Pular para o conteúdo

Conheça 8 apps que não consomem dados e são super-úteis

  • por

O consumo de dados do celular em determinados aplicativos pode acabar com a franquia de internet. E nem sempre é possível estar conectado a uma rede Wi-Fi. Por isso, para que a internet não se esgote em pouco tempo, especialmente ao usarmos alguns aplicativos específicos, como YouTube, Netflix e Facebook, podemos tomar algumas providências: escolher apps que não consomem dados e ajustar as configurações do celular.

Ter um bom plano de dados nem sempre garante que o usuário tenha internet por mais tempo. Assim como nem sempre a navegação ponderada permite que a franquia dure até o final do ciclo da fatura.

Porém, sabendo que os usuários evitam baixar apps que consomem dados, alguns dos principais e mais famosos criaram algumas formas de não consumir franquia – ou de consumir menos, vejam-se os apps Lite. Desse modo, permitem download de conteúdos sem precisar da internet.

Confira, então, a lista com os 8 aplicativos que não consomem dados e podem ser superúteis no seu dia a dia!

Leia mais: Aprenda como ganhar dinheiro com as redes sociais

8 apps que não consomem dados

  1. iFood

Quem ganhou o coração dos usuários que adoram a facilidade e a conveniência de pedir comida não poderia estar de fora de uma lista de apps que não consomem dados, não é?! E o iFood é esse “cara”!

A empresa, em parceria com as operadoras  TIM, Oi, Claro e Vivo, realizou uma pesquisa que apontou um expressivo número de clientes informando que um dos principais motivos para não efetuarem pedidos recorrentemente no aplicativo era a conexão à internet e o consumo de dados.

A empresa, então, se adequou às necessidades dos consumidores e, desde 2017, anunciou que os dados consumidos pelo iFood não seriam descontados da franquia do usuário.

É possível fazer uso dos serviços do aplicativo na Web, no Android e no iOS.

Leia também: Dados móveis não funcionam: veja o passo a passo para resolver o problema

  1. Mercado Livre

O site Mercado Livre, que já era referência em vendas, se transformou num aplicativo famoso para quando o usuário pensa em comprar algum item. Também em 2017, entendendo que poderia obter melhores resultados, a empresa fez um acordo com as operadoras para que não houvesse consumo de dados dos clientes enquanto utilizassem o aplicativo.

A estratégia adotada deu bons resultados. O volume de dados trafegados no app cresceu 40%, e o número de downloads do app aumentou 30%.

É possível contar com o Mercado Livre na Web, no Android e no iOS.

  1. Spotify

Um dos maiores streaming de música gratuita, o Spotify permite que o usuário não precise mais de internet para ouvir as músicas baixadas. Ao dar play na lista de músicas, os dados não são consumidos.

Existe um plano premium (em que o usuário paga um valor/mês) que melhora a experiência geral com aplicativo, como o bloqueio de anúncios, porém tê-lo gratuitamente – mesmo – é uma ótima forma de manter os usuários presentes.

O Spotify está disponível na Web, para Android e para iOS, e não poderia ficar de fora de uma lista de apps que não consomem dados, certo?

  1. Netflix

A Netflix é hoje o maior streaming de filmes e séries. E, claro, não poderia ficar de fora dessa lista de apps que não consomem dados, para que os usuários aproveitem melhor seus conteúdos.

Porém, aqui a estratégia é um pouco diferente. O aplicativo possibilitou o download de filmes, séries, documentários e programas de seu catálogo. Dessa forma, o usuário não precisa mais utilizar a franquia de internet para o utilizar o app para ver os conteúdos prediletos.

É importante lembrar que o app sem o recurso de download gasta dados. Por isso, baixar o conteúdo e aproveitar essa comodidade é uma grande vantagem. Imagina só: viajar assistindo aos filmes preferidos sem consumir todo o pacote de dados contratado?

Para contar com o Netflix, basta ir até a Web, ou usar o aplicativo tanto no Android quanto no iOS.

  1. Google Tradutor

O Google Tradutor é um serviço virtual de tradução gratuito oferecido pela Google. O aplicativo traduz 103 idiomas e possibilita que o usuário baixe os seus idiomas preferidos (ou mais utilizados).

Ou seja, se usuário costuma usar bastante a tradução inglês-português, por exemplo, pode fazer o download dos dois idiomas e, quando estiver sem internet, por exemplo, ainda conseguirá usar e acessar o aplicativo. Desse modo, mesmo com internet ligada, não será feita a utilização de dados móveis. Legal, né?

O recurso está presente na Web, e para Android e iOS na forma de aplicativo.

  1. TripAdvisor

TripAdvisor é uma referência em turismo e recomendações, então não poderia ficar de fora da lista de apps que não consomem dados e são superúteis. Se você não o conhece, está perdendo tempo!

Trata-se de um app de viagens que possui informações e opiniões de conteúdos relacionados a gastronomia, pontos turísticos, e conta com um serviço de reserva de hotéis e vôos. O app conta também com fóruns de viagens interativos, nos quais os usuários podem trocar informações.

É possível – e aqui está a jogada – fazer download de comentários, fotos e mapas de cidades, para que o usuário tenha acesso às informações durante a viagem sem precisar se conectar à internet. Dessa forma, a franquia de dados não é utilizada.

Ao deixar o TripAdvisor  no modo offline, ele apresenta 10 avaliações sobre cada restaurante, hotel e atração.

É possível encontrar o aplicativo na Web, no Android e no iOS.

  1. Evernote

O Evernote é uma plataforma organizacional que coleta, organiza e cria notas de informações que o usuário precisa lembrar. Ou seja, faz papel de “lembrete virtual”, e pode ser usado pelo computador ou pelo celular.

O Evernote sincroniza todas as informações com um banco de dados virtual, e o usuário o acessa em todas as plataformas em que ele está presente.

Quando colocado em modo offline, o Evernote armazena algumas informações de cada nota criada, como títulos, etiquetas e um trecho do conteúdo. Assim, é criado um arquivo temporário para que o usuário possa pesquisar e navegar pelas notas sem usar a internet ou gastar a franquia de dados.

O Evernote está disponível na Web, no Android e no iOS, e já foi alvo de outras análises aqui no nosso blog. A ferramenta é uma das referências quando se fala em aplicativos para organizar a rotina. Mãozinha na roda!

  1. Deezer

Deezer é o app de streaming que conta com diversos catálogos de músicas. Soma mais de 43 milhões de faixas, nas quais o usuário pode montar a trilha sonora perfeita para viajar, ouvir no dia a dia ou para organizar festas.

É possível criar uma playlist compartilhada e convidar amigos para incluir as suas músicas preferidas, ou ainda buscar por playlists existentes e marcar como favoritas para ter fácil acesso no app. Para clientes Premium+, o app permite ouvir músicas em modo offline sem precisar se preocupar com a internet.

A funcionalidade está disponível para iOS e Android, e também pode ser seu por outro caminho. Se você for um cliente TIM, o Deezer pode ser contratado diretamente com a operadora, com desconto.

Datally: aplicativo para economizar dados

O Datally não é um dos apps que não consomem dados, mas fornece alguns benefícios que vão quase nesse sentido. O aplicativo permite, na verdade, que o usuário escolha quais apps poderão acessar as redes 3G e 4G do celular sem utilizar toda a franquia de dados móveis.

Além disso, oferece uma série de recursos de monitoramento do consumo. Por isso, trata-se de uma ótima forma de entender onde e como a internet do usuário está sendo mais utilizada.

É possível inserir configuração de acesso por tempo limitado em alguns aplicativos. Aquele aplicativo que o usuário usa muito, pode usar dados sem parar por 15 minutos, por exemplo, e, quando o tempo acabar, o Datally emite uma notificação, permitindo que o usuário suspenda ou renove o uso da franquia de dados.

É possível encontrar o app apenas para usuários Android, e você pode saber um pouco mais sobre ele aqui. Vale dizer que se trata de uma aplicação Google, ou seja, seu nome o precede!

Como bloquear o consumo de dados por aplicativos

É possível que o usuário utilize as ferramentas que o próprio Android e o iOS fornecem para bloquear o consumo de dados móveis. Dessa forma, a franquia de dados não é consumida tão rapidamente.

Para usuários Android:

  1. Abra a tela de Configurações;
  2. Escolha a opção Apps e notificações;
  3. Selecione o aplicativo que você deseja;
  4. Clique em “Uso de dados”;
  5. Em seguida habilite a opção “Dados em segundo plano”.

Para usuários iOS:

  1. Abra a tela de Ajustes e role-a até o final: ali o usuário encontrará todos os apps baixados;
  2. Selecione o app que deseja desabilitar a função Dados Celulares;
  3. Desative a entrada “Dados Celulares”.

Leia mais: Cíngulo é eleito o melhor app do ano para Android

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitas em te ver por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *