9 aplicativos gratuitos para gerenciamento de gastos

O fim do ano está chegando e uma avalanche de gastos extras típica desse período do ano já se anuncia no horizonte. Viagens de férias, compras de Natal, material escolar e outras despesas muitas vezes obrigam as famílias a fazer malabarismos para equilibrar as contas. Talvez seja a hora de pedir ajuda para os aplicativos para gerenciamento de gastos, cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.

Os vilões do equilíbrio financeiro são os suspeitos de sempre: altíssimos juros do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, despesas maiores que receitas, excesso de compras parceladas, dívidas que consomem a maior parte da renda, entre outros que levam à famigerada “bola de neve”.

Para além dos simples cálculos financeiros, os aplicativos ajudam a organizar e planejar gastos de forma prática e aderente a diversos perfis de consumidor. Se ainda não inventaram uma ferramenta capaz de colocar automaticamente mais dinheiro na carteira, alguns desses aplicativos podem ao menos nos ajudar a entender melhor nossa situação financeira, manter a disciplina para seguir o planejamento à risca e facilitar um pouco a árdua tarefa de gerenciar e controlar os gastos no dia a dia.

Endividamento e crise econômica

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, o endividamento em 2019 teve nove meses seguidos de alta, atingindo em setembro 65,1% das famílias brasileiras. Consideram-se para efeito de levantamento dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de compras, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro, entre outras.

Tema presente nas eleições presidenciais de 2018, o alto endividamento coloca-se como uma barreira para a superação da crise econômica.

Com crédito mais escasso e caro, diminui-se o consumo, o que afeta a indústria e os serviços. Além disso, cresce também a inadimplência, o que leva à alta de juros de empréstimos.

Famílias com contas ou dívidas em atraso chegam a quase um quarto da população. Desse total, boa parte não tem condições de pagar suas dívidas, o que indica que permanecerão inadimplentes.

Outro fator que causa preocupação é que as famílias com menor renda são proporcionalmente as que mais se endividam.

Apesar dos números preocupantes, é possível combater o problema. Recursos como os do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que estão sendo liberados em 2019 podem ser usados para abater as dívidas mais caras, como de cartão de crédito.

Calcula-se que quase 80% das dívidas das famílias sejam justamente dessa modalidade. Também é importante evitar novos endividamentos – esta deve ser sempre a última alternativa para aumentar as receitas.

Leia tambémQuais são os melhores planos de celular? Escolha já o seu

A importância do gerenciamento de gastos e erros comuns

Para combater o inimigo é necessário conhecê-lo e também a si mesmo, dizia Sun Tzu. O autor de A arte da guerra chama a atenção para o fato de que conhecimento é poder e que, quanto mais informações tivermos sobre o adversário, mais preparados estaremos para vencê-lo.

A chave para um bom gerenciamento de gastos é ter uma visão precisa da situação financeira para identificar o que deve ser feito para tornar as finanças mais saudáveis.

Alguns dos erros comuns no gerenciamento de gastos são:

  • “Arredondar” valores para menos nos gastos ou para mais nas receitas;
  • Não deixar margem para gastos inesperados;
  • Deixar de registrar alguma transação;
  • Ser irrealista nas estimativas;
  • Não seguir os limites de gastos estabelecidos;
  • Parcelar compras frequentes, como supermercado, farmácia etc.;
  • Deixar de guardar dinheiro quando há sobra de caixa;
  • Comprometer a maior parte da receita com dívidas (o ideal é um teto de 30% da receita total).

9 aplicativos para gerenciamento de gastos

Para ajudar a evitar esses erros e manter uma rotina financeira saudável e disciplina, os aplicativos para gerenciamento de gastos podem ser grandes aliados.

Desde os mais simples, feitos para consultas rápidas, até os mais complexos, a tecnologia pode ser uma importante aliada. Conheça e veja quais fazem mais a sua cabeça (e o seu bolso). Todos eles são gratuitos, afinal a ideia é economizar, não é mesmo?

Orçamento Fácil

Enxuto e muito prático, esse app faz jus ao nome. Apresenta navegação intuitiva e mensagens de ajuda ao ser utilizado pela primeira vez, antecipando-se a eventuais dúvidas do usuário.

Com ele é possível realizar plano de contas, previsão de gastos, visualizar gráficos e relatórios gerados automaticamente, criar demonstrativos mensais e anuais, adicionar receitas e gastos correntes (salário, aluguel etc.), entre diversas outras ferramentas.

Por ser um aplicativo básico, dispensa qualquer tipo de cadastro e login para ser utilizado.

Disponível para iOS, Android e Windows.

Mobills

Premiado com o selo de “Escolha do editor e excelência em Android”, concedido pelo Google em 2018, esse app também é bastante prático, fácil de usar, permitindo em poucos passos acompanhar a evolução das despesas durante o mês.

Com interface enxuta, apresenta gráficos de acompanhamento financeiro, realiza acompanhamento de metas, lembrete de pagamentos, controle de cartão de crédito e vários outros recursos. Os gráficos são interativos e os dados armazenados com segurança na nuvem e acessados na web ou pelo smartphone.

Disponível para Android e iOS.

Guiabolso

Aplicativo de finanças mais popular do país, apresenta recursos práticos e bastante úteis para o dia a dia, como sincronização automática de todas as despesas a partir dos aplicativos dos bancos, alerta de gastos em determinada área e até mesmo empréstimos pessoais (pense e avalie bem antes de tomar qualquer tipo de empréstimo). Sua linguagem visual é moderna, bastante interativo.

Disponível para smartphones Android e iOS.

Minhas Economias

Recomendado para os mais analíticos, que gostam de gerenciar de forma mais detalhada os gastos, pois apresenta inúmeras opções mais aprofundadas. Tem tantas opções que pode até assustar quem está começando. Um de seus diferenciais é o “gerenciador de sonhos”, que ajuda no planejamento de médio e longo prazo para realizar os mais variados desejos de consumo.

Disponível para Android, iOS e Windows.

Organizze

Ótima opção entre os apps mais práticos e simples. Com navegação intuitiva e interface amigável, tem como premissa a facilidade que o usuário tem para controlar receitas e despesas gastando o mínimo de tempo possível. Emite relatórios e envia alertas de contas a pagar e a receber.

Disponível para Android e iOS.

AndroMoney

Para quem domina o inglês, trata-se de uma excelente opção. Um dos mais populares apps de gerenciamento de gastos do mundo, permite gerenciar múltiplas contas, apresenta vários recursos de gestão de orçamento e despesas, apresentação visual clean, permite gerar planilhas para Excel, entre muitas outras funcionalidades.

Disponível para Android, iOS e Windows.

Moneyfy

Esse app para gerenciamento de gastos apresenta funcionalidades como agrupamento de relatórios por período, geração automática de gráficos ou lista detalhada de distribuição de despesas. Além disso, traz recursos que facilitam o acompanhamento diário de gastos e receitas, como adição rápida de novos registros e calculadora embutida. Um dos mais bem avaliados aplicativos para gerenciamento de gastos, Moneyfy alia praticidade e eficiência.

Disponível para Android e iOS.

Finance

 Esse aplicativo permite ao usuário controlar suas despesas e receitas rapidamente. Com uma interface simples e intuitiva, o programa exibe as diferentes categorias de gastos para o usuário com ícones coloridos e ilustrativos.

E basta o usuário selecionar algum desses botões para cadastrar um novo lançamento manualmente. Assim como outros programas do gênero, o Finance permite que o usuário veja um gráfico das suas despesas e receitas no fim do mês, o que é muito útil na hora de estipular um plano financeiro.

Disponível para Android e iOS.

Gastos Diários 3: finanças pessoais

Organiza receitas e despesas, registra-as por data e analisa o resultado em relatórios. Ideal para quem precisa de um detalhamento maior de entradas e saídas de dinheiro,  classificando-as por categorias. Os relatórios podem ser separados diária, semanal, quinzenal, mensal ou anualmente, conforme a preferência.

Além disso, permite a criação de backup de banco de dados para restaurar informações, se necessário, e apresenta tela horizontal para tablets.

Disponível para Android.

Agora que você já escolheu o aplicativo que vai lhe ajudar a gerenciar os gastos, que tal um aplicativo para economizar no supermercado e procurar um plano de internet barato para economizar na conta do celular?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat