Pular para o conteúdo

Apps Lite: conheça os apps que podem economizar espaço no celular

celular com apps lite

Duas coisas não param de crescer no mundo conectado de hoje: a lista de aplicativos disponíveis para smartphones e a quantidade de memórias que eles ocupam. Os celulares vêm de fábrica com cada vez mais memória, mas isso nem sempre é o suficiente. Foi por causa disso que os Apps Lite surgiram como uma alternativa, e vamos te falar tudo sobre eles aqui.

Seguindo os últimos lançamentos, 16GB de memória interna e 2GB de memória RAM é o mínimo que um usuário precisa para não passar raiva com a velocidade do seu smartphone. Mas, acontece que muitos fabricantes já lotam os aparelhos com aplicativos essenciais que você não consegue excluir. E o resultado? Cada vez menos memória para o seu celular.

Por isso, empresas de aplicativos têm pensado em opções para ajudar os consumidores a usar mais recursos. E como isso é possível? Simples, com o uso das versões lite de app. Talvez este seja o empurrãozinho que você precisa para desbloquear aquela memória extra no seu aparelho. Quer saber mais? Acompanha aqui embaixo!

Leia mais5 dicas para economizar a bateria do seu celular

O que são os apps lite?

Vamos começar com o básico. O que são esses tais apps lite, afinal? Nada mais são do que versões mais leves dos aplicativos que você já conhece e utiliza no seu dia-a-dia. Na prática, são uma alternativa para que você possa continuar aproveitando todos os apps que você já conhece, mas gastando menos memória interna, menos pacote de dados e menos bateria.

A ideia principal por trás desses novos queridinhos do mercado é a economia – e economia de tudo mesmo. Suas interfaces mais simples prometem consumir menos espaço de memória, exigir menos da sua internet e ainda pegar leve na vida da sua bateria. Afinal, ninguém gosta de ter que carregar o celular três vezes ao dia.

Parece tudo de bom, não é mesmo? E é! Quem é que não quer ter uma experiência muito mais agradável com seu smartphone sem ter que abrir mão de alguma coisa? O único porém em relação aos apps lite é que pode ser que alguns deles venham com menos funções do que suas versões originais. Justamente por serem mais leves, podem acabar não sendo tão completos.

Mas isso já é de se esperar em uma versão reduzida do aplicativo. O importante é que todas as funcionalidades essenciais continuam lá. Então, embora alguns mimos sejam excluídos nos apps lite, você continuará podendo pedir um Uber normalmente ou navegando pelo seu feed de notícias no Facebook. E o melhor: economizando espaço, internet e bateria.

Conheça 6 apps lite que podem economizar memória do seu celular

Aplicativos de música, de delivery de comida, de vida fit, de organização de rotina, de lista de afazeres, de jogos, e inúmeros outros. Hoje em dia, você tem aplicativo até para lembrar de beber água. Isso sem nem mencionar todos os apps de redes sociais que todo mundo já conhece. Cada vez mais, você tem sua vida inteira na tela do seu celular.

Mais do que isso, a lista dos aplicativos considerados essenciais para o seu dia-a-dia não para de crescer. Desse modo, ao mesmo tempo, a vida útil da sua bateria e o espaço de memória interna do seu smartphone não param de diminuir. Por isso os apps lite, também chamados de apps go, vieram para salvar a sua vida. Separamos aqui os melhores aplicativos lite para você!

Facebook e Messenger Lite

O primeiro da lista é da gigante que deu origem ao mundo das redes sociais moderno. O Facebook Lite é bem conhecido entre os apps lite por não perder muitos recursos em relação à sua versão original. Ele ocupa menos de 1,5MB de memória interna, contra os mais de 300MB do aplicativo normal. A ideia é que ele funcione mesmo com as conexões de internet mais lentas.

Embora sua interface seja mais simplificada, todas as funcionalidades favoritas dos usuários continuam existindo na versão lite. Ou seja, você pode curtir fotos, fazer comentários, editar seu perfil e acompanhar todas as atualizações do seu feed da mesma maneira.

O Messenger também ganhou uma versão Lite para acompanhar. Embora com alguns recursos a menos, o essencial continua lá: o chat. Se seu objetivo é só continuar em contato com família e amigos, esta opção mais leve não deixa nada a desejar. Além disso, ela tende a responder com muito mais rapidez aos comandos do usuário, por consumir menos RAM e internet.

O app lite do Facebook está disponível para download para os sistemas Android e iOS.

Leia mais: Facebook Marketplace: saiba como funciona

Uber Lite

Sem dúvidas que a Uber veio para revolucionar o mundo das tecnologias. Seu único problema é ocupar muito espaço na memória interna do seu celular. Isso faz dele um aplicativo pesado e muitas vezes lento. Mas, sem problemas, porque o Uber Lite é um dos apps lite mais eficientes para quem precisa de mais espaço, ocupando apenas 5 MB de armazenamento.

Em relação aos recursos, ele perde bastante para a versão completa. Com uma interface bem mais simplificada, ele cobre apenas o básico de um pedido de corrida. Na versão lite não existe mapa, por exemplo, e por isso não é possível acompanhar a corrida em tempo real. Também não é possível abrir um chat com o motorista.

Apesar disso, o Uber Lite promete funcionar mesmo com conexões lentas, além de consumir menos franquia de internet e economizar no consumo de bateria. Por enquanto, ele só está disponível para o sistema Android.

Leia mais: Como funciona o Uber para passageiros e motoristas

Instagram Lite

Outro gigante das redes sociais, o Instagram também entrou na onda dos apps lite. Sua versão mais leve tem praticamente tudo que a versão original também disponibiliza. Você vai poder curtir publicações, fazer comentários e ver stories do mesmo jeito. A única função não disponível no Instagram Lite é a de fazer transmissões ao vivo.

Mesmo assim, você vai poder navegar pelas páginas que você curte e pelas publicações dos seus amigos gastando menos internet e consumindo menos bateria. A versão lite do Instagram só está disponível para dispositivos Android.

Leia mais: Como descobrir quem deixou de te seguir no Instagram

Twitter Lite

Com mais de 126 milhões de usuários no mundo todo, é claro que o Twitter também não poderia deixar de entrar na onda dos apps lite. Sua versão reduzida pesa apenas 1,3 MB e promete carregar ainda mais rápido do que o app original. O Twitter Lite garante todas as principais funções da rede sem perder muito nem em questão de design.

Um dos melhores pontos da versão mais leve é que o usuário pode escolher quais arquivos multimídia ele deseja carregar na sua timeline. Sem o download automático de imagens, o app acaba sendo bem mais leve e economizando muito no consumo de internet – os desenvolvedores prometem até 70% de economia. O app está disponível na Play Store.

Leia mais: Assuntos mais comentados do Twitter em setembro

Spotify Lite

Outro que entra para a lista dos melhores apps lite é o Spotify. Com todos os recursos da versão normal, o Spotify Lite consome menos dados, menos bateria e menos espaço. Apesar da interface mais simplificada, você continua curtindo todos os seus artistas favoritos e montando suas playlists como quiser.

Se preferir, o app ainda conta com a opção de fazer download de todos os conteúdos que você quer ouvir. Assim, você consegue economizar ainda mais no consumo de internet. O Spotify Lite está disponível para dispositivos Android.

Os melhores apps lite para você

Agora que você já sabe tudo sobre os melhores apps lite no mercado, está esperando o que para economizar no celular e na dor de cabeça? Seja para ter mais espaço de armazenamento, mais agilidade para o seu smartphone ou apenas mais economia no consumo do seu pacote de dados, esses aplicativos são grandes aliados pra você acabar com quaisquer desses problemas.

Basta ir até a Apple Store ou a Play Store e buscar pela versão lite dos seus aplicativos favoritos e pronto! Navegação tranquila com muita economia.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer seguir sabendo tudo sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito felizes em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *