Pular para o conteúdo

Como pagar IPVA pela internet: saiba todos os caminhos

como pagar ipva pela internet

O que você consegue fazer pela internet? Essa pergunta é ampla demais. Mas vamos resumir: se informar, comprar qualquer coisa, relacionar-se com outras pessoas em qualquer parte do mundo, trabalhar e, não menos importante, pagar contas. Inclusive, impostos, como o do seu veículo. Portanto, se você precisa saber como pagar IPVA pela internet, precisa ler esse post.

Em resumo, o IPVA é um imposto estadual e, portanto, pode apresentar procedimentos de cobrança diferentes em cada estado brasileiro. Assim como os próprios valores a serem tributados sobre os veículos. No entanto, a boa notícia é que, na maioria dos estados do Brasil, já é possível pagar o IPVA pela internet.

Da mesma forma, na maioria das vezes, para acessar os sistemas pela web e ter acesso aos boletos basta ter o número da placa e do Renavan do veículo. Na prática, esses dados são uma espécie de RG do seu carro e, na internet, são a senha para acessar a fixa do possante.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, em que a população tem adotado medidas restritivas em todo o Brasil, pagar o IPVA pela internet é uma boa. Isso porque evita de você deslocar-se para bancos ou caixas eletrônicos e se submeter a aglomerações desnecessárias.

Portanto, se você quer ter mais detalhes sobre como pagar seu IPVA pela internet, acompanhe as informações desse post.

Leia também: QR code: o que é e como funciona?

Você sabe mesmo o que é o IPVA?

O famoso Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo pago anualmente por quem possui um veículo. Seja ele carro, moto, caminhão, ônibus, micro-ônibus, máquina agrícola, ciclomotor e aifns. Ou seja, o IPVA é cobrado sobre veículos que transitam em estradas, ou meios terrestres.

Portanto, quem tem avião ou embarcações marítimas (não é o meu caso), não paga IPVA. O imposto é de responsabilidade dos estados e do Distrito Federal. Para você ter uma ideia, a Constituição Federal prevê que 50% do valor arrecadado com a cobrança do tributo vá para os cofres dos estados. Já a outra metade para o Governo Federal.

Os estados é quem decidem o valor a ser pago pelo IPVA. Em São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, aplicam uma taxa que chega até a 4% o valor de venda do veículo. No entanto, essa alíquota depende do tipo do veículo, ano e potência do motor, por exemplo. A referência do preço do seu veículo pode ser encontrada na popular Tabela Fipe.

Leia também: Melhores planos de celular para a família: equilibre as suas contas

Sistema online predomina

Na maioria das vezes, os estados permitem o acesso dos valores a serem pagos por meio de um sistema online. A consulta é feita pelo número da placa e com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). É bastante comum, também o estados definirem o mês de pagamento pelo número final da placa do seu veículo. Se esse número por 5, por exemplo, você deve pagar o IPVA em maio.

Entendemos que é bastante comum surgirem dúvidas quanto ao pagamento do IPVA. Em outras palavras, quando, como e onde pagá-lo.

Leia também: Internet lenta? Conheça o teste de velocidade da Algar

Então, é possível pagar IPVA pela internet?

Sim, com certeza, essa facilidade de pagar a conta do IPVA pela internet já é realidade. No entanto, o primeiro passo a seguir é verificar junto ao Detran do seu estado se essa facilidade está disponível. E como fazer isso? Basta acessar o site do órgão estadual e verificar se há alguma área restrita que possibilita o acesso aos boletos.

Por ser um imposto estadual, a responsabilidade pela cobrança é da Secretaria de Estado da Fazenda de cada federação. Por tanto, a maneira da cobrança e como os boletos são disponibilizados podem ser diferentes em cada estado. Mas, de fato, a lógica é a mesma.

Caso você já tenha confirmado que é possível pagar o IPVA pela internet no seu estado, basta ter os documentos necessários em mãos. Como já falamos no post, você vai precisar do número do Renavan e da placa do veículo. Nessa área restrita, além dos boletos do IPVA, você poderá quitar o licenciamento anual, o DPVAT, além de valores de multas por conta de infração de trânsito.

Uma vez nessa área restrita, você pode imprimir os boletos para pagá-los em algum caixa eletrônico ou direto pelo sensor do celular. Ou, ainda, digitar o código de barras no sistema de pagamento. Assim, você também economiza papel e tinta de impressora.

Fique atento aos descontos

Quando você for acessar a área restrita de acesso aos boletos, fique atento se é possível ganhar desconto para pagamento do IPVA. No estado do Acre, por exemplo, há duas opções de pagamento do imposto. Uma delas é pagando o valor à vista, com 10% de desconto. A outra é pagar em três vezes.

Outra questão importante é que veículos com mais de 10 anos de fabricação, ou pertencentes a entidades filantrópicas, de aluguel, oficiais e adaptados a portadores de deficiência física estão isentos de pagar o IPVA.

 

Pague o IPVA pelo site do banco

Outra opção bem interessante de pagar o IPVA pela internet é fazer isso diretamente pelo site ou app do seu banco. Para isso, você precisa entrar no app ou no site, procurar pela alternativa “Pagamentos” ou na aba “veículos”. Claro que cada banco tem o seu jeito de apresentar essa operação em tela aos usuários.

Mas, para você ter uma ideia, instituições conhecidas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander e HSBC já aceitam fazer pagamentos de IPVA pelo site ou app em todos os Estados.

Acesse o site do Detran do seu estado!

Agora que você já sabe todos os passos para pagar o IPVA pela internet, pode começar verificando o site do Dentran do seu estado para ver as regras em cada um. Confira abaixo a lista completa com os links.

Pronto para pagar seu IPVA pela internet?

Pronto, você já sabe que é possível pagar o IPVA pela internet, assim como muitas outras contas. Agora, que tal conhecer 10 aplicativos tops para organizar a sua rotina?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *