Pular para o conteúdo

Versão web do Telegram: use o app no seu computador

web do telegram

Softwares de troca de mensagem existem desde os primeiros momentos da internet. Alguns que resistem até hoje, como o Skype, iniciaram sua jornada nos computadores e depois ganharam versões mobile. No entanto, nos últimos anos o inverso foi mais comum: sair do app para o desktop. A versão web do Telegram é um exemplo. Neste post vamos dar mais detalhes.

Para você ter uma ideia, o principal concorrente do Telegram, o WhatsApp, também veio da versão móvel para a de computador, na web. Em comum, essas versões facilitam a troca de mensagens de maneira mais rápida pois o usuário pode digitar as mensagens em um teclado. Além disso, para usar a versão web do Telegram não há necessidade de fazer download.

Neste artigo você vai aprender a utilizar a versão web do Telegram e conhecer as suas principais funções. Além disso, ao final você confere alguns recursos e ferramentas que diferenciam o app em relação ao WhatsApp.

Ah, e tenha sempre um bom plano de internet da TIM ou da Claro para acessar as ferramentas.

Leia também: Como ativar o modo escuro no Whatsapp? Veja no tutorial!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Utilizando o Telegram no computador

Aplicativos de mensageiros instantâneos no celular são muito úteis justamente porque mantém você conectado aos seus contatos onde quer que você esteja. No entanto, uma versão para computador desses softwares pode ser extremamente útil em alguns casos, quando se trabalha por longas horas com essas ferramentas, por exemplo.

No caso do Telegram, é possível utilizar o mensageiro no computador de duas formas. Uma delas é a versão web do Telegram, acessada direto por um navegador instalado.

A outra é a versão desktop, que funciona após você baixar e instalar o software no seu PC, seja ele sistema Windows, macOS ou Linux. Veja abaixo um passo a passo simples para cada uma das alternativas.

Versão web do Telegram

Acessar a versão web do Telegram é a forma mais prática e não requer instalação e download de nenhum arquivo. Veja:

  1. Entre no site da versão Web do Telegram;
  2. No campo “País”, clique e defina o país;
  3. No campo “Código”, defina o código do seu telefone celular. Para números no Brasil, o código é +55;
  4. Em “Número do telefone”, digite o número do celular vinculado à sua conta no Telegram, em seguida clique em “Próximo”;
  5. Abra as mensagens SMS do seu celular e confira o código de segurança de cinco dígitos;
  6. Preencha o campo na tela do computador com o código que você recebeu por SMS e prossiga;
  7. Pronto! A versão Web do Telegram está aberta e você já pode utilizar de forma sincronizada com a versão mobile da sua conta.

Versão desktop do Telegram

Outra forma de utilizar o Telegram no seu PC é através do software do programa instalado na sua máquina. O Telegram Desktop possui versões para Linux, macOS e Windows. Para instalar, basta acessar o site do Telegram Desktop, baixar o arquivo e iniciar a instalação.

Em seguida, inicie o programa e faça as configurações de forma idêntica aos passos explicados anteriormente para acessar a versão Web do Telegram. Em computadores com sistema macOS, também é possível baixar o programa através da Mac App Store.

Leia também: Telegram: a revolução dos apps de mensagem

Telegram vs WhastApp

No Brasil, o Telegram começou a ganhar mais visibilidade após as quedas e bloqueios judiciais sofridos pelo WhatsApp. No entanto, o aplicativo possui uma série de ferramentas e recursos que não estão disponíveis no mensageiro mais popular por aqui.

Abaixo você confere algumas das funcionalidades exclusivas do Telegram:

Versão web do Telegram e versão desktop são independentes

Para utilizar o WhatsApp Web ou o WhatsApp para desktop, é necessário que o celular do qual a conta tem origem esteja ligado e conectado à internet para que as mensagens sejam enviadas e o programa funcione corretamente. Isso não é necessário com a versão desktop e web do Telegram.

É possível acessar suas conversas ainda que o seu celular não esteja conectado a uma rede de internet ou mesmo com ele desligado.

Edição de mensagens sem aviso

Como você deve saber, apagar uma mensagem no WhatsApp é possível tanto só para você quanto para o seu receptor. No entanto, quem recebeu a mensagem é avisado que ali havia algo escrito e que foi removido.

No Telegram, é possível apagar e até editar mensagens sem que a outra pessoa receba qualquer notificação sobre a mudança.

Multidispositivo

Nesse quesito, o Telegram se assemelha ao Messenger do Facebook: permite que você esteja conectado na mesma conta em diferentes aparelhos, algo que não é possível com o WhatsApp.

Armazenamento em nuvem

O que permite o uso multidispositivo e independente do Telegram é que o aplicativo funciona por um sistema de nuvem com sincronização contínua. Isso significa também que é possível armazenar conversas, mídias e dados no geral do aplicativo diretamente na nuvem do Telegram, sem ocupar espaço de armazenamento interno do seu dispositivo.

Além disso, a quantidade de arquivos a serem compartilhados é ilimitado, podendo chegar a 2 GB por arquivo.

Grupos gigantescos

O limite de membros em um grupo de conversa no WhatsApp é de 256 participantes. Se você já participou de uma conversa assim, sabe que esse número já é bem elevado. Agora imagine 200 mil pessoas em um mesmo grupo? Isso é possível no Telegram.

Canais ilimitados

Outra ferramenta muito útil do Telegram são os seus canais. O recurso é semelhante às listas de transmissão do WhatsApp, mas com melhorias. Em um canal do Telegram você pode atribuir um nome de usuário ao próprio canal e cada vez que uma mensagem for enviada no canal ela é assinada com aquele nome, e não com o nome do criador do canal.

Além disso, a quantidade de pessoas inscritas no canal é ilimitada. Você também pode pesquisar por canais de transmissão temáticos do seu interesse e, ao entrar, todo o conteúdo que já foi enviado por ali fica disponível para visualização, diferentemente do WhatsApp que mostra apenas as mensagens encaminhadas após o momento de inclusão do membro na lista.

Chat secreto

Tanto o Telegram quanto o WhatsApp são aplicativos mensageiros protegidos por uma tecnologia conhecida como criptografia de ponta a ponta. Por meio dela, só remetente e destinatário têm acesso às mensagens, impedindo que o conteúdo seja interceptado.

Porém, o Telegram possui ainda alguns recursos extra de segurança em uma função conhecida como chat secreto.

O chat secreto permite atribuir um tempo para que as mensagens se autodestruam, permite deletar mensagens e arquivos do celular do contato, avisa quando alguém tenta fazer um print de tela da conversa, entre outros recursos de segurança.

Além disso, os chats secretos só podem ocorrer entre duas pessoas, suas mensagens não são armazenadas na nuvem e só é possível utilizá-lo no smartphone de origem da conta.

Leia também: Stickers no Telegram: saiba como fazer

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Versão web do Telegram: achou funcional?

Como você pode ver, a versão web do Telegram é uma boa alternativa ao WhatsApp e pode facilitar muito a sua comunicação.

Para mais artigos com análises de aplicativos e recursos de softwares, fique de olho no blog do Compara Plano.

Publicamos diariamente novos conteúdos com listas, dicas, curiosidades, indicações e notícias relacionadas ao mundo da internet e da tecnologia. Acesse também nossa área de e-books gratuitos, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *