Pular para o conteúdo

Problemas no Instagram? Veja como saber se o app está offline

  • por
problemas no instagram

Ter problemas no Instagram é uma situação tão comum quanto chata atualmente. Isso pois a rede social é uma das principais plataformas utilizadas pelos brasileiros e movimenta milhões de usuários todos os dias. Felizmente, na maioria dos casos existe uma solução simples para contornar o problema.

Entre os principais relatados pelos adeptos estão problemas de login, de comentários que não carregam, postagens dificultadas ou manuseio travado são os principais. Porém, vale notar que há situações em que a própria rede social está fora do ar.

As mudanças mais recentes nas atualizações do aplicativo geraram alguns problemas de instabilidade no serviço. Ainda assim, esse caso deve ser o de menor frequência, sendo que incompatibilidades do seu próprio celular também podem ser a causa.

Por isso, neste texto você vai aprender a diferenciar tais situações e a resolver objetivamente seus problemas no Instagram.

Leia também: Como desativar Google Assistente? Descubra aqui!

CONFIRA OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Problemas no Instagram: serviço fora do ar

Assim como acontece com outras aplicações, não há nenhuma mensagem da própria plataforma que identifique que o serviço está fora do ar momentaneamente. Por isso, quando esse é o problema, ainda pode ser o caso de você abri-lo normalmente e ver postagens de seus contatos, tal como se nada tivesse acontecido.

Os principais sintomas, então, serão no sentido de o conteúdo da plataforma ser carregado inadequadamente. Imagens e vídeos que não aparecem, mas as legendas sim, caem nessa situação. Além disso, o símbolo de atualização sem que nada aconteça também é outro.

Um último sinal pode vir daqueles sites que você utiliza para ganhar seguidores no Instagram. Ainda que ativados, se a plataforma estiver fora do ar, você não conseguirá acessá-los.

Vai dizer que quando o problema do Instagram é da própria plataforma, não há nada que se possa fazer. O único que resta é esperar o serviço voltar à atividade.

Como verificar que o problema seja da plataforma

Outage.Report

Caso você desconfie que tem problemas acontecendo na própria plataforma do Instagram, pode usar o Outage.Report para descobrir se é isso mesmo. Ainda que esteja em inglês, o site é bastante intuitivo, sendo bastante fácil de interpretar suas informações.

O serviço apresenta um gráfico com horários específicos nos quais foram registrados problemas de acesso à rede social. Ademais, é possível verificar em termos percentuais quais sejam os principais tipos de reclamação (em inglês, claro). Pontualmente, é possível descobrir se o problema está na atualização do feed de notícias, se os Stories não carregam ou se simplesmente toda a plataforma está fora do ar.

Lá, contudo, não existe nenhum indicativo de que ele esteja fora do ar, mas apenas um mapeamento das reclamações dos usuários. O serviço organiza essas reclamações pelo tipo de relatório ou pelo local de onde elas venham. E, claro, é possível informar o problema que você está sofrendo, pois isso ajuda outros usuários quando da consulta.

DownDetector

O DownDetector é outra plataforma dedicada a informar usuários sobre o Instagram com problemas. Porém, sua vantagem é a de estar em português, além de ele informar logo no primeiro acesso se o Instagram está fora do ar.

O serviço também permite que descubramos os problemas do Instagram ao redor do mundo. Assim, é possível ver se o caráter de fora do ar é global ou não, além de apontar países onde isso está acontecendo. Uma funcionalidade adicional é a de apresentar de períodos em que a plataforma esteve fora do ar.

Leia também: Qual o melhor celular para Instagram? Confira cinco modelos para produzir conteúdo

Problemas que podemos resolver

Abaixo, listamos alguns problemas do Instagram que podem ser resolvidos pelo próprio usuário. Dessa maneira, não é preciso ter ações muito incisivas para resolver sua situação.

Atualize seu aplicativo

Um dos problemas que pode levar seu Instagram a ter problemas é o aplicativo está desatualizado. Por isso, ir até sua loja de apps e atualizá-lo pode ser uma excelente forma de você resolver inadequações antes mesmo de precisar procurar por outras soluções.

Instagram travando

Se seu Instagram estiver travando, uma das soluções viáveis é você limpar a memória cache da aplicação. Por vezes, essa memória pode ocasionar lentidões inesperadas, mas é bem fácil de resolver o caso.

  1. Vá até as Configurações do seu smartphone;
  2. Depois, vá até a entrada Aplicações;
  3. Na sequência, busque pelo Instagram;
  4. Por fim, limpe a memória cache ou limpe os dados do app.

Se o problema for de memória RAM, caso seu aplicativo esteja sobrecarregado, uma solução é fechar todas as aplicações abertas em segundo plano.

Não consigo comentar numa publicação

Se você não consegue comentar em uma publicação, pode ser que você esteja violando alguma regra de uso da própria rede social.

Vale dizer, então, que mencionar mais de 50 usuários num único comentário, 30 hashtags ou ou repetir o mesmo comentário muitas vezes não são ações permitidas pela plataforma.

Não consigo postar uma foto

Se você tem problemas no Instagram no sentido de não conseguir postar uma foto ou vídeo, o melhor que você pode fazer é verificar o seu acesso à internet. Assim, tanto o Wi-Fi com a conexão 4G devem ser verificados.

Isso acontece porque pode ser o caso de você estar com uma determinada página da plataforma aberta por conta de já ter os dados salvos no seu dispositivo. Porém, na hora de subir seu arquivo, o sistema encontra dificuldades justamente na hora de realizar o upload.

Não consigo excluir um comentário

Se você não consegue excluir um comentário, o potencial problema é ele já ter sido excluído do sistema do Instagram e você estar vendo uma página desatualizado. Por isso, vale a pena esperar alguns minutos para que tudo volte ao normal.

Não consigo seguir uma pessoa

Se você não consegue seguir uma nova pessoa, vale a pena considerar que você já esteja seguindo 7.500, o número máximo permitido pelo Instagram. Outra possibilidade é você ter sido denunciado por outro usuário pela prática de spam, distribuidor de anúncios.

Nesses casos, ambas as práticas são proibidas pelas diretrizes da rede social, e é impossível contornar tais proibições.

Resolveu seus problemas no Instagram?

Agora que você já viu os principais problemas no Instagram, assim como as alternativas para resolvê-los, não tem mais por que passar perrengue com relação a eles. Então, desfrute da sua rede social.

Quer Instagram liberado?

Quer ter o Instagram liberado no seu celular? Então, quem sabe não avalia as opções da TIM com redes sociais liberadas? Com elas, o aplicativo da rede social não consome dados da sua franquia de internet, além de estar disponível inclusive em planos Controle. Vale a pena conferir!

Leia mais: Como criar uma loja no Instagram? 6 passos para começar

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *