Pular para o conteúdo

Aplicativos para leitura: conheça os melhores

Aplicativos para leitura

Ler é um tremendo um exercício. É um hábito que devemos aprender no começo da infância, vamos desenvolvendo durante a adolescência e seguimos praticando até a velhice. Portanto, a leitura nos acompanha do início ao fim da vida. E agora, além da página impressa, temos a opção de escolher vários tipos de aplicativos para leitura.

Os tempos mudaram e as formas como fazíamos várias coisas antes se transformaram. E os livros e jornais impressos foram altamente impactados com a revolução digital por que estamos passando. Mas, não é por isso que iremos abrir mão da leitura, um ato tão importante para o nosso desenvolvimento humano.

As plataformas de leitura virtual oferecem uma série de benefícios ao usuário, como a possibilidade de ler em qualquer lugar mesmo quando não há conexão com internet.

Os preços atrativos dos formatos digitais e o acesso a inúmeros títulos de maneira gratuita são outras das vantagens que estão conquistando os leitores. Por isso, os aplicativos para leitura chegaram para deixar essa atividade ainda mais prática e qualificada.

Leia mais: Aprenda como ganhar dinheiro com as redes sociais

Os benefícios da leitura

Além de ser uma ginástica para o cérebro, a leitura nos ajuda a imaginar. Uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, descobriu que ler afeta nosso cérebro como se realmente estivéssemos vivenciando um dos eventos sobre os quais estamos lendo.

Outro estudo dos EUA também trata do hábito de leitura. A pesquisa descobriu que a redução do funcionamento do cérebro, na velhice, pode ser reduzida em cerca de 30%, além de haver uma camada extra de proteção contra doenças como o mal de Alzheimer.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

Outra qualidade desenvolvida pela leitura é a melhora na linguagem. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora sua escrita e seu vocabulário. Outra habilidade que se desenvolve mais é a da criatividade: quando lemos um livro em estilo romance, por exemplo, a capacidade de imaginar o cenário em que a ação se desenvolve, além da imagem física dos personagens, leva a criar um outro mundo dentro de nossas cabeças.

Ler nos permite aprender, e, se aprendemos, queremos saber mais. E a maneira pela qual começamos a conhecer o mundo é através da pergunta. Por que o mundo é como é? Por que você pensa como pensa? Perguntas do tipo são comuns quando você começa a questionar a vida e a sociedade. Tudo isso é sinal do desenvolvimento crítico.

A leitura e o sentimento humano

A leitura acentua a empatia, a qual consiste basicamente em compreender e se solidarizar emocionalmente com um outro alguém. Um estudo publicado na revista Psychology Today provou que a leitura tem esse exato efeito: aumentar nossa capacidade de sentir empatia.

A razão é um pouco óbvia: quando estamos lendo, nos conectamos com a realidade de outro alguém e podemos entender o que é ser aquela outra pessoa.

Em outra pesquisa, essa feita na Itália, mostrou-se que os jovens que leram Harry Potter são menos preconceituosos e têm mais probabilidade de se solidarizar com minorias sociais, como homossexuais, negros e imigrantes.

Aplicativos para leitura pagos

Já vimos, então, que a leitura é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento do cérebro e de qualidades humanas imprescindíveis. Agora chegou a hora de conhecer os melhores aplicativos para leitura.

Kindle

A Amazon é uma das principais vendedoras de e-books do mundo, e a companhia tem um e-reader próprio, o Kindle. O aplicativo Amazon Kindle oferece acesso a todos os benefícios do gadget em qualquer outro aparelho. Isso significa que você pode levar os e-books adquiridos na loja para qualquer aparelho, smartphone, tablet ou PC.

Além disso, o app permite criar coleções de leitura e pesquisar os conteúdos lidos em dicionários e outros sites da web, como Wikipédia e Google. A personalização também garante uma ótima experiência de uso, pois é possível ajustar o tamanho do texto, controlar o brilho e o contraste da tela e até mesmo selecionar a cor do plano de fundo.

Aldiko

O Aldiko é uma excelente opção para quem quer ler em qualquer tablet ou smartphone. Ele apresenta suporte para arquivos de diferentes formatos, incluindo ePUB e PDF (inclusive com proteção DRM da Adobe).

O Aldiko também funciona como um ótimo gerenciador de biblioteca, organizando seus livros de forma inteligente e automática. Ele tem contato com algumas livrarias e permite emprestar livros.

O sistema de leitura apresenta recursos avançados como marca-texto, dicionário, busca, compartilhamento e anotações. Você ainda pode configurar alguns recursos técnicos, como contraste e brilho da tela.

Kobo Reader

A Kobo Reader conta com um aplicativo que pode ser instalado nas principais plataformas móveis da atualidade, oferecendo acesso rápido a uma extensa biblioteca. Isso é uma qualidade a ser destacada dentro dos aplicativos para leitura.

No Brasil, a Kobo tem parceria com a Livraria Cultura, então você pode comprar livros já no formato digital ou então usar o aplicativo para ler itens em outros formatos, como ePUB e PDF.

O app oferece uma experiência personalizada e também serve para a leitura de revistas e histórias em quadrinhos. Nele, você escolhe tipo e o tamanho da fonte, pode compartilhar trechos de sua leitura nas redes sociais, pesquisar no Google ou procurar pela definição ou tradução de algo em um dicionário.

Marvin

Diferente da maioria dos leitores digitais incluídos nesta lista, o Marvin não é o aplicativo de nenhuma loja em específico. Assim, ele funciona como leitor e organizador da sua biblioteca de forma avançada, contando com uma versão gratuita e outra paga (esta, obviamente, com alguns recursos extras).

Com suporte para PDF (sem limitações DRM) e ePUB, ele trabalha com os principais formatos e garante a possibilidade de se selecionarem tamanho e tipo da fonte, cor do plano de fundo e controlar o brilho da tela.

O Marvin permite ainda buscar por itens dentro do livro e definir alguns gestos para acionar determinados recursos, garantindo mais precisão na hora de ler. Sistema de anotações, função marca-texto e compartilhamento são outros extras nessa ferramenta.

Moon + Reader

O Moon + Reader também não está vinculado a nenhuma loja e suporta vários tipos de formatos. Você pode ler arquivos em TXT, HTML, ePUB, PDF, MOBI, UMD, FB2, CHM, CBR, CBZ, RAR, ZIP e OPDS. De documentos básicos até histórias em quadrinhos, o app contempla quase tudo.

Você também pode definir espaçamento, tipo e tamanho da fonte, forma de exibição (negrito, itálico ou sombreado), escolher cor de texto e de plano de fundo, recurso especial para leituras longas, organização de sua biblioteca com base em diversos critérios, função marca-texto, anotações, dicionário (online e offline), tradução, compartilhamento rápido e muito mais.

Alicativos para leitura gratuitos

EbookDroid

Caso você esteja procurando um app de leitura gratuito e funcional, talvez não exista opção melhor do que o EbookDroid. O app não oferece muitas opções ou mesmo um design muito avançado, mas é totalmente gratuito e sem anúncios, o que torna a experiência de navegação bem tranquila.

Ele funciona com a maioria dos formatos de arquivos de leitura existentes e pode ser usado para ler documentos, livros, histórias em quadrinhos e praticamente todas as extensões para arquivos de texto mais comuns na internet.

Google Play Livros

O Google Play Livros oferece recursos interessantes, que vão além de uma simples loja virtual e o colocam entre os melhores aplicativos para ler e-books.

Entre os principais atrativos do Play Livros está a grande oferta de títulos gratuitos que é constantemente atualizada. Além disso, você pode comprar suas obras preferidas por meio da conta Google.

Todos os livros vão para a sua biblioteca pessoal. O arquivo pode ser organizado com diversas configurações conforme as suas necessidades e preferências. Além disso, é possível acessá-los offline e lê-los a qualquer momento, com ou sem conexão à internet.

Outros recursos que chamam a atenção no serviço do Google são o sistema de navegação inteligente e intuitivo e as ferramentas de texto. Os menus permitem ao usuário fazer marcações nas páginas e buscas por significados de palavras e traduções.

iBook

Assim como o Google tem seu serviço de leitura para Android, a Apple também oferece um aplicativo exclusivo para usuários iOS. O iBooks dá acesso a uma vasta opção de ofertas de títulos dos mais variados gêneros, que podem ser lidos de forma prática em qualquer dispositivo da marca.

Um dos pontos fortes dos aplicativos para leitura é a grande possibilidade de personalização dos textos, e essa é uma função encontrada no iBook. O usuário pode configurar seus e-books da maneira que preferir para deixar a leitura mais cômoda. São oito alternativas de fontes e quatro cores de página.

Além disso, o iBooks possui um sistema automático de luminosidade chamado Tema Noturno. A função permite que o dispositivo móvel adapte as configurações de brilho e contraste da tela conforme a luminosidade do ambiente para não forçar a visão.

Leia mais:Melhores sites para baixar e-books: veja quais são

Se você gostou do nosso conteúdo, então não deixe de acompanhar o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *