Pular para o conteúdo

Adaptador Wi-Fi ou Placa? Veja as principais diferenças

adaptador wi-fi

Hoje em dia um notebook ou computador desktop não tem muita utilidade se não estiver conectado à internet, certo? Normalmente os equipamentos contam com uma placa de rede para conexão a cabo ou conexão Wi-Fi, mais popular nos Notebooks. Caso você tenha problemas com uma delas ou queira melhorar a conexão do seu computador, você pode recorrer a um adaptador Wi-Fi que pode ser do tipo conexão USB ou uma placa PCI.

Não entendeu nada? Então saiba o que é um adaptador Wi-Fi, os tipos disponíveis, os prós e contras de cada um e entenda se você realmente precisa deste aparelho. 

O que é Adaptador Wi-Fi

Primeiramente, você precisa saber que o adaptador Wi-Fi ou wireless, é um dispositivo que permite conexão com uma rede sem fio. Sendo assim, ele serve para captar o sinal Wi-Fi para estabelecer conexão do computador com a internet. 

Dependendo da sua necessidades, você vai encontrar no mercado dois tipos de adaptadores: 

  • adaptador Wi-Fi PCI;
  • ou então o adaptador Wi-Fi USB.

O padrão de rede Wi-Fi é dividido em várias partes, então quando estiver pesquisando por adaptadores Wi-Fi você vai se deparar com nomenclaturas como rede a, b, g e n. Você vai encontrar a explicação para cada uma e desta forma ficará mais familiarizado com as divisões para entender o funcionamento dos adaptadores.

O nome Wi-Fi é uma abreviação para Wireless Fidelity, que surgiu baseada na sigla Hi-fi (High Fidelity) e nada mais é que sinônimo para a tecnologia que chamamos de IEEE 802.11. O IEEE 802.11 tem as seguintes divisões:

  • IEEE 802.11a: usado para grande tráfego de informações. Tem como padrão a alta velocidade e não apresenta interferências. Usa frequência 5 GHz, mas seu alcance não é muito amplo;
  • IEEE 802.11b: mais utilizado nas residências e tem um bom alcance, porém a velocidade costuma ser inferior aos outros tipos. O Wi-fi usa frequência 2,4 GHz;
  • IEEE 802.11g: poder ser comparado ao padrão b, mas com melhor velocidade. Por isso é muito usado em residências e escritórios menores e o alcance costuma ser pequeno. Usa frequência 2,4 GHz;
  • IEEE 802.11n: é o padrão mais novo e o Wi-Fi usa frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz.

Como saber qual das duas opções de adaptador é melhor? Apresentamos uma análise e os prós e contras de cada um. Com certeza isso vai te ajudar a avaliar a real necessidade de utilizar um dos dois tipos de adaptador Wi-Fi.

Leia tambémTutorial para colocar Wi-Fi no carro

O que é Adaptador Wi-Fi PCI

PCI significa Peripheral Component Interconnect e é um padrão de barramento para conectar periféricos à placa-mãe do computador. Por causa de seu padrão, o adaptador Wi-Fi PCI precisa de instalação e é utilizado em computadores desktops. 

O barramento PCI, mencionado acima, é considerado mais rápido que a conexão USB, então, esse tipo de adaptador dificilmente será afetado por lentidão ou queda de sinal.

Os modelos mais comuns deste tipo de adaptador oferecem velocidade de 150Mbps, considerado o suficiente para acessar a internet. Além disso, para aumentar a recepção de sinal, a antena externa pode ser substituída por uma mais potente.

Como os computadores de mesa não vêm com captação de sinal Wi-Fi de fábrica, o adaptador Wi-Fi PCI é recomendado para quem deseja que seu desktop também se conecte por Wi-Fi, além da conexão via cabo pela placa de rede padrão do computador.

Ao optar por esse modelo, tenha certeza que você saberá como instalar, já que é necessário um pouco de conhecimento técnico para conectá-lo na placa mãe.

Prós

  • A comunicação com componentes internos do computador é mais rápida;
  • Pode ter um upgrade de recepção de sinal com a troca da antena externa.

Contras

  • Precisa de instalação no gabinete e também é preciso conhecer um slot PCI;
  • A instalação é  mais trabalhosa comparada com o adaptador Wi-fi USB;
  • Só é compatível com PCs.

Modelos PCI

Wireless N 300Mbps – TL-WN851ND

Adaptador Wi-Fi PCI de até 300Mbps recomendado para streaming de vídeo, jogos online e chamadas de Internet. Usa a tecnologia MIMO que oferece forte intensidade de sinal com duas antenas e maior cobertura sem fios, proporcionando melhor desempenho e estabilidade.

Express Wireless N150Mbps – TL-WN781ND

Este adaptador PCI Express atua muito bem na velocidade “n” e chega em até  150Mbps oferecendo uma ótima experiência de transmissão de vídeo e chamadas telefônicas via Internet. Possui uma antena, é prático e com instalação rápida.

O que é Adaptador Wi-fi USB?

Os adaptadores Wi-Fi são uma opção para conectar um PC desktop ou um notebook a internet sem fio. Sendo assim, computadores sem conexão Wi-Fi de fábrica ou placas que estão com problema, podem ser facilmente conectados com apenas uma porta USB disponível.

Para ganhar uma conexão sem fio, o adaptador Wi-Fi USB coloca você online rapidamente. Além disso, este tipo de adaptador costuma oferecer velocidade de transferência entre 150Mbps e 300Mbps.

Alguns são muito semelhantes a um pendrive (conforme o da foto acima) e o maior diferencial desses modelos é a praticidade para utilização. Hoje em dia, existem opções variadas desse modelo de adaptador Wi-Fi, eles prometem velocidade e qualidade de conexão, maior alcance de sinal e confiabilidade na transmissão de dados. Vale ressaltar que é muito importante retirá-lo do nootebok durante o transporte ou locomoção para evitar dano ao dispositivo.

Dentre as opções também encontramos o nano adaptador em formato bem discreto, pois não fica exposto o que permite não danificar o equipamento quando manuseamos um laptop.

O alcance deste adaptador fica por conta da antena. Os modelos semelhantes a pendrives, possuem antena interna e tendem a ter uma área de alcance menor, sendo necessário proximidade ao roteador base. Os modelos que tem antena externa têm alcance maior e a possibilidade de amplitude ao trocar por uma antena mais potente.

Como falamos anteriormente, o barramento PCI tem uma comunicação mais efetiva com outros itens do computador, o que não acontece no caso da conexão USB que tem uma troca mais lenta com o processador.

Então, quem não tem uma placa de rede de qualidade ou funcionando deve procurar um adaptador Wi-Fi USB. É um acessório prático pela facilidade de instalação e pode se conectar na rede através da função WPS (permite o aparelho se conectar automaticamente ao Wi-Fi apertando um botão).

Leia também: Como mudar a senha do Wi-Fi pelo PC ou celular

Prós

  • Permitem conexão Wi-Fi para computador desktop ou notebook;
  • Praticidade e rapidez para ativação e utilização, só precisa de uma porta USB disponível;
  • Velocidade suficiente acessar a internet.

Contras

  • Pode ter perda de sinal;
  • Apesar de mais discretos, os adaptadores com antenas internas têm alcance menor;
  • Os de velocidade de 150Mbps são insuficientes para transferir arquivos maiores;
  • Comunicação mais lenta com o processador pela porta USB.

Modelos USB

Wireless N 300Mbps – TL-WN821N

Adaptador semelhante a um pendrive com antena interna que opera muito bem na velocidade “n” e chega em até 300Mbps de velocidade. Recomendado para consumo de transmissões de vídeos HD e chamadas online. Usa tecnologia MIMO e tem intensidade de sinal e cobertura wireless mais ampla.

Dual Band Wireless de Alto Ganho AC600 -Archer T2U Plus

Apesar de ser um modelo USB, este adaptador possui uma antena externa e devido a isso pode ser um pouco desconfortável para uso em notebooks. Tem Wi-Fi de alta velocidade e é dual band, presente nas frequências 2,4 GHz e 5 GHz se conectando a roteadores Wi-Fi dual-band para maior velocidade e alcance. Sua antena externa tem alto ganho que aumenta recepção de sinal.

Nano Wireless N150Mbps – TL-WN725N

Com design bem compacto, o adaptador Wi-Fi nano é tão pequeno que depois de conectado você pode esquecer que ele existe. Chega em uma velocidade de até 150Mbps, ideais para o streaming de vídeo ou chamadas telefônicas pela Internet. Sua instalação é prática e rápida e pode ser utilizado em até 14 idiomas.

Qual a melhor opção?

A melhor opção de adaptador Wi-Fi vai ser a que resolver o seu problema. Você usa desktop ou notebook? Você não tem uma placa Wi-Fi ou ela apresenta problemas? Antes de mais nada, identifique a sua real necessidade antes de adquirir um conector Wi-Fi para seu computador.

Para quem acredita que a conexão Wi-Fi no computador desktop é importante, a melhor alternativa é o adaptador Wi-Fi PCI. Lembrando que é preciso abrir o gabinete para instalação. Para quem não tem esse conhecimento o ideal é procurar um especialista. O adaptador Wi-Fi USB pode ser uma opção tanto para PC quanto para notebook. Recomenda-se avaliar os prós e contras para cada tipo de dispositivo para a escolha certa.

Agora que você entendeu como funciona um adaptador Wi-Fifica fácil decidir se você precisa de um. Se quiser saber mais, acesse nosso blog e não perca nenhuma dica sobre tecnologia! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *