Pular para o conteúdo

5 aplicativos de produtividade para facilitar o seu dia a dia

aplicativos de produtividade

Um dos segmentos nas lojas de apps com maior variedade são os aplicativos de produtividade. Além de inúmeras opções, eles funcionam de forma diferente e com objetivos diversos.

Você encontra hoje alternativas para gerenciar trabalhos em equipe, criar lista de afazeres, automatizar as suas tarefas ou até te ajudar a sair do celular e focar nas suas atividades diárias. Esse tipo de plataforma pode ser um auxílio para o excesso de informação na era digital.

Neste artigo separamos 5 dicas de aplicativos que vão te ajudar a ficar mais produtivo de forma geral. São softwares com premissas diferentes, gratuitos para download e simples de utilizar. Confira abaixo:

Trello

O Trello é atualmente uma das ferramentas mais usadas para gerenciamento de atividades em equipe. A plataforma permite que vários usuários trabalhem ao mesmo tempo nos quadros, listas e cartões que são criados para organizar o projeto.

No Trello é possível criar checklists, inserir fotos, vídeos e demais arquivos, dividir as tarefas para cada membro responsável, estabelecer prazos de entrega e notificações, entre várias outras funcionalidades.

Além do aplicativo, disponível para iOS e Android, o Trello possui uma versão para desktop. Logando com a mesma conta todas as ações efetuadas são sincronizadas e atualizadas automaticamente. 

Além de ser um dos principais programas para gerenciamento de projetos em equipe nas empresas e organizações, o Trello também está entre os aplicativos de produtividade que podem ajudar na organização pessoal.

Afazeres diários, listas de compras e fluxo de trabalhos individuais encontram na ferramenta um grande aliado.

A versão principal do Trello é gratuita e dá conta do recado em projetos mais simples. No entanto, os pacotes mensais Business Class e Entreprise oferecem ainda mais recursos, funções de automação e medidas de segurança aos usuários assinantes do serviço.

Leia também: WordPress: saiba como funciona a plataforma de criação de sites

Todoist

O Todoist também está entre os aplicativos de produtividade com mais adeptos atualmente. Nele você pode editar listas e organizar tarefas atribuindo cores e pastas para melhorar a visualização. Assim como o Trello, conquista muitos usuários pela interface amigável e simples de entender.

Você consegue revisar através do Todoist suas tarefas diárias e semanais, atribuir estados de conclusão, prazos de vencimento recorrentes, níveis de prioridade, entre outros.

O programa ainda conta com uma agenda inteligente que segue princípios de inteligência artificial para te sugerir maneiras de organização da sua rotina.

A plataforma está disponível para download na Google Play Store e na App Store, para desktop, em forma de extensão para navegadores e também como plugin para e-mail. 

A equipe do Todoist destaca em seu site a boa recepção da ferramenta entre os usuários 4,5 estrelas no Google Play, com mais de 177 mil reviews, e o 4,8 estrelas na App Store, com mais de 30 mil avaliações.

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Forest

Dentro do leque dos aplicativos de produtividade o Forest se encaixa como uma ferramenta que vai te ajudar a ficar mais concentrado de maneira geral.

A palavra-chave aqui é foco. Seja nos estudos, no trabalho ou em um momento com amigos, a premissa do Forest é garantir que você esteja realmente presente nas situações do seu cotidiano e evite as distrações do seu smartphone.

Pode parecer estranho baixar um aplicativo para parar de utilizar outros aplicativos, mas a ideia aqui é simples e criativa. Você configura um tempo determinado que deseja ficar desconectado do seu celular e então deixa ele de lado. Pode ser de 5 minutos até 2 horas, dependendo do seu objetivo.

O Forest irá te incentivar mostrando uma árvore crescendo na tela. Se você passar todo o tempo sem sair do aplicativo, sua árvore cresce e vai para a floresta no seu perfil. Se você falhar, ela morre.

Quanto mais tempo você consegue se manter sem usar o smartphone, mais árvores você planta e mais moedas virtuais você conquista.

Com as moedas é possível personalizar sua floresta e comprar novas árvores ou, ainda melhor, plantar uma árvore de verdade. 

O aplicativo tem uma parceria com a Trees for the Future. A cada 2.500 moedas virtuais que você acumula a equipe do Forest faz uma doação para que a organização plante uma árvore. 

Evernote

Com o Evernote você substitui o velho bloquinho de anotações por um aplicativo prático e útil no seu smartphone.

Nele você organiza suas ideias, lista compras, telefones e endereços e registra qualquer tipo de informação importante.

É uma ferramenta versátil com funções diversas dependendo do objetivo do usuário. O Evernote permite que você guarde aquelas notas que foram escritas à mão, digitalizando-as facilmente.

Através da câmera do smartphone você transfere rascunhos, cartões e outros documentos para o seu celular e comenta em cima do arquivo digitalizado.

Na plataforma você pode criar documentos com lista de afazeres, podendo incorporar fotos e imagens, links e até arquivos de áudio. As notas também são salvas em diversos formatos: texto, rascunho, foto, áudio, vídeo, PDF, capturas de tela, entre outros.

A busca do programa é capaz de encontrar palavras não apenas nas suas notas originalmente digitais, mas também naquilo que você escreveu à mão e digitalizou para o app, como fotos de quadros e post-its. 

Também disponível para Android e iOS, o Evernote possui uma versão para desktop e é sincronizável com todos os dispositivos onde você acessá-lo. O software é gratuito, mas possui uma versão premium com funções aprimoradas e um pacote Business para criação de projetos e fluxos de trabalho.

IFTTT

Se você perde tempo de trabalho com atividades muito repetitivas em redes sociais e outros programas, o IFTTT é um dos aplicativos de produtividade que está faltando no seu dia a dia. O software é um automatizador de atividades para diversos programas. 

Entre eles estão Twitter, Telegram, Google Drive, Twitch, Instagram, Gmail, Spotify, YouTube, Tumblr, eBay, Giphy, Evernote, Reddit, além de dispositivos como a Alexa da Amazon e o Google Home.

De acordo com os desenvolvedores são mais de 630 aplicativos que funcionam dentro do IFTTT.

O programa trabalha com um sistema condicional e é daí que vem o seu nome, que significa “If This, Than That”. Ou seja, você pode atribuir tarefas personalizadas que vão desde um backup de fotos automático em sua conta na nuvem até a ativação das luzes inteligentes da sua casa quando você estiver chegando.

Algumas das tarefas mais úteis e comuns já estão pré-determinadas no app e são chamadas de “Applets”. A plataforma separa os applets em coleções como casa, trabalho e carro, melhoria no uso do android, e otimização das mídias sociais.

Esse conteúdo foi útil para você? No Compara Plano você encontra com frequência novas dicas e tutoriais de uso de aplicativos e serviços digitais. Fique de olho no nosso blog e não perca os artigos postados diariamente sobre tecnologia, internet, planos e pacotes de operadoras, direitos do consumidor e muito mais!

Se você gosta de aplicativos que facilitam a vida veja também a nossa lista de aplicativos que ajudam a controlar os gastos e os melhores aplicativos para viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *