Internet lenta? Conheça o teste de velocidade da Algar

Muitos usuários de internet consideram a Algar hoje como a melhor empresa de internet do Brasil. Para as pessoas menos ligadas nas novidades do mercado de telecom, isso pode até surpreender. Mas quem está por dentro das notícias das operadoras, certamente já notou o crescimento dessa empresa. Além dos números positivos sobre a velocidade da Algar, é de extrema importância ressaltar que ela tem um detalhe exclusivo: é a única empresa de internet móvel do país a oferecer planos com internet móvel ilimitada.

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A Algar Telecom

Isso mesmo, você leu certo. A Algar oferece internet móvel ilimitada, coisa que nenhuma outra empresa de telefonia / internet oferece. O sinal e a velocidade da Algar são ótimos, sempre muito elogiados em pesquisas. O único detalhe que precisa melhorar é a área de cobertura, mas isso já vem sendo feito com sucesso.

A área de cobertura da Algar

Até pouco tempo atrás, a Algar Telecom atendia em apenas quatro estados do Brasil. Eles eram São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Além desses 4 estados, hoje também é possível contratar a Algar em novos locais, eles são: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, além do Distrito Federal.

A quinta força do Brasil

Hoje a Algar é a quinta maior empresa de telecomunicações do Brasil. As quatro primeiras são aquelas que todos já conhecem: Claro, Oi, Tim e Vivo (ordem alfabética). O sólido quinto lugar vem com uma base de usuários que conta com pessoas físicas e também muitas empresas. Hoje já são mais de 1,3 milhão de assinantes da Algar Telecom.

Esses números também refletem no aspecto financeiro. Em 2017 a Algar tinha cerca de 4 mil colaboradores. Nesse mesmo ano, teve faturamento aproximado de 2 bilhões, e lucro de mais de 200 milhões de reais.

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Internet lenta

Normalmente lentidão não é algo que preocupa os usuários acostumados com a qualidade e a velocidade da Algar. Inclusive, a própria empresa disponibiliza em seu site uma ferramenta para testar a velocidade da internet. Antes de postar o link do teste, falaremos um pouco mais sobre como tentar resolver problemas de internet lenta.

Soluções para lentidão na internet

Internet lenta é um problema daqueles que costuma tirar qualquer um do sério. Independente do que você queira fazer com seu computador ou celular, quase sempre um bom sinal é imprescindível. Jogar, trabalhar, assistir à vídeos, postar fotos, ler notícias, enviar ou receber mensagens. Tudo isso pode ser prejudicado e transformar a experiência do usuário em algo frustrante.

Pensando nisso, criamos uma lista para quem quer tentar resolver um possível problema por conta própria. São alguns passos bem fáceis de seguir que talvez levem você até a solução sem ajuda extra.

1. Reiniciar o modem

Talvez pareça uma sugestão boba, mas ela pode ser muito útil. Algumas vezes dispositivos podem apresentar pequenos problemas por estarem ligados há muito tempo. Tirar da tomada, esperar 15 segundos e ligar novamente na tomada pode ajudar.

2. Trocar o roteador de lugar

Você já prestou atenção no local em que fica seu roteador? Isso pode fazer diferença. O ideal é que ele fique em um lugar alto e mais ou menos “no meio” do ambiente onde a internet deve funcionar. Afinal, se o roteador ficar em um canto da casa, certamente o outro lado da casa terá sinal pior. Além disso, procure um local que tenha menos obstáculos como paredes ou móveis.

3. Testar outros aparelhos

Talvez o problema não esteja exatamente no sinal da internet, mas sim no aparelho que você está tentando usar. Se for possível, teste outros aparelhos (computador, tablet, celular, etc) para conferir se os outros também apresentam lentidão.

Falando especificamente de computadores, pode ser que outros detalhes estejam atrapalhando. Um computador que está sendo muito “forçado”, ou seja, que está com algum programa consumindo muito recurso de hardware, pode apresentar sinais de lentidão em diversos aspectos, inclusive na velocidade da internet. Nesse caso, feche os programas mais pesados e veja se o desempenho melhora.

4. Trocar a senha do wi-fi

Quanto mais gente usando o mesmo sinal de internet, mais lenta ele tende a ser. Se você já passou sua senha do wi-fi para vizinhos, por exemplo, pode ser uma boa ideia redefinir a senha. Nunca se sabe quem pode estar usando sua internet.

Se você não tem sua rede wi-fi protegida por senha, pior ainda. Isso significa que absolutamente qualquer pessoa pode usar e abusar da sua internet. Procure um tutorial de como definir a senha e proteja-se!

5. Procure “fora da caixa” por downloads

Muitas vezes o consumo da internet pode vir de lugares bobos, mas sobre os quais não estamos acostumados a pensar. Vários aparelhos fazem atualização automática, e isso pode estar acontecendo com algum dispositivo seu. Computadores, celulares, tablets, televisões e até relógios podem estar baixando updates sem aviso e causando lentidão.

Além disso, se algum computador estiver ligado, procure atividades não usuais. Pode ser que algum software esteja fazendo download de um update, ou até mesmo o sistema operacional esteja baixando uma atualização de segurança, o que não seria necessariamente ruim, mas comprometeria a qualidade da internet. Além disso, não esqueça de conferir por programas de downloads (como torrents) abertos, e por abas de navegadores que podem ter alguma coisa tocando sem emitir som, como uma playlist do youtube, por exemplo, caso seu volume esteja no zero.

6. Fazer um teste de velocidade

Depois de tudo o que já sugerimos, pode ser que esteja na hora de procurar maneiras de testar sua internet. Procurando em buscadores, é possível ver que existem várias páginas que oferecem testes. Entre eles, e por uma questão de confiança, recomendamos dar uma olhada no site da Algar Telecom. Para isso, basta clicar aqui.

Teste de velocidade

Os testes de velocidade foram feitos obviamente para testar a velocidade. A velocidade é um dos principais fatores na hora de escolher qual plano de internet contratar. Essa importância se aplica tanto a internet fixa (instalada em casa) quanto a internet móvel (planos de celular).

O mercado funciona de forma simples e objetiva: quanto mais rápida a internet, mais caro é o plano. Essa relação faz com que cada usuário consiga estabelecer seus critérios para tomar a decisão.

Claro que ninguém quer pagar por um serviço e receber menos do que contratou. Até porque se fosse para viver com internet lenta, poderia estar pagando um valor menor. Mas esse nem é o aspecto mais importante. A questão é que a empresa tem a obrigação legal de entregar um valor próximo do contratado. Então se você pagar por uma determinada velocidade, a empresa tem o dever de, salve exceções ou circunstâncias particulares, entregar o valor prometido no contrato.

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Como funciona um teste de velocidade?

A velocidade da internet é medida com base em três fatores: download, upload e latência (ou ping).

Download

A velocidade de download é a medida do quanto de dados a sua internet é capaz de baixar. Ou seja, quanta informação vem da internet para o seu dispositivo. Isso é o que acontece quando você assiste a um vídeo ou olha as redes sociais, por exemplo. Toda nova informação exibida através da internet chega através de um download.

Upload

Ao contrário do download, a velocidade do upload é a medida de quanta informação você manda para a internet. Postar uma foto, enviar uma mensagem ou colocar um novo vídeo no youtube são exemplos de uploads frequentes.

Latência (ou ping)

O ping é o instrumento usado para que seja feita essa medida de velocidade (de download e de upload). O ping testa a conectividade entre equipamentos. Um equipamento ativo sempre emite uma resposta ao receber um pacote. O ping emite o pacote e cronometra o tempo até receber essa resposta, simples assim. Quanto mais rápida for a resposta, mais rápida é a conexão com a internet.

E se o teste resultar num valor menor do que o contratado?

Isso não deveria acontecer mas, infelizmente, acaba acontecendo com muita gente.

Entenda os limites

Em 2014 foram estabelecidos novos e mais rigorosos limites para a velocidade da conexão de internet. O mínimo que a empresa deve oferecer não pode ser inferior a 40% da velocidade contratada em nenhum momento. Já a média mensal deve ser superior a 80% da velocidade contratada.

O que fazer?

Se você perceber que a qualidade da sua internet está inferior ao que deveria ser, reclame. A primeira reclamação deve ser feita com a sua operadora. Ela deve diagnosticar, orientar e resolver o problema de maneira eficiente. Caso isso não aconteça, é preciso tomar medidas mais drásticas e abrir um chamado na Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. A Anatel é responsável por regular o setor de telecomunicações no Brasil.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a saber mais sobre velocidade de internet. E se ajdaram a resolver seus problemas de velocidade, melhor ainda!

Para ter acesso a mais informações úteis e relevantes sobre tecnologia e o mercado de telecomunicações, continue acompanhando nosso blog.

 

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