Pular para o conteúdo

Guia para desativar o Avast do seu Android com sucesso

desativar o avast

Todo mundo sabe que manter um bom programa de antivírus no seu computador ou dispositivo móvel é fundamental. Isso porque você fica prevenido de arquivos maliciosos que podem roubar seus dados pessoais, inserir anúncios na sua navegação, entre outros incômodos. Para instalar um programa de antivírus é fácil. No entanto, desinstalar pode gerar dúvidas. Nesse post, vamos mostrar em detalhes como desativar o Avast do seu Android.

Em resumo, quando falamos de antivírus, o mercado nos oferece muitas opções. Inclusive programas gratuitos muito interessantes, como o Avast. No entanto, se você já utiliza o Avast Mobile Security (nome completo do aplicativo para Android) e está querendo mudar, há algumas etapas a serem cumpridas.

É bastante comum, por exemplo, você sentir necessidade de testar outros tipos de programas antivírus. Há, por exemplo, opções concorrentes ao Avast, como AVG, MacAfee e o Norton. A maioria também trás planos gratuitos, além dos pagos, que oferecem mais opções.

Se você quer aprender a desativar o Avast com sucesso do seu celular, acompanhe todas as dicas desse post.

Leia também: 6 dicas para proteger a privacidade dos dados na internet

Por que desativar o Avast?

Há vários motivos que podem levar um usuário a optar por desativar o Avast no Android. O primeiro, como falamos na abertura desse post, é o desejo de experimentar outras opções. Afinal, são muitas empresas que oferecem antivírus para celulares de forma gratuita e com ótimos serviços.

Você pode considerar, por exemplo, que um programa concorrente oferece um aplicativo antivírus gratuito com um nível de segurança um pouco maior do que o Avast. Vamos falar um pouco mais sobre isso no decorrer desse post.

Outro motivo é encontrar problemas no funcionamento do Avast Mobile Security, principalmente, na versão free. Há registros de reclamações, por exemplo, do programa identificar alguns sites e aplicativos inofensivos em ameaças. Assim, prejudicando o funcionamento deles. Na prática, o antivírus diz que um aplicativo que você utiliza bastaste é malicioso, e dificulta a sua operação.

Outro problema comumente identificado no Avast é o bloqueio de sites específicos da internet, também por considerar ser malicioso. Ás vezes, pode ser que o próprio aplicativo peca pelo excesso de segurança. Mas isso ocorre sob pena de afetar a sua navegação.

Propagandas incômodas

Outro problema comum que pode incomodar os usuários de programas de antivírus, e aqui não falamos apenas do Avast, são os inconvenientes anúncios. Ocorre que ao instalar um produto gratuito você acaba permitindo, também, que libere o seu navegador ou celular como um todo para o recebimento de publicidade, spams ou ofertas das mais variadas.

Ao desinstalar o Avast no seu Android, além do sistema do celular ficar um pouco menos pesado, pode também eliminar parte desses anúncios.

Leia também: Conheça 8 apps que não consomem dados e são superúteis

Passo a passo para desativar o Avast do Android

Certo, dito isso, agora vamos mostrar o passo a passo para desativar o Avast do seu celular com sistema operacional Android. Siga as etapas:

1 – A primeira coisa a se fazer para desinstalar o app é pesquisar por “Avast Mobile Security” na sua Google Play Store. Ao localizar o programa na loja de compras, aperte em “Desinstalar” na tela de informações do aplicativo.

2 – Caso ocorra algum problema nesse procedimento aparentemente simples, é porque será preciso desativar a permissão “Administradores do dispositivo”. Essa permissão é concedida ao aplicativo para ele rodar no seu aparelho em Configurações do Android.

3 – Para realizar esse passo, vá em Configurações, na tela principal do seu aparelho, e localize “Administrador do dispositivo”. Lá, basta desabilitar o Avast Mobile Security.

Desabilite completamente o Avast

Se você realizou os passos anteriores, é preciso seguir um pouco mais para desativar o Avast completamente do seu Android. Para isso, siga essas etapas:

1 – Abra a opção Configurações na tela principal do seu celular com sistema operacional Android.

2 – Selecione o meu Apps. Depois disso, aperte em Avast Mobile Security,

3 – O próximo passo é apertar em “Forçar parada”.

4 – Depois, na seção “Armazenamento”, é preciso pressionar em “Apagar dados” e “Apagar cache”.

5 – Por último, selecione “Desinstalar” e pressione em OK para confirmar a operação.

Pronto, depois disso, o Avast Mobile Security não estará mais instalado no seu celular com sistema operacional Android.

No entanto, a Avast informa que esse procedimento pode ser um pouco diferente em cada celular ou dispositivo. Isso porque há várias versões do Android e também personalizações do fabricante. No entanto, a lógica das etapas é sempre a mesma. Continue tentando!

Outras opções gratuitas de antivírus para Android

Agora que você conseguiu desativar o Avast do seu celular, você pode estar indo atrás de outras opções de antivírus, não? Nós vamos ajudar nessa missão e listar aqui algumas boas alternativas gratuitas para deixar seu celular Android mais seguro. Confira:

1. Bitdefender Antivirus Free Edition

A versão Android desse antivírus é considerada bem leve para seu celular. Além disso, é mais rápida e confiável na questão segurança em relação à concorrência. É uma opção que você deve considerar com carinho, sem dúvida.

A única reclamação que pode ser na função piloto automático, em que o app controla o processo de verificação de vírus todo sozinho. Ou seja, sem precisar que você interfira. No entanto, há quem goste de poder personalizar as varreduras e não confiar cegamente na inteligência artificial do programa.

2. Avira Free Antivirus

O Avira Free Antivirus é um dos melhores antivírus gratuitos que servem a todas as plataformas. Inclusive, na Android. É considerado também superleve e tem bom desempenho para detectar ameaças no seu celular.

O interessante desse programa é a simplicidade no uso. Em outras palavras, não há complexidade ou funções que desorientam nossa cabeça. No entanto, o problema está na quantidade de anúncios e propagandas ao instalar o app gratuito, que podem incomodar. Mesmo assim, vale a pena baixar e testar esse aplicativo.

Quer dar mais uma chance para o Avast?

Se você pensa em desativar o Avast do seu Android, mas ainda se permitiria mais um tempo em utilizar o programa, uma opção pode ser migrar para o Avast Mobile Security Premium.

Essa é a verão paga do aplicativo que, na verdade, elimina alguns problemas encontrados na gratuita e também dá outros recursos bem interessantes:

Confira alguns recursos que vem a mais nessa versão:

  • Remoção de anúncios: elimina os anúncios de terceiros ao utilizar o aplicativo
  • Boqueador de aplicativos: o acesso a seus aplicativos são protegidos por um PIN
  • Anti-Theft: ferramenta que ajuda a localizar o seu celular em caso de perda ou roubo.
  • Suporte direto da Avast: relacionamento mais ágil com os clientes da plataforma

E aí, conseguiu desativar o Avast com sucesso?

Agora que você já conheceu os passos para desativar o Avast corretamente, que tal saber dicas de como fazer compras de forma segura pela internet?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *