Pular para o conteúdo

Wi-Fi 6: veja aqui qual é o diferencial desta versão

Wi-Fi 6

“Qual a senha do Wi-Fi” se tornou um cumprimento quase tão comum quanto “bom dia” nos dias de hoje. Vivemos em um mundo constantemente conectado de redes sociais, operações online e notícias globais aparecendo a todo momento nas telas de nossos celulares. Todo mundo sabe o que é Wi-Fi, mas você sabe o que é Wi-Fi 6?

Então chega mais que vamos te explicar tudo sobre essa nova tecnologia que veio para revolucionar a maneira de navegar na internet. E mais: que veio para ficar!

Conheça a nova geração das redes sem fio

A verdade é que você talvez já conheça o Wi-Fi 6, só nunca tenha ouvido falar com esse nome antes. As redes de internet sem fio têm nomenclaturas compostas por códigos, como é o caso da 802.11ac (ou a rede atual, agora chamada de Wi-Fi 5). O Wi-Fi 6 nada mais é do que a próxima geração de rede sem fio, a 802.11ax, que ganhou um nome bem mais simples.

Isso tudo tem o objetivo de ajudar o usuário a identificar os tipos de rede que existem e quais delas são compatíveis com seu dispositivo. Assim, não fica mais aquela dúvida sobre o que cada código significa, ou qual internet é mais rápida.

A cada ano que passa, mais e mais dispositivos ganham acesso à internet. A ideia é facilitar nossa vida, mas claro que tudo isso também pesa na rede doméstica. Em uma residência normal, é provável que todos terão ao menos um smartphone conectado à rede, além de computadores e outros aparelhos. Por isso, às vezes a internet não aguenta e acaba caindo.

Procurando dar conta dessa demanda cada vez maior e mais urgente, foi lançada a nova geração de redes sem fio: o Wi-Fi 6. Com previsão de chegada no mercado ainda em 2019, o Wi-Fi 6 promete maior velocidade e eficiência para suas conexões. Vamos te contar tudo sobre essa revolução sem fio aqui embaixo.

Que tipo de dispositivo oferece Wi-fi 6?

A tecnologia pode ter previsão de chegada em 2019, mas claro que ainda vai demorar um pouco até que ela fique popular de vez. Como acontece com a tecnologia 5G, o wi-fi 6 depende de dispositivos compatíveis para funcionar, e a expectativa é de que os produtos certificados com a rede cheguem pouco depois de seu lançamento.

Alguns smartphones, como os Galaxy S10 e os iPhone 11 já foram anunciados como compatíveis com o Wi-Fi 6. A Samsung conta ainda com os novos lançamentos Note 10 e Note 10+, que chegam com selo de certificação da última geração de rede sem fio. A tendência é que cada vez mais dispositivos já venham com a função de fábrica.

Agora, se você preferir não investir logo de cara em um dispositivo certificado, é possível conseguir a compatibilidade através de um roteador.

Isso quer dizer que você vai precisar adquirir um novo roteador para a sua casa que reconheça o sinal do Wi-Fi 6. Em grandes redes sem fio como em empresas, o investimento pode pesar um pouco no bolso.

O que muda com o Wi-fi 6?

Que este novo conceito de rede sem fio tem tudo para ser a tecnologia do futuro você já sabe, mas o que muda em relação à última geração?

No geral, a ideia do Wi-Fi 6 é permitir que vários dispositivos se conectem a uma mesma rede ao mesmo tempo sem que isso atrapalhe a qualidade da conexão.

Considere que uma casa inteligente é inteiramente ligada à internet. Uma família de 5 pessoas, cada um com seu notebook e smartphone, já somam 10 dispositivos em uma mesma rede.

Em uma empresa, ou em espaços públicos como aeroportos, esse número é capaz de derrubar a velocidade de conexão. Com o Wi-Fi 6, isso deixa de ser um problema.

1. Mais velocidade

A Huawei afirmou que a velocidade de conexão do Wi-Fi 6 pode chegar a até 9,6 Gbps, mas com capacidade de até 14 Gigabytes por segundo. Para situar esse número, a velocidade da geração sem fio atual fica em torno de 3,5 Gbps. Embora estes sejam valores teóricos, isso significa que essa evolução do Wi-Fi promete até quatro vezes a capacidade do Wi-Fi 5.

Mas como assim valores teóricos? A velocidade real nos aparelhos é diferente da capacidade teórica. Mesmo porque um usuário padrão dificilmente vai precisar de toda essa velocidade no seu dia-a-dia. A média de velocidade de download no Brasil, por exemplo, é de 63,6 Mbps. Ou seja, é bem improvável que toda a potência do Wi-Fi 6 seja de fato utilizada.

Vale lembrar que a velocidade não está restrita a um só dispositivo, mas que ela se divide por toda a rede de dispositivos conectados. Na prática, isso quer dizer que o Wi-Fi não fica sobrecarregado e que cada aparelho consegue muito mais velocidade.

2. Mais dispositivos conectados

O que acontece hoje com o Wi-Fi 5 é que a capacidade da banda larga é dividida entre vários usuários. Com o Wi-Fi 6, a ideia é que a rede permita que múltiplos dispositivos sejam conectados ao mesmo tempo, e que a velocidade de conexão não diminua em nenhum deles.

Isso quer dizer que uma família pode assistir Netflix, fazer downloads, jogar games online e todos eles têm a mesma qualidade de conexão.

Por isso mesmo o Wi-Fi 6 é perfeito também para uso em lugares públicos, como escritórios, escolas ou qualquer ambiente que permita múltiplas conexões simultâneas.

3. Menos interferência

Os roteadores da rede Wi-Fi 6 vem com uma nova tecnologia de assinatura que se chama BSS Color.

Isso quer dizer que equipamentos compatíveis com o Wi-Fi 6 são capazes de identificar apenas as informações que são parte de sua própria rede e ignorar os dados de outras conexões. No fim, isso resulta em grande diminuição de interferências.

4. Economia de energia

Uma das maiores preocupações de usuários de smartphone é o consumo de energia. Sabemos que conexões de rede consomem boa parte da bateria, mas com o Wi-Fi 6 isso não acontece mais.

Este novo conceito promete mais tecnologia sem exigir nada mais de carga. Ao contrário, ele é, na verdade, bem mais econômico que seu antecessor.

Isso porque roteadores e dispositivos vêm equipados com uma tecnologia chamada “Target Wake Time” que analisa os horários de uso dos seus aparelhos. Assim, quando o dispositivo estiver inativo, o wi-fi é automaticamente desativado também, poupando sua bateria.

5. Mais segurança

Para que dispositivos e roteadores possam ganhar a certificação Wi-Fi 6, a Wi-Fi Alliance exige que eles ofereçam suporte para criptografia.

É o chamado protocolo WPA3, que introduz esquemas de criptografia para garantir a segurança de todos os aparelhos conectados à rede Wi-Fi 6. Isso garante uma navegação muito mais protegida.

Assim, fica bem mais difícil que hackers ou vírus de rastreamento consigam roubar suas informações. Isso vale para smartphones e notebooks e até para Smart TVs.

Para ser comercializado, o Wi-Fi 6 considera seus múltiplos usuários e faz da segurança um fator indispensável.

Principais vantagens do Wi-fi 6 em relação às tecnologias anteriores

São tantas as vantagens em relação à geração anterior que fica até difícil escolher uma só. Maior velocidade e segurança, menos interferência, mais dispositivos e agilidade para você e toda a sua família.

O Wi-Fi 6 chega com tudo como a verdadeira evolução do Wi-Fi, pronto para revolucionar a maneira atual de navegar na internet.

Seja para usar em ambiente doméstico ou profissionais, a certeza é que o Wi-fi 6 chega para tornar tudo mais fácil e dinâmico.

Agora é só esperar seu lançamento no Brasil e acompanhar as últimas tecnologias compatíveis com essa novidade. Em um mundo tão conectado, quem tem a melhor opção de navegação está sempre um passo à frente. E você não vai querer ficar de fora dessa, vai?

Acompanhe o Compara Plano e fique por dentro de todas as novidades no mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *