Pular para o conteúdo

Melhores sites para baixar e-books: veja quais são

sites de ebooks

Você já percebeu que a internet dominou tudo? Usamos ela para pagar contas, falar com parentes distantes, nos informar sobre o mundo, pedir comida, pedir um transporte, assistir filmes e séries. E até ler. Para isso, usamos os livros digitais. Mas, você sabia que existem sites de e-books?

Os e-books começaram em 1971, quando Michael Stern Hart digitou a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Depois, alguns autores foram passando seus livros para uma versão digital para que pudessem ser lidos pelo computador. Em 2006, o Google digitalizou mais de 2 milhões de livros.

Depois de alguns anos, surgiram aparelhos para ler livros digitalmente. Primeiro, em 2007, a Amazon lançou o Kindle, e em 2010 a Apple colocou no mercado o primeiro iPad.

Leia também: iPad barato: Apple vai lançar modelo acessível em 2019

Hoje em dia, temos uma variedade de dispositivos para nunca deixar de ler. Seja em casa, no transporte – desde que você não seja o motorista -, ou no intervalo do trabalho, você sempre terá vários livros a sua disposição.

Programas para ler e-books no computador

Para ler pelo computador você só precisa ter um programa. Por exemplo, o Adobe Digital Editions, que é gratuito e tem nas versões para Windows e Mac. Ele tem a opção de marcar página, aumentar ou diminuir a fonte, além de oferecer uma biblioteca virtual para armazenar seus livros.

Outro exemplo é o Calibre. Também gratuito, você pode manter sua biblioteca online. Uma de suas vantagens é que ele converte o formato dos e-books. Assim, você consegue ler qualquer livro.

Leia também: Como funciona a Estante Virtual

Aplicativos para ler e-books no celular

Para ler um eook no celular ou tablet, você pode baixar alguns aplicativos. O iPhone já vem com um app chamado “iBooks”, assim você só precisa fazer o download ou comprar um exemplar na AppleStore e ele será transferido para lá.

Também tem o Adobe Digital Editions, Aldiko ou o Moon Reader, todos disponíveis para Android e iOS. Eles conseguem aumentar a letra, colocar contraste de fundo de tela (modo noturno), dicionário, e até marcar páginas.

Aparelhos para ler e-books

Kindle

É o mais famoso entre as opções. Criado pela Amazon apenas para livros digitais, você consegue transportá-lo com muita facilidade para qualquer lugar.

Além de todas as vantagens que exemplificamos nos aplicativos, o Kindle não reflete a luminosidade. Sendo perfeito para ler na praia, piscina ou num parque. Além disso, você pode continuar a leitura de smartphones ou tablets, pelo app Amazon Kindle.

Caso você goste muito de ler e consuma um livro por semana, a Amazon oferece a opção Kindle Unlimited. É uma biblioteca com mais de um milhão de exemplares, de diversos idiomas, que são atualizados constantemente. Algumas versões do Kindle já estão disponíveis com acesso à internet pelo 3G.

Lev

É o aparelho de leitura da livraria Saraiva. Tem em sua biblioteca mais de 30 mil livros em português e mais 450 mil em outras línguas. Ele pode armazenar mais de quatro mil títulos.

O Lev tem uma versão que pesa apenas 130 gramas, com tela antirreflexo. Além de modo noturno e de permitir pesquisar significado de palavras, aumentar ou diminuir o tamanho da letra, etc.

Kobo

Criado pela livraria Cultura, este site de e-books disponibiliza 30 mil títulos gratuitos, além da biblioteca com vários outros pagos. Com ele, você pode compartilhar suas leituras nas redes sociais e ver seu comportamento de livros terminados e em andamento através de gráficos. Também tem a ligação com outros dispositivos, para que você continue lendo de onde parou.

Leia também: Os melhores sites para comprar livros usados

Por que ler e-book?

Nem todo mundo gosta de livros digitais, mas eles oferecem algumas vantagens. Antes de mostrar resistência a esta possibilidade, é importante que você tenha em mente que os e-books não substituem necessariamente os livros físicos. Eles apenas oferecem a possibilidade de você ler de diferentes maneiras. Confira algumas vantagens:

Espaço

O primeiro benefício nos e-books é o espaço. O que antes ocupava enormes estantes na sua sala, agora cabe em um único aparelho. Você pode armazenar muitos exemplares e sempre levar todos com você sem carregar peso.

Ambiente sem luz

Com ebook você não precisa se preocupar em ter sempre uma boa iluminação. Pois, as telas já são iluminadas e podem ser ajustadas para a quantidade certa de claridade que seus olhos precisam. É uma ótima alternativa quando faltar energia elétrica,. Além disso, assim, você terá sempre um ótimo passatempo.

Durabilidade

Você não terá que se preocupar com traças ou as páginas ficarem amarelas. Além disso, ele não vai amassar, rasgar, ou manchar. A durabilidade do e-book é bem maior do que qualquer livro.

Encontrar e-book

Outra vantagem do e-book é que você nunca vai perder um livro. Sabe quando você faz mudança, chega na casa nova e percebe que perdeu alguns itens? Então, com o ebook você nunca terá de se preocupar com seus exemplares. Pois, eles estarão todos no mesmo lugar, e bem guardados.

Além disso, você pode encontrar todos os títulos num mesmo site de ebook, sem nunca ter que se preocupar com estoque. E, por ser uma compra de um produto virtual, não tem que ficar de olho no preço e no prazo do frete. Você recebe o livro instantaneamente, a qualquer hora do dia.

Ecológico

Livros digitais não consomem papel, por isso, são mais ecológicos. Além de não afetar o ambiente com possíveis lixos. Mas lembre-se de sempre jogar seus aparelhos eletrônicos velhos em locais específicos para isso.

Interativos

Com os e-books você pode marcar palavras, procurar os significados, mudar a cor do fundo, aumentar a letra, regular o brilho da tela e até compartilhar nas redes sociais. Você também consegue acessar capítulos, apenas clicando neles, no menu.

Melhores sites de e-books

Agora que você sabe todas as vantagens de adquirir um ebook, vamos te mostrar os melhores sites de e-books onde você pode realizar o download dos exemplares que deseja. Conheça.

Open Library

Conta com mais de um milhão de e-books gratuitos, todos de obras clássicas e domínio público. No Open Library você encontra diversos formatos, para conseguir ler no seu dispositivo.

Free-eBooks

Um site gratuito com vários e-books de romance, ficção, auto-ajuda, mistério, entre outros. Também tem muitos títulos de autores independentes.

Machado de Assis

Contém as obras de Machado de Assis, disponibilizadas pelo MEC, de forma totalmente gratuita.

Biblioteca Mundial Digital

Como o nome já diz, contém um acervo de 20 mil livros dos mais diversos países. Tem disponível tanto e-books, quanto documentos históricos, fotografias e títulos raros.

Project Gutenberg

Esse site tem mais de 50 mil títulos gratuitos, em várias línguas. Alguns livros bem famosos como Jane Austen e Franz Kafka.

Amazon

O próprio site da Amazon vende e-books. Há mangas, HQs, livros clássicos, entre outros. Alguns são de graça e outros pago.

Saraiva

Disponibiliza mais de mil e-books gratuitamente. Há uma sessão no site, exclusivamente com livros gratuitos para você baixar.

Como mostramos, há muitos sites de e-books que você pode baixar de forma gratuita. Você consegue ter vários livros guardados e seguros em um mesmo lugar, podendo ler em qualquer situação – até quando falta luz.

Gostou deste conteúdo sobe sites de e-books? Confira nossos outros artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *