Pular para o conteúdo

7 canais educativos no YouTube para distrair as crianças nas férias

canais educativos

Quem está passado por essa pandemia com criança já sabe: tem que se virar para distraí-las com tanto tempo livre em casa. Nessas horas, nada como canais educativos que, além de entretê-las também estimulam o aprendizado.

E agora no fim do ano, com a chegadas férias, essa necessidade de distrair as crianças só aumenta. Dessa forma, resolvemos mostrar uma série de canais educativos no YouTube que podem ajudar coma a criançada em casa.

Mas, primeiramente, queremos deixar claro o risco que as telas podem causar nas crianças muito pequenas. Acompanhe!

Saiba maisDesenhos educativos para crianças: veja 13 opções

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O uso das telas pelas crianças

Muitos pais não gostam de oferecer telas a seus filhos. Pudera, a própria  Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que os pais devem restringi-las a crianças menores de um ano de idade.

Já a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que menores de dois anos não utilizem as telas e as crianças entre dois e cinco anos usem por no máximo uma hora por dia. As crianças acima de cinco anos podem usar no máximo duas.

Crianças acima de seis anos não devem ter contato com jogos violentos, sendo que o recomendado é que até os dez elas não tenham nem televisão nem computador no próprio quarto. Dessa forma, ficam menos vulneráveis aos conteúdos inapropriados.

Tudo isso por conta de diversos fatores, como a miopia infantil, a obesidade pela falta de exercícios e o fato de que vários estudos afirmam que para bebês formarem suas sinapses cerebrais eles devem estar em contato com pessoas e a tela pode interferir negativamente no processo.

No entanto, sabemos que esse ano foi atípico, onde muitos pais e mães não tiveram outra alternativa às telas para darem conta de tudo. Dessa forma, por mais que essas sejam as orientações, é importante saber que cada um sabe qual o ponto de equilíbrio na hora de educar seus filhos.

Vantagem dos canais educativos

O YouTube tem se firmado como uma das principais fontes de conhecimento da atualidade. Principalmente, por conta da pandemia, eles passaram a concentrar diversas opções para todas as idades e para todas as necessidades de aprendizagem.

É uma forma interativa, leve e divertida de aprender. Além disso, o acesso é gratuito e os canais têm atualizações frequentes. E ainda as crianças podem assistir aos vídeos quantas vezes quiserem.

São vídeos com músicas, desenhos e ilustrações onde as crianças podem aprender sobre as letras, números, geografia, ciências e até hábitos e emoções.

Tentamos escolher canais que não tenham publicidade, o que também é outro grande problema hoje. No entanto é importante saber que o próprio YouTube faz publicidade nos canais. Para que você não tenha esse problema, pode optar por assinar o YouTube Premium.

Quer conhecer a nossa seleção de canais educativos? Acompanhe!

Leia também: Como baixar vídeos do YouTube sem instalar nada ou por apps

7 Canais educativos do YouTube

1. Canal do Júlio

O personagem Júlio do programa Cocoricó da TV Cultura e TV Rá Tim Bum é um projeto criado e dirigido por Fernando Gomes.

Júlio é um menino de 8 anos que vive em uma fazenda e no seu canal ele conta histórias, ensina brincadeiras e entrevista muitas pessoas famosas.

O Canal do Júlio conta com 22,5 mil inscritos e uma curadoria criteriosa e adequada para toda a família. Todas as terças e quintas, às 12h, tem vídeos inéditos.

2. Palavra Cantada

O grupo Palavra Cantada que existe desde 1994, foi fundado pelos músicos Sandra Peres (piano, teclados e voz) e Paulo Tatit (baixo, violão, guitarra e voz). Eles são autores de diversos hits que já atravessaram gerações.

A dupla já ganhou muitos prêmios, sendo que o Prêmio da Música Brasileira (antes conhecido como Prêmio Sharp, Prêmio TIM e Prêmio CARAS) foi recebido seis vezes.

O canal Palavra Cantada tem diversos clipes musicais e shows, todos com letras e arranjos originais, respeitando a inteligência e sensibilidade das crianças. Conta com 1,8 milhões de inscritos e não tem data definida para lançar novos conteúdos.

3. Nossa Vida com Alice

Criado pela designer e ilustradora Carol Rivello após o diagnóstico de Síndrome de Down da sua filha Alice, o canal Nossa Vida com Alice foi feito com o intuito de estimular o aprendizado e o desenvolvimento da filha e do irmão Antônio.

No entanto, ele foi crescendo e hoje já conta com 238 mil inscritos, que aproveitam os diversos vídeos educativos sobre letras, cores, animais, hábitos, entre outros. Todos os vídeos são cuidadosamente pensados, ilustrados e editados levando em consideração não apenas as crianças com deficiência como também qualquer outra criança na mesma fase de aprendizado.

Além disso, o canal é super inclusivo e as ilustrações são sempre pensadas em abraçar toda a diversidade.

4. ZiS é o Canal

Criado pelo músico e compositor Hélio Ziskind, ZiS é o Canal é um espaço para crianças ouvirem música infantil tranquilamente. O músico que é o autor de diversas músicas infantis famosas dos anos 90, como “Meu pé, meu querido pé”, também criou outros grandes sucessos para programas da TV Cultura, como Castelo Rá Tim Bum, Cocoricó e outros.

O canal existe desde 2017 e conta com 81,6 mil inscritos. Além das músicas feitas paras as acrianças brincarem e cantarem, o canal também tem a série ZiS Boa Noite, com canções de ninar para que as crianças desacelerem no fim do dia.

Todos os clipes são feitos com animações e são preocupados em passar uma mensagem através de conteúdo educativo.

5. Min e as mãozinhas

Primeiro canal do YouTube totalmente em libras, Min e as mãozinhas é focado na acessibilidade de crianças com surdez. Foi criado pelo diretor de produção Paulo Henrique dos Santos que conheceu uma menina surda e se deparou com a dificuldade de comunicação entre eles.

O canal reforça que o acesso à cultura é um direito de todas as crianças, com um desenho focado no público de três a seis anos e já conta com 26,9 mil inscritos.

São episódios de cerca de dez minutos, que contam as aventuras de Yasmin, ou somente “Min” com seu amigo esquilo. No primeiro episódio, Min ensina cinco sinais em libras, como falar oi e dizer o próprio nome.

6. Mari Bigio

A poeta, cordelista, contadora de histórias, cantora e compositora Mariane Bigio e sua irmã, a musicista Milla Bigio, criaram o canal Mari Bigio que é um projeto que mistura cordel com contação de histórias. Além disso, tem também muita música e sonoplastia.

A proposta do canal é apresentar e aproximar as crianças a literatura de cordel e as cantigas, assim como outras manifestações populares de Pernambuco. Já são 16,7 mil inscritos.

A cantora também compôs diversas músicas materno-infantis e ainda ministra um curso online de contação de histórias.

7. Minuto da Terra

O canal Minuto da Terra usa vídeos curtos de cerca de 3 minutos de duração para explicar curiosidades sobre o planeta Terra.

Ele é a tradução oficial e autorizada do Minute Earth e é produzido pelos irmãos Leonardo e Ricardo G. Souza. Os dois fazem a tradução, adaptação e edição dos vídeos que são originais em inglês.

São 495 mil inscritos que têm acesso aos vídeos divertidos que têm como objetivo entreter e educar ao mesmo tempo. Todos eles são super criativos e com um toque de humor que vão agradar às crianças e também aos adultos!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Como controlar vídeos para crianças no YouTube

E você, conhece outros canais educativos?

Se você tem crianças em casa, definitivamente conhece diversos canais no YouTube! Conta pra gente quais são os favoritos dos seus filhos!

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *