Motorola One Macro: conheça o lançamento da Motorola

Que a Motorola está cada vez mais ganhando espaço no mercado dos smartphones não é novidade para ninguém. O mais novo lançamento da gigante estadunidense na linha dos intermediários é o Motorola One Macro. Mas o que ele tem de diferente? 

Com um preço bastante competitivo, o modelo tem câmera tripla e possui um recurso que faz fotos e vídeos em modo macro, permitindo a captura em alta resolução de objetos que estão bem próximos ou que são muito pequenos, e é daí que vem o nome. Além disso, o aparelho possui uma bateria de grande durabilidade e com carregamento bastante rápido. 

Quer saber mais sobre o Motorola One Macro e ver se esse lançamento se adapta ao que você procura? Então, continue a leitura!

Leia mais: Conheça o Motorola One Action 

Ficha técnica do Motorola One Macro

  • Tela: LCD de 6,2 polegadas, HD+ (720 x 1520), 270 ppi, notch em forma de V, aproveitamento de 82%;
  • Processador: MediaTek Helio P70 (4x Cortex A73 a 2,0 GHz + 4x Cortex A53 a 2,0 GHz), chip gráfico ARM Mali-G72 MP3 de 900 MHz;
  • Memória RAM: 4GB;
  • Armazenamento: 64GB, expansível por microSD de até 512GB (bandeja híbrida);
  • Câmera traseira tripla.
    • Principal: 13 megapixels, f/2,0, 1,12 µm, autofoco laser.
    • Com profundidade: 2 megapixels, f/2,2, 1,75 µm
    • Macro: 2 megapixels, f/2,2, 1,75 µm;
  • Câmera frontal: 8 megapixels, abertura f/2,2, pixels de 1,12 µm;
  • Sensores: Leitor de digitais (traseiro), acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola;
  • Bateria: 4.000 mAh, carregamento a 10W;
  • Sistema operacional: Android 9 Pie, atualização garantida para Android 10;
  • Conexão: 2.0 USB Tipo-C;
  • Dimensões: 157,6 x 75,41 x 8,99 mm;
  • Peso: 186g;
  • Mais informações importantes: entrada 3,5 mm para fone de ouvido, leitor de digitais na traseira, proteção IPX2 contra água, Wi-Fi 802.11 b/g/n em 2,4 GHz, Bluetooth 4.2, localização (GPS, Galileo, BDS, GLONASS), 4G dual-SIM.

 

Armazenamento

O Motorola One Macro uma possui memória 64GB que pode ser expandida por microSD a até 512GB.

Um ponto que é importante lembrar: o modelo conta com bandeja híbrida. Ou seja, você terá que escolher se deseja ter duas linhas ou expandir o espaço interno com um microSD.

O processador é MediaTek Helio P70 que vem acompanhado por 4 gigabytes de memória RAM, garantindo bastante velocidade e autonomia ao aparelho.

 

Design

O design do Motorola One Macro, como na maioria dos aparelhos da marca, não deixa a desejar quando falamos de conforto e ergonomia, tornando-se agradável para se segurar por bastante tempo.

Feito em plástico brilhante, o aparelho possui revestimento contra respingos e proteção IPX2 contra água.

As cores dos aparelhos da Motorola, como sempre, não decepcionam. Nesse caso, um degradê começando mais claro na parte inferior e que acaba na cor sólida na parte superior é um diferencial que confere um pouco de autenticidade ao modelo. 

As cores disponíveis até o momento são azul (Space Blue) ou roxo (Ultra Violet).

 

Já o design das câmeras traseiras lembra os primeiros modelos da família One, posicionadas na lateral, semelhante a um semáforo. 

Muito fino, o Motorola One Macro possui apenas 9 milímetros e pesa 186 gramas, tornando-se um modelo realmente interessante para quem se preocupa com o excesso de volume e peso no bolso.

O leitor de impressão digital, que em muitos modelos recentes estava integrado à tela, nesse caso voltou a ficar na parte traseira, no logotipo da Motorola, próximo das câmeras.

A posição garante mais ergonomia na hora do desbloqueio, além de mais precisão e velocidade. Então, temos aqui mais um ponto positivo para o Motorola One Macro.

O modelo ainda é equipado com porta USB-C, seguindo a tendência dos últimos lançamentos de 2019.

Tela

No quesito tela, o aparelho é surpreendente: touchscreen IPS LCD com resolução HD+ e 6.2 polegadas, deixando esse Motorola no topo de sua categoria, já adentrando as listas de celulares com tela grande.

E, se você é daquelas pessoas que, como eu, costuma ter problemas em manter a tela do celular inteira, o  Motorola One Macro vai lhe agradar.

O display possui uma borda consideravelmente larga, principalmente na parte inferior. E, na parte superior, está localizado o notch em formato de gota. 

 

Câmeras Motorola One Macro

Um detalhe que chama a atenção é o tamanho de uma das câmeras, a Macro. A finalidade dela é a qualidade do foco em objetos próximos e capturas de imagem com bastantes informações e detalhes mais refinados, permitindo ainda a captura até cinco vezes mais perto do que o normal. 

Assim que se aproxima do objeto, o software de inteligência artificial sugere o uso da câmera macro automaticamente. Esse recurso é bastante similar ao existente em concorrentes no segmento, como o Redmi Note 8 Pro, da Xiaomi

Porém, o aparelho da Motorola ganha vantagem por oferecer foco automático a laser, enquanto os rivais, geralmente, oferecem apenas o foco fixo. Por outro lado, a resolução do sensor é de apenas 2MP, razão pela qual o One Macro perde alguns pontos.

O sensor principal é de 13 megapixels (abertura f/2), rendendo boas fotos quando as condições de luz estão favoráveis. Ele também grava vídeos a 60fps e em câmera lenta a 120fps. Contudo, deixa um pouco a desejar em ambientes escuros ou com baixa iluminação.

Uma vantagem dessa câmera é que, respeitadas essas condições, é raro que as fotos saiam granuladas. Com ele você irá tirar fotos excelentes em uma resolução de 4163×3122 pixels e gravar vídeos em alta definição (Full HD) com uma resolução de 1920×1080 pixels.

 

Foco?

Um problema bastante comum e rapidamente perceptível ao se fazer uso da câmera do Motorola One Macro é a falta de foco, tanto no modo automático quanto no manual.

O terceiro sensor, de profundidade, tem apenas 2 megapixels de resolução, e a sua função é auxiliar no Modo Retrato, borrando o fundo o das fotos quando desejado. 

Já a câmera frontal está abrigada em um notch na tela IPS HD de 6,2 polegadas. Essa possui 8 megapixels e não deixa a desejar na captura de selfies, mas também não chega a surpreender.

Mesmo não sendo equipado com uma lente teleobjetiva, a Motorola informa que o modo zoom do telefone é capaz de empilhar vários quadros, gerando uma melhor qualidade para as imagens. 

 

Motorola One Macro não tem Android One

Outra grande surpresa é que, apesar do nome, o aparelho não vem com o Android One (iniciativa do Google), sendo o segundo da família com essa característica, assim como o One Zoom.

O sistema operacional é o Android 9 Pie, contudo a Motorola já prometeu a atualização para o Android 10 e também para a versão seguinte do software.

 

Quanto custa?

A faixa de preço do Motorola One Macro, no Brasil, varia entre R$1.091 e R$1.449.

 

Em resumo: o Motorola One Macro é bom?

Com relação à câmera, pode ser considerado OK, embora existam diversos outros modelos, até mesmo da Motorola, que oferecem uma qualidade de imagem superior e estão na mesma faixa de preço.

Já a câmera macro é interessante, capaz de fazer fotos com uma proximidade de 2cm do objeto. Porém, apenas para fotos, já que a qualidade dos vídeos deixa bastante a desejar. Assim, o Motorola One Macro fica longe de ser um destaque nessa categoria. 

Entretanto, em outras questões como autonomia acima da esperada (a bateria dura o dia inteiro mesmo se muito usado) e desempenho consistente, ele pode surpreender.

Sem falar no design e na ergonomia que agradam bastante.  Assim, esse é um modelo que fica entre o segmento básico e o intermediário, focando, é claro, no preço mais acessível.

Se você busca um aparelho que lhe permita passar longas horas longe da tomada e não se preocupa tanto com a qualidade das fotos, sem dúvidas o Motorola One Macro é um modelo que indicamos. 

Leia maisO que levar em conta na hora de comprar um celular?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *