Pular para o conteúdo

Como recuperar arquivos corrompidos no computador

como recuperar arquivos corrompidos

Imagine que você está trabalhando em um projeto importante no computador e, de repente, quando abre um dos documentos, aparece a mensagem de que o arquivo está corrompido. Dificilmente alguém nunca passou por situações desse tipo e se viu desesperado por não saber o que fazer. Felizmente hoje existem diversas formas de reverter esse problema e restaurar um documento danificado. Confira neste artigo como recuperar arquivos corrompidos e também resgatar documentos deletados por engano.

O que são arquivos corrompidos

Quando um arquivo para de funcionar é porque a sua estrutura interna sofreu alguma ruptura. Em geral, os tipos de modificações que danificam um arquivo são a corrupção t犀利士
otal ou parcial de dados e a incapacidade parcial ou total de acesso a esses dados. Os tipos de arquivos que costumam corromper-se com mais frequência são:

  • Documentos do Microsoft Office – Microsoft Excel, Microsoft Powerpoint e Microsoft Word
  • Arquivos de e-mail
  • Documentos de banco de dados
  • Arquivos de compactadores e backup

Corrupção de arquivos e sobreposição de dados

Há muitos casos de perda de documentos que acontecem pela formatação de uma unidade de armazenamento. Você apaga todas as informações de um disco e grava novos arquivos nele. Depois, acaba descobrindo que precisava de um dos documentos deletados e parte para a tentativa de recuperação. Existem formas de fazê-lo, e até é possível conseguir acessar esses arquivos, mas é comum que eles apareçam corrompidos. Essa não é considerada uma ocorrência de corrupção, mas, sim, de sobreposição de dados, e requer ações diferentes.

Leia também: Internet para casa: veja qual o melhor pacote

Por que os arquivos se corrompem?

Não tem como determinar uma única razão que cause a corrupção de um arquivo. Segundo os especialistas, na maioria dos casos o problema acontece na unidade de armazenamento em que o documento está salvo. Ou seja, no disco rígido, pendrive, cartão de memória ou HD externo.

O arquivo acaba sendo danificado se estiver aberto no momento em que o dispositivo apresenta um problema temporário ou permanente de funcionamento. Nestes casos de complicação na unidade, o que acontece é que as alterações feitas no arquivo em uso não podem ser salvas ou são salvas com erros, e o documento deixa de funcionar.

Outra situação comum em que arquivos podem ser corrompidos é no momento de cópia de um dispositivo para outro. Ainda que, aparentemente, a duplicação ocorra de maneira correta, pode haver dano impedindo o acesso posterior aos documentos.

Vale ressaltar também que alguns programas de computador e de celular podem ser responsáveis por corromper documentos.

Como recuperar arquivos corrompidos

Antes de mais nada é importante entender que nenhum procedimento de recuperação de arquivos corrompidos tem 100% de garantia. Mas, não se desespere, pois há diversas alternativas possíveis, e vamos falar de algumas delas.

A restauração de um documento com dados danificados é possível tanto em unidades de armazenamento internas como externas. Em geral, o procedimento é feito diretamente no computador e, no caso das unidades externas, basta conectá-las à máquina.

A primeira ação necessária para recuperar um documento é buscar programas de diagnóstico e instalar no computador. Um dos mais conhecidos no mercado é o EaseUS Data Recovery Wizard. O software é gratuito, de simples utilização e compatível com Windows e MacOS.

Se você preferir experimentar alternativas diferentes de programas, há outras duas opções que também costumam ser bastante usadas. São eles, o FreeUndelete e o MiniTool Data Recovery. Ambos são gratuitos e podem ser facilmente instalados em qualquer computador.

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Usando o EaseUS para recuperar arquivos

Tanto no sistema operacional Microsoft quanto no Apple, o procedimento de instalação e utilização do software é intuitivo e segue com um painel padrão. Após instalar o programa, você deve escolher a unidade que deseja rastrear e clicar na opção digitalizar.

O processo todo de varredura pode ser demorado, pois o EaseUS Data Recovery Wizard fará uma busca apurada por arquivos deletados ou perdidos. No entanto, você tem a opção de clicar no botão “parar”, caso detecte que ele já localizou o documento desejado.

Na sequência, selecione o diretório ou arquivo e escolha a opção de recuperar. Neste passo o programa irá perguntar em qual unidade você deseja restaurar o documento, e será necessário optar por uma unidade diferente da que estava sendo analisada. Pronto, depois disso a restauração estará concluída e você poderá conferir na pasta e acessar os dados recuperados.

Como recuperar arquivos corrompidos sem instalar programas

Não existe fórmula mágica para recuperar aquivos corrompidos. Se você não quer ter a preocupação de perder seus documentos e nem ter o trabalho de instalar programas de recuperação, a melhor saída é prevenir. Ainda que existam ferramentas gratuitas eficientes para a maioria dos casos de corrupção de arquivos, nenhum dos procedimentos é garantido. Se você perder um documento imprescindível de trabalho, por exemplo, não terá outra alternativa além de procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, o que costuma sair caro.

Por isso, mantenha sempre backups dos seus arquivos mais importantes em, pelo menos, dois dispositivos diferentes. Fotos, vídeos, arquivos de texto e planilhas devem ser salvos em unidades externas e também na nuvem. Os serviços de armazenamento em nuvem estão cada vez mais populares, e existem diversas opções disponíveis, inclusive gratuitas.

Recupere arquivos deletados por engano

Quando você deleta um arquivo do seu computador ele vai para um diretório que o guarda temporariamente, a lixeira. Quando você apaga os arquivos desta pasta, eles ficam indisponíveis para recuperação.

Porém, o que talvez você não saiba é que eles seguem salvos na mídia, o que possibilita acessá-los de formas alternativas, com softwares especializados e técnicas específicas.

Um dos programas gratuitos mais utilizados para isso é o Recuva, que apresenta uma ferramenta simples e intuitiva, com resultados considerados eficientes. Veja a seguir como ele funciona e experimente.

Como recuperar arquivos corrompidos com o Recuva

O primeiro passo para recuperar seus arquivos com o Recuva é instalar o programa no computador. Você começará escolhendo o idioma de instalação, há versão disponível em português. Depois siga as telas para finalizar o procedimento.

Com o software instalado, abra o assistente de recuperação de arquivos e escolha o tipo de documento que deseja procurar. Na tela seguinte você deverá selecionar o local em que o arquivo pode estar perdido ou optar por uma varredura geral no computador.

Em seguida, o programa irá oferecer alternativas para refinar as buscas. Nesta etapa é importante inserir todas as informações que tiver para facilitar o processo. Então o programa começará a varredura.

Assim que o painel localizar o documento, basta você selecionar a opção recuperar. Para confirmar o resultado do procedimento, vá até a pasta e acesse os dados restaurados.

Está interessado em ler mais dicas e novidades sobre tecnologia? Acompanhe o nosso blog e fique bem informado.

Leia também o nosso guia definitivo para deletar vírus do seu computador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *