Como vender no Instagram: confira 5 dicas importantes

Pode ser que você conheça o Instagram desde a época em que a rede social não era nada além de um feed com as fotos dos pets, comidas e viagens dos seus amigos. No entanto, essa realidade mudou. Depois de muitas transformações e adições de novos recursos, hoje em dia a plataforma é uma das principais vitrines para venda de produtos e serviços. Nesse post, vamos dar 5 dicas valiosas de como vender no Instagram.

Em resumo, a rede social é uma boa aliada tanto das grandes empresas e suas campanhas quanto dos pequenos empreendedores e seus negócios locais. Segundo a empresa, 60% dos usuários afirmam que descobrem novos produtos pelo aplicativo.

Além das dicas importantes sobre como vender no Instagram, confira nosso e-book gratuito sobre como se tornar um digital influencer no Instagram. Há também vários truques e dicas para deixar seu stories mais interessante. Para não ter problemas com a ferramenta, é importante também contar com bons planos da TIM ou da Claro.

Acompanhe!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

1. O que importa é o visual: invista na aparência para vender no Instagram

Ainda que o Instagram tenha mudado muito ao longo dos anos, uma característica essencial permanece. O conteúdo que circula pela rede tem um forte apelo visual. Isso significa que tudo aquilo que agrada o usuário pela estética tem maiores chances no Instagram, seja de curtidas ou vendas.

Na hora de fotografar um produto ou publicar algum conteúdo para anunciar serviços, tenha sempre em mente a necessidade de caprichar no visual. Preste atenção à iluminação das suas fotos e explore os filtros e correções de imagem da plataforma.

Tudo isso vai contribuir para que atrair e engajar seus seguidores com a sua página.

Leia também: Saiba como baixar vídeos do Instagram em diferentes dispositivos

2. Faça uma conta comercial

É muito comum, principalmente entre aqueles que estão começando a compartilhar os seus negócios online, que a divulgação inicial parta do perfil pessoal. Não existem proibições absolutas sobre como vender no Instagram. No entanto, isso quase sempre é um problema.

Seja no Facebook, no Instagram ou até no WhatsApp, na maioria dos casos o ideal é que você diferencie a sua vida pessoal do seu perfil profissional. No caso do Instagram, isso é possível através de um recurso que converte o seu perfil em uma conta comercial. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre na sua conta e toque no ícone do menu no canto superior direito;
  2. Toque em “Configurações”;
  3. Selecione “Conta”;
  4. Selecione “Mudar para conta profissional”;
  5. Toque em “Empresa”;
  6. Conecte sua conta profissional com a página do Facebook da sua empresa. Essa etapa não é obrigatória para criar um perfil comercial no Instagram;
  7. Preencha os campos com as informações detalhadas do seu negócio;
  8. Pronto! Selecione o botão “Concluir” e está feito.

Quais as vantagens de um perfil comercial?

Além da diferenciação entre o seu perfil pessoal e profissional, como já mencionado anteriormente, uma conta comercial dispõe de ferramentas e recursos que não estão disponíveis nas contas comuns. O acompanhamento do desempenho do seu conteúdo através de métricas em tempo real, por exemplo, é um dos mais importantes para quem quer monitorar o crescimento e alcance do seu negócio no meio online.

Outro fator importante que influenciará na sua estratégia de como vender no Instagram é conhecer o seu público. Isso é muito mais fácil através de um perfil comercial. Nele você terá acesso a informações mais detalhadas sobre quem são os seus seguidores e um feedback de interação e engajamento com tudo aquilo que você publica na sua página.

Além disso, sua marcá será melhor reconhecida e lembrada se for divulgada através de uma conta comercial. A plataforma permite que você informe com mais destaque dados como a localização, contato da sua empresa e o seu horário de funcionamento.

Leia também: Dicas e truques para deixar seu Instagram stories mais interessante

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

3. Aproveite os recursos do Instagram Shopping

A função Shopping é a atualização mais recente que impulsionou as possibilidades de como vender no Instagram. Para marcas e lojas com produtos físicos, ela pode ser extremamente vantajosa. Isso porque é possível marcar o produto com uma tag que abre informações sobre aquele item e podem redirecionar para o site da sua empresa. E o melhor: isso pode ser feito não apenas no feed, mas também no stories!

Contudo, além de possuir um perfil comercial, você precisa cumprir outros requisitos para estar apto a utilizar o Instagram Shopping. São eles:

  • Ter uma página da sua empresa no Facebook ou um catálogo ativo no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Possuir uma plataforma de e-commerce que seja compatível com a integração com a rede social;
  • Ter a versão mais recente do aplicativo atualizada no seu aparelho;
  • Aceitar as políticas comerciais da plataforma.

Além disso, o Instagram Shopping também permite que o seu perfil e seus produtos apareção na aba “Explorar”. Nesta área, você encontra publicações em categorias como “Arte”, “Música” e “Jogos”, por exemplo.

Entre elas está a seção “Loja”. A função pode ser muito vantajosa porque atingirá um público para além dos seus seguidores, com forte potencial de atrair novos clientes para sua marca.

Leia também: Instagram fechando sozinho? Saiba o que fazer

4. Texto também importa: utilize as palavras a seu favor

Já falamos anteriormente que o Instagram é, por natureza, uma rede social com um grande apelo visual. Você também viu que é essencial desenvolver o seu negócio online tendo isso como norte. Porém, as fotos e vídeos não são tudo. A forma como você vai utilizar o texto, seja nas próprias imagens ou nas legendas das publicações pode alavancar ou desandar as suas vendas.

Descrições mal elaboradas, erros de português e digitação e uso de textos gigantescos são alguns dos erros que vão minar a sua credibilidade com seus seguidores.

Ser objetivo e utilizar uma linguagem simples (mas não informal em excesso) é uma técnica infalível. Pense nas suas legendas como uma oportunidade de complementar as suas fotos, e não de descrevê-las de maneira redundante.

Além disso, é nas legendas que se escondem um detalhe crucial: as hashtags. Herdadas do Twitter e adaptadas para diversas redes sociais, elas acabaram se tornando muito populares. Contudo, cuidado para não banalizar o seu uso.

O Instagram permite até 30 em cada foto, o que não significa que você deva exagerar e utilizar sempre esse limite. Lembre-se que elas funcionam como palavras-chave que vão guiar usuários até as suas postagens através daquele termo. Logo, mire nas hashtags que sejam ao mesmo tempo populares e estejam relacionadas com a sua marca.

Leia também: Aprenda como ativar o filtro do Instagram que gera resultado engraçado

5. Crie conteúdo

Por fim, mas não menos importante, mantenha-se ativo no Instagram. Estabeleça uma regularidade de publicações, tanto nos stories quanto no seu feed. Isso vai garantir que seus seguidores não esqueçam do seu perfil. Porém, dependendo do seu negócio ou dos produtos que você vende, a tarefa de ter sempre algo a publicar pode não ser muito simples.

Para isso, uma alternativa é investir em conteúdo de qualidade e que tenha alguma relação com o que a sua marca faz, representa e defende. Algumas ferramentas parceiras do Instagram podem ajudar no quesito criatividade, confira três:

  • Hiperlapse: Aplicativo desenvolvido para criação de lapsos de tempo (os timelapses). Interessante principalmente para produtos artesanais, pode ser uma forma de compartilhar com seus seguidores um processo longo de confecção de alguma peça, por exemplo;
  • Boomerang: Ferramenta muito popular entre os usuários, o Instagram estima que 25% dos stories são vídeos feitos com o Boomerang. O app cria pequenas gravações que se fecham em um loop;
  • Layout: recurso para combinar várias imagens, com possibilidades de edição como espelhamento, inversão, inserção de bordas e outras montagens.

Leia também: Como fazer enquetes no Instagram: aprenda a usar este recurso

Como vender no Instagram: captou as dicas?

Neste artigo você conferiu algumas dicas de como vender no Instagram e melhorar a comunicação da sua marcar através da plataforma.

Fique atento ao nosso blog para mais artigos como esse com dicas, curiosidades e notícias sobre o mundo da internet e da tecnologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat