Pular para o conteúdo

Celular sem bordas: Samsung registra novo design

A Samsung registrou a patente do que seria seu primeiro modelo de celular sem bordas e gerou muita especulação no mercado de telefonia móvel. O aparelho estaria sendo projetado para unificar as duas linhas top da marca, Galaxy S e Galaxy Note, em um único aparelho com as principais características dos modelos anteriores. Porém, a estratégia de lançamento dessa nova linha ainda não é oficial.

Imagens do aparelho Galaxy que seria completamente sem bordas foram divulgadas por um site internacional. A marca, no entanto, não confirmou oficialmente nenhuma informação.

Leia mais: Claro oferece 240MB de internet para casa por R$99,99.

Celular sem bordas e modelos dobráveis

A concorrência no mercado de telefonia móvel vem passando diretamente pela briga entre as principais fabricantes, que não medem esforços para desenvolver tecnologias inovadoras. Em 2019 o principal tema do setor foram os celulares dobráveis.

Grandes marcas como Samsung e Huawei lançaram seus modelos dobráveis em edições limitadas. Outras gigantes como Motorola, Xiaomi e Apple anunciaram que também estão trabalhando em projetos de smartphones com sistemas de dobra.

Nestes outros artigos do nosso blog, você pode saber tudo sobre o Huawei Mate X e o Galaxy Fold. Confira!

Em 2019 também se falou muito sobre o display dos aparelhos, que ganham cada vez mais protagonismo em termos de inovação. Um bom exemplo disso foi o lançamento do Xiaomi Mi Mix Alpha com sua surpreendente tela surround, que cobre quase todo o corpo do aparelho.

Bordas desnecessárias

Desde o momento em que as bordas dos smartphones começaram a ser consideradas desnecessárias e reduzidas de tamanho, virou tendência que as telas ocupem o máximo de espaço possível no corpo do aparelho.

Nos últimos anos a maioria dos celulares lançados, desde as linhas top até as intermediárias, procuram o melhor aproveitamento possível do display. Entretanto, o lançamento da chinesa Xiaomi, Mi Mix Alpha, pode ser considerado o primeiro celular sem bordas do mercado.

Celular sem bordas da Samsung

Nesse contexto de tela em evidência, a Samsung registrou a patente de um novo modelo que definitivamente não teria bordas. O registro foi divulgado pelo site holandês LetsGoDigital em artigo que especula o tipo de tecnologia que seria usada pela marca.

Informações divulgadas pelo site dão conta de que o novo aparelho poderia seguir o conceito chamado waterfall, em que o display invade todos os espaços e deixa o celular sem bordas. Ou, ainda, teria características de um display 3D, pouco usado no segmento até o momento.

Celular sem bordas Galaxy One

Possível modelo sem bordas da Samsung. Fonte: LetsGoDigital.

Unificação das linhas top da marca

Outra informação não-oficial que circula sobre o modelo sem bordas da Samsung é a de que o novo tipo de tela poderia ser estreado no projeto que prevê a unificação de duas das principais linhas da marca.

Os rumores de que Galaxy S e Galaxy Note virariam uma linha única chamada Galaxy One estão cada vez mais fortes. A mudança seria uma estratégia que também poderia dar destaque ao Galaxy Fold, que hoje divide espaço com as outras que estão no topo.

A decisão de unir as duas famílias vem sendo esperada há bastante tempo. Isso porque os últimos modelos das linhas S e Note têm características bastante parecidas, e a grande diferença fica por conta de algumas pequenas melhorias além do suporte à caneta S Pen dos smartphones Note.

Desafios para desenvolver um celular sem bordas

O timing é muito importante no mundo da tecnologia, entretanto a pressa de lançar um modelo de celular inovador pode acabar fadando o aparelho ao fracasso. Afinal, toda novidade implica em um risco de imprevisibilidade.

Embora os smartphones passem por milhares de testes antes de seus lançamentos, as fabricantes só têm certeza de como é o desempenho da tecnologia depois que ela realmente chega ao usuário e começa a ser utilizada no dia a dia.

No que diz respeito à tela do celular, muitos detalhes são importantes, afinal toda a experiência do usuário passa pelo display. Se a tarefa de tirar completamente as bordas do aparelho fosse simples, certamente já haveria pelo menos um par de opções no mercado com essa característica.

Entre os principais desafios para o desenvolvimento de um celular com tela que ocupe todo o corpo do aparelho passa, por exemplo, por soluções que deixem a câmera e o leitor de digitais embutidos no display.

Possivelmente por isso, a Samsung ainda não confirmou como ou quando será lançado seu primeiro modelo completamente sem bordas.

Lançamentos da Samsung em 2020

Quando surgiram os primeiros rumores sobre o celular sem bordas da Samsung, em 2018, havia a suspeita de que a novidade viria com o novo Galaxy One. O lançamento da nova família de modelos top de linha, por sua vez, era previsto para 2020.

Até o momento, porém, todas as informações divulgadas pela marca chamam a atenção para o sucessor do Galaxy S10, que deve seguir a sequência esperada e ser chamado de Galaxy S11.

O novo Galaxy Note 11 também estaria quase pronto para sair de fabrica e chegar às lojas. Isso indicaria que a unificação das duas família top em uma nova linha não aconteceria em 2020.

Novo dobrável em 2020

Além disso, a fabricante também vem sinalizando a possibilidade de lançar um novo aparelho dobrável, desta vez no formato concha.

O “Galaxy RAZR” seguiria o padrão do Motorola RAZR 2019, lançado para reviver o icônico V3. A versão da Samsung dobraria em flip, teria bordas grossas como sustentação, não apresentaria “queixo” como o modelo da Motorola e teria display entre 6,7 e 6,9 polegadas.

Galaxy Fold 2 ou Razr

Após anúncios de que uma nova versão do Galaxy Fold, lançado em 2019, chegaria ao mercado em 2020, a Samsung levantou suspeitas de que na verdade o RAZR seria um Fold 2 e não um segundo modelo dobrável.

Se a informação for confirmada, o novo Fold teria a dobra em forma de concha entre as novidades. Além disso, a marca pretende deixar a linha com especificações mais atraentes e diminuir um pouco a tela, para 6,7 polegadas.

A substituição da camada protetora do Galaxy Fold por uma tela de vidro ultrafino também vem sendo especulada, mas não está confirmada.

Neste outro artigo conheça todos os lançamentos da Samsung em 2019 e encontre um aparelho que se encaixe no seu perfil.

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia acompanhando os conteúdos exclusivos do blog do Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *