As redes sociais ganham força a cada novo ano e vivem constantes atualizações. Por isso é importante conhecer todos os recursos disponíveis nos diversos canais possíveis atualmente. Entre esses recursos, as enquetes para Instagram tem se tornado um verdadeiro sucesso.
Antes de mais nada, é importante saber que as enquetes permitem um engajamento maior com seu público. Por meio delas, você pode criar brincadeiras, além de perguntas para conhecer melhor qual o perfil de quem te acompanha nas redes. Isso permite criar campanhas direcionadas para essas pessoas no futuro.
Agora, fique por dentro e saiba todos os detalhes sobre esse recurso disponibilizado pelo Instagram. Aprenda como utilizá-lo e sua importância, tanto se você for um influenciador, quanto se tiver uma empresa nas redes sociais. É só continuar a leitura por aqui.
Saiba mais: Como vender no Instagram: confira 5 dicas importantes
Como começar uma enquete para Instagram?
Utilizar essa ferramenta poderosa para engajamento no Instagram é muito simples e pode ser acessada utilizando o recurso de stories. Confira o passo a passo abaixo:
- Abra o Instagram e selecione a aba onde fica os stories;
- Escolha uma foto ou vídeo para publicar;
- Arraste a tela para cima e tenha acesso aos diversos recursos disponíveis para seu stories;
- Nessa parte você vai clicar em enquete e depois criar uma pergunta podendo personalizar a aba “sim ou não”, já escrita;
- Após definir a pergunta é possível colocar a caixa de enquete onde quiser;
- Depois de definir o local e o que será escrito, clique no botão publicar e a enquete aparecerá para seus seguidores;
Lembrando que a enquete fica disponível em seu stories por 24 horas e que depois disso é possível acessar quantas pessoas interagiram com ela.
Leia mais: Dicas e truques para deixar seu Instagram stories mais interessante
Enquetes para Instagram: quais são as vantagens de utilizar esse recurso?
Um dos principais motivos para usar as enquetes para Instagram é o fato de aumentar o engajamento com seu público e criar uma aproximação. Isso porque você pode elaborar diversas perguntas e as respostas permitem conhecê-lo.
Também é possível fazer uma pesquisa de mercado, para ver o que seus clientes estão interessados, principalmente se seu perfil for de uma loja, por exemplo. Confira abaixo mais benefícios desse recurso:
- Oferece uma alta taxa de engajamento na publicação de maneira orgânica, ou seja, sem ter que pagar para impulsionar o conteúdo;
- Cria uma humanização, mostrando que se interessa com o seu público;
- Permite perguntar a intenção do seu público, em lançamento de um possível produto, serviço ou produção de conteúdo a fazer;
- Oportunidade de conseguir feedback sobre o que posta;
- Construção das personas que te seguem.
O que colocar nas enquetes do Instagram?
Certamente, esse tipo de recurso de enquetes para Instagram possibilita vários tipos de conteúdos. É importante usar sua criatividade ao criar as perguntas e atrair seus seguidores.
Sendo assim, você pode perguntar desde um simples como está seu dia “bom/ruim”. Caso esteja utilize sua conta para fazer vendas, tem a possibilidade de perguntar se seu público gostou ou não de um novo lançamento, por exemplo.
Saiba também: Problemas no Instagram? Veja como saber se o app está offline
Confira 5 exemplos de perguntas para enquete:
- Pense em perguntas utilizando o clima: gostam do frio ou calor?
- Você compraria esse item, sim ou não?
- Ama viajar, sim ou não?
- Qual é melhor, Instagram ou Facebook?
- O Instagram é sua rede favorita, sim ou não?
Certamente, essas são apenas algumas ideias iniciais, mas o interessante é você criar perguntas criativas, conforme seu nicho e público-alvo que deseja alcançar.
Leia também: Como criar uma loja no Instagram? 6 passos para começar
Como verificar o resultado da enquete do Instagram?
Para ter acesso às informações das enquetes do Instagram, é possível arrastar a imagem para cima e verificar quantas pessoas responderam a sua enquete.
Caso acesse sua página após às 24h que a enquete fica no ar, é possível acessar de outra forma o resultado. Basta entrar nos insights do Instagram e acessar posteriormente a aba Stories.
Assim, você confere se sua enquete foi um sucesso e também consegue verificar números váliosos que podem te dar uma direção de qual conteúdo tem maior engajemento do seu público.
Saiba que também é possível republicar o resultado da enquete, o que pode gerar um aumento no número de pessoas engajadas. Isso porque elas podem ser direcionadas para debater a enquete em um publicação no feed ou até mesmo no direct da página.
Antes de concluir, outra dica importante é que se você está em busca de aumentar o engajamento no seu perfil, use esse recurso pelo menos uma vez na semana.
Também é interessante aproveitar outros recursos disponibilizado pela rede social, como a caixa de pergunta, e vídeos nos reels do Instagram, que ajuda seu conteúdo a chegar para mais pessoas de forma orgânica.
Curtiu entender todos os detalhes sobre as enquetes do Instagram? Já vai começar a aplicar as ideias divulgadas por aqui? Então continue bem informado e atualizado e confira outras dicas e curiosidades divulgadas em nosso blog diariamente.