ter esses apps acessados.

Leia também: Cibersegurança: saiba por que é importante proteger seus dados

Quais cuidados devo adotar ao utilizar um navegador

Existem outras atitudes que você pode tomar no seu dia a dia ao usar navegadores que podem evitar qualquer tipo de vazamento de dados. Confira quais são:

  • Evite clicar em qualquer botão nos sites sem ler sobre o que se trata;
  • Somente preencha formulários com os seus dados se realmente souber que o site é confiável;
  • Tente não usar computadores públicos para ver informações pessoais;
  • Não passe as suas senhas para ninguém que não seja de sua confiança;
  • Desconfie de promoções milagrosas, especialmente durante no final do ano, época em que muitas marcas realizam campanhas de Black Friday;
  • Não envie fotos dos seus documentos ou cartões por mensagem;
  • Suspeite de telefonemas não solicitados e sempre peça que a pessoa fale os seus dados primeiro, e não o contrário;
  • Não forneça informações confidenciais por e-mail, telefone, WhatsApp ou SMS;
  • Não clique em links suspeitos.

Seguindo todas essas recomend威而鋼 ações, você estará mantendo a sua segurança digital e evitando que outras pessoas tenham acesso aos seus dados pessoais.

O que fazer se descobrir que meus dados foram vazados?

Infelizmente, se você não conseguiu evitar que os seus dados fossem expostos e agora sabe que sofreu um crime cibernético por conta disso, o mais recomendado é que você faça um boletim de ocorrência relatando o ocorrido e quais foram os danos sofridos.

Além disso, também informe aos seus amigos e familiares o que aconteceu para o problema não tomar uma proporção maior.

Em seguida, altere as suas senhas e tente torná-las mais difíceis do que anteriormente. Também é possível usar um gerenciador de senhas – que são programas capazes de criar códigos novos e difíceis de serem adivinhados para cada uma das suas contas online.

Entre em contato com o banco, caso seus cartões tenham feito parte dos danos de exposição de dados, e peça o envio de um novo cartão. Além, é claro, de pedir um bloqueio imediato dos dados do cartão anterior.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Confira também: LGPD: entenda a Lei Geral de Proteção de Dados

Certamente saber como se prevenir para não ter informações vazadas é algo muito importante nesse ambiente tecnológico. E agora que você aprendeu sobre os principais cuidados que deve ter, não deixe de conferir também outras dicas do blog Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *