Pular para o conteúdo

Bateria do celular: 8 dicas para melhorar o aproveitamento

Problemas com a bateria do celular são algo esperado depois de um certo tempo de uso. Alguns fatores ajudam a danificá-la e podem até causar problemas mais sérios ao aparelho. Mas, no geral, esses fatores podem ser resolvidos em casa mesmo, sem a necessidade de uma assistência externa.

A descarga rápida por exemplo, é um dos principais problemas relacionados à bateria. Quem nunca deixou o celular por horas na tomada e em questão de minutos o celular desligou? Pensando nisso, separamos 8 dicas essenciais para melhorar o aproveitamento da bateria no seu celular que podem te poupar rios de dinheiros em assistências.

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

1. Como identificar se a bateria do seu celular está viciada

O primeiro passo para resolver problemas relacionados à bateria do celular é saber se a mesma está “viciada”. O vício da bateria acontece quando deixamos nossos aparelhos eletrônicos por tempos indevidos na tomada. Ou deixamos de menos, ou deixamos de mais.

Outras situações, como uso indevido de brilho da tela, aplicativos pesados abertos e exposição prolongada ao sol ou frio podem diminuir a vida útil da bateria e viciá-la ao carregamento constante. Existem alguns sinais que indicam o problema, como a queda brusca da carga.

Se ao tirar o celular do carregador a bateria começar a cair de forma rápida, isso é um sinal de que algo está errado. Outros sinais como superaquecimento dela e travamentos devem ser observados para poder resolver o problema.

2. Carregar o celular: Quanto tempo pode-se deixar a bateria do celular carregando

Um dos grandes causadores de problemas na bateria é o carregamento indevido dela. A dica aqui é não colocar o celular para carregar antes que ele atinja 10% disponíveis ou deixá-lo na tomada até os 100%.

Segundo as fabricantes de celulares, as baterias têm suas vidas úteis marcadas por ciclos, e a cada recarga usa-se um ciclo. Por isso, carregar o celular várias vezes por dia ou deixá-lo por horas no carregador são comportamentos que prejudicam a eficiência energética do smartphone, de forma que só reste trocar a bateria.

3. Uso de Power Banks para carregar a bateria do celular

Power Banks sempre foram acessórios cercados de boatos. Diferente do que as pessoas falam, o uso de Power Banks não prejudica a bateria do celular quando usados da forma correta e de acordo com as recomendações.

Por exemplo, deve-se prestar atenção na qualidade e na autenticidade do produto, principalmente quando usado em iPhones. Outra dica importante é ficar atento à corrente de energia fornecida pelo Power Bank, e se ela é condizente com a corrente usada no smartphone. Caso ela seja maior, pode danificar a bateria, e, caso seja muito baixa, não vai conseguir carregar o aparelho, utilizando um ciclo desnecessariamente.

4. Redes sociais e a bateria do celular

Redes sociais são famosas por consumir uma boa parte do tempo das pessoas, mas você sabia que elas também consomem uma boa parte da bateria do celular? O Facebook em especial pode gastar até 90% da bateria mesmo quando está fechado.

O aplicativo do Facebook continua funcionando em segundo plano mesmo quando o usuário o fecha. Não só isso, o app também consome mais dados, por isso é importante apostar na versão lite, que, além de ocupar menos espaço, também consome menos bateria e dados.

Mas, não é só o Facebook que tem essa característica, e é importante monitorar o uso do Instagram e de outras redes. Para fazê-lo, você pode ir até o menu de configuração do seu Android e, então, à opção Bateria, pois nela é possível ver os aplicativos que consomem mais energia e trabalham em segundo plano.

5. Formatar o dispositivo para recuperar a bateria do celular

Em alguns casos o desgaste da bateria está relacionado a aplicativos, vídeos e fotos em excesso que se encontram no dispositivo. Por isso, é importante de tempos em tempos formatar o celular e restaurá-lo à versão de fábrica.

Dessa forma, também é possível fazer todos os testes e descobrir o que está causando problemas na sua bateria. Nos posts Como formatar celular Samsung e Como formatar seu celular Android sem complicação ensinamos tudo que você precisa saber na hora de limpar seu celular.

6. Aplicativos que ajudam a preservar a bateria do celular

Em alguns casos é possível prolongar a vida da sua bateria e, consequentemente, a do seu smartphone ao utilizar aplicativos que monitoram e diagnosticam o que está consumindo a mais carga. Porém, tais aplicativos não têm como objetivo recuperar a bateria nem melhorar seu desempenho. São, por classificação, monitores para que você possa controlar seu gasto diário.

Para melhor funcionamento dos aplicativos é preciso baixá-los e deixá-los monitorarem seu dispositivo por alguns dias antes de ter acesso a um relatório detalhado e preciso. Separamos alguns aplicativos que executam o que prometem com destreza e que vão te ajudar a prolongar a vida do seu celular.

AccuBattery

O AccuBattery é um dos melhores aplicativos de análise de bateria no mercado. Com ele é possível fazer um diagnóstico completo de o que está causando a perda rápida de bateria e de como solucionar o problema. O aplicativo trabalha com diversos gráficos e com avisos que alertam quando tirar o celular do carregador.

GSam

O GSam é um aplicativo muito completo, que pede acesso irrestrito ao seu dispositivo para conseguir fazer seu trabalho. Ele consegue calcular a quantidade de bateria gasta em ligações, conexões bluetooths entre outras minúcias do dia a dia.

Gratuito, o app possui ainda uma versão paga com algumas funções complementares.

Ampere

Mais simples que os outros, o Ampere traduz dados complexos em apenas “Bom” e “Ruim”. Seu diferencial está mesmo na vantagem de observar os miliamperes em tempo real, tornando possível a visualização do gasto da bateria, da rede elétrica e até mesmo do funcionamento do carregador.

7. Práticas que danificam a bateria e como evitá-las

Existem algumas coisas que você pode evitar fazer, pois danificam a bateria de forma significativa.

A primeira delas é carregar o celular pelo USB do computador. Ao fazer isso, não só você perde tempo carregando como também está colocando a bateria em risco, já que a carga de energia não é a mesma usada na tomada.

Outra prática muito comum é a de usar o smartphone quando ele está na tomada. É importante evitar fazê-lo, já que isso aquece muito o celular e prejudica a bateria, que pode não carregar ou demorar muito mais devido ao calor intenso.

Deixar a bateria chegar a 0% e também deixar o celular exposto ao sol são grandes inimigos da eficiência e devem ser evitados a todo custo. A forma correta de recarga é colocá-lo no carregador com 10% de bateria.

Configurações de brilho e do plano de fundo também devem ser revisitadas e ajustadas já que são a maior fonte de consumo de energia do seu dispositivo.

8. Smartphones com as melhores baterias no mercado

Existem alguns celulares que acabam se sobressaindo quando o assunto é bateria durável, e, por isso, separamos 3 opções válidas quando o assunto é bateria.

O Xiaomi Redmi Note 5A Prime tem uma bateria admirável, além de um desempenho ótimo para quem procura um celular para o dia a dia. Sua bateria promete durar o dia todo com seus 3.080mAh.

Outra opção é o Motorola One Macro, que carrega uma poderosa bateria de 4.000mAh para você aproveitar o dia todo sem recarregá-lo. O hardware completo do celular é muito atraente, com câmera de 13 megapixels e armazenamento de até 512GB.

Ainda, temos a nova aposta da Samsung, o Galaxy S11. Com especificações que batem de frente com as do novo iPhone, o Galaxy S11 tem ainda uma bateria de dar inveja, com poderosos 5.000mAh, perfeito para quem não quer se preocupar com recargas.

Por fim, se você não quer investir em um celular premium, os modelos Samsung Galaxy M20 e M30 possuem 5.000mAh de armazenamento de carga, o que faz deles excelentes opções. Sobretudo, pois estão abaixo dos R$1.000 atualmente, e têm boas configurações e tela grande.

Leia mais: Veja planos da Claro, a melhor internet do Brasil, segundo o Speed Test Awards.

As novidades não param e 2020 está recheado delas. Não deixe de conferir nosso blog com as mais variadas notícias do mundo da tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *